Connect with us

Carreiras em Direito

Pós-Graduação em Direito: conheça 5 áreas para você se especializar

Quem atua na área jurídica precisa estar sempre atualizado para ter diferencial competitivo no mercado. Por isso, traremos neste post algumas possibilidades para você cursar a pós-graduação em Direito mais condizente com seus interesses.

Estamos falando de um ramo extremamente abrangente, com múltiplas esferas para atender aos mais variados interesses. Além do mais, algumas matérias se intercalam, como é o caso do Direito Penal, com crimes englobando o Direito Tributário e o Ambiental, por exemplo.

Para entender melhor os reflexos das alterações legais na prática e continuar a par das novidades jurídicas, confira na sequência quais vertentes podem ser estudadas na especialização e escolha a mais adequada ao seu perfil. 

A importância da pós-graduação em Direito

Toda norma nasce de um contexto social, existindo leis para ditar o convívio entre as pessoas em sociedade de forma preventiva ou repressiva, ou seja, evitando ou resolvendo conflitos.

Quem as aplica precisa estar atualizado para obter justiça de forma altamente eficaz. Assim, não importa se você é juiz, advogado, promotor ou servidor de tribunal: a obrigação é a mesma, só muda de acordo com as atribuições do cargo.

Quando direitos e deveres são desrespeitados, eles atingem diretamente a vida e bem-estar das pessoas (físicas e jurídicas), seja no âmbito econômico, pessoal ou trabalhista. Outra implicação é a abertura de precedentes para enfraquecer o Judiciário, minimizando as normas ao plano das ideias, sem aplicação prática.

Crescimento profissional

A pós-graduação em Direito é necessária porque seu principal objeto de estudo, as leis, são alteradas constantemente, seja em seu texto, com as súmulas das cortes superiores, ou pela jurisprudência firmada nos tribunais.

Ainda, a norma positivada admite múltiplas ressalvas e interpretações, requerendo capacidade analítica e atualização contínua para você ser um bom jurista e ganhar destaque no mercado de trabalho.

Mesmo quem presta concurso ou já foi aprovado não deve se acomodar, pelo contrário: se a sua intenção é a de prestar serviço para a sociedade, você deve fazê-lo com excelência.

O conhecimento aprofundado pela pós-graduação em Direito dá entendimento técnico e credibilidade para o profissional da área, otimiza sua atuação e apresenta a ele mais recursos para fazer valer a lei.

Assim, fica mais fácil expandir sua rede de contatos e ascender na carreira. A especialização é um grande diferencial entre conhecer o assunto e ter propriedade para lidar com aquela vertente.

5 áreas para a pós-graduação em Direito

Se você é bacharel em Direito, com certeza já achou algumas matérias jurídicas com as quais tem maior identificação. Ainda, talvez a vida o tenha levado para outras direções e agora você está sentindo que precisa de um pouco mais de compreensão no seu campo de atuação.

Seja por interesse, necessidade ou ambos, com certeza existe ao menos uma pós-graduação em Direito ideal para você. Siga na leitura e veja qual/quais chamam a sua atenção.

1. Direito Administrativo

Além de ser uma das matérias mais recorrentes em concursos públicos, ela abrange boa parte da rotina diária dos juristas: basta pensar na quantidade de instituições do governo em funcionamento  ministérios, tribunais, autarquias, fundações e sociedades de economia mista, entre outras.

A máquina estatal é extensa e presente nas esferas Executiva, Legislativa e Judiciária. A atuação perante esses órgãos e entidades, seja na promoção de interesses públicos ou particulares, é facilitada quando se tem uma pós-graduação em Direito. 

2. Direito Penal

O ramo é promissor, principalmente por causa dos escândalos políticos no país. Por outro lado, os crimes mais conhecidos, como roubo e assassinato, ainda existem aos montes.

Ainda, assuntos complexos como violência contra a mulher, aborto, redução da maioridade penal e prisão após a condenação em segunda instância estão em alta, abrindo margem para o posicionamento do jurista especializado nessa vertente.

3. Direito Desportivo

Dificilmente você vai encontrar tal matéria na grade curricular dos cursos de graduação, mas ela é tendência no mercado. Como poucas pessoas investem em uma pós-graduação em Direito nessa área, o profissional costuma ser valorizado e pode lidar com questões fiscais, trabalhistas e administrativas, entre outras, relativas a esportes.

O jurista do ramo atua amparando dirigentes, atletas e clubes de futebol, vôlei e basquete, por exemplo. Casos de doping e punições aos times em um campeonato fazem parte da rotina desse profissional.

4. Direito Processual Civil

Os civilistas sabem o quanto o tópico é extenso, abrangendo Família e Sucessões, Contratos e Direito das Coisas, entre outros. Como o Processo Civil orienta a aplicação do direito material, é imprescindível seu profundo conhecimento para um advogado a fim de ganhar suas causas e aproveitar o procedimento legal.

Prazos perdidos, protocolos errados e perda da oportunidade de manifestação no processo afetam profundamente a vida das partes. Além disso, quem dá encaminhamento às ações precisa estar atento para prescrição, decadência e atualizações na lei que alterem o andamento processual.

5. Direito do Trabalho

A recente reforma trabalhista ainda está sendo sentida por empregados e empregadores, além de moldada na prática pelos tribunais. Como as relações laborais são inúmeras e profundamente dotadas de aspectos legais, a especialização na área permite a exploração de um vasto mercado.

Sindicatos, patrões e funcionários são figuras clássicas na matéria, assim como assuntos referentes à jornada, banco de horas, adicionais de periculosidade e insalubridade, férias, remuneração, contratos e encargos trabalhistas. 

Onde cursar a pós-graduação em Direito

Tão importante quanto escolher o ramo é optar pela instituição de ensino ideal para os seus estudos: corpo docente de qualidade, propostas e metodologias inovadoras fazem toda a diferença no aprendizado, que deve ser adequado à sua rotina.

Por isso, se quiser aderir à educação a distância para melhor gestão do seu tempo, verifique se o ambiente digital é bem desenvolvido e de fácil usabilidade, se o conteúdo é bom e como ele é apresentado. Confira também os recursos disponíveis (material de apoio e fóruns) e não deixe de ver a grade curricular do programa.

Todos esses importantes pontos foram priorizados pelo CEJUR para a estruturação de nossos cursos de pós-graduação, motivo pelo qual somos a escolha ideal para você! Contamos com professores renomados oferecendo aulas dinâmicas e excelente didática em uma plataforma online que fomenta a construção conjunta do conhecimento.

Nosso sistema virtual é de fácil direcionamento, elaborado para o aluno tirar máximo proveito das aulas e conseguir se comunicar bem com os docentes. O estudo é bem orientado com acompanhamento sistemático dos discentes pelo coordenadores e professores-tutores, um dos motivos da grande credibilidade do CEJUR no mercado.

Além disso, nossa preocupação com o ensino de alto nível é evidente pela atenção dada à grade curricular e ao material de apoio, compondo um programa atualizado, condizente com os principais assuntos e a realidade de quem atua na área. 

O potencial que você tem para ser um profissional ainda melhor pode ser colocado em prática por meio do conhecimento adquirido na pós-graduação em Direito. Ressaltada a importância da especialização e as vertentes de formação, escolha uma instituição de ensino confiável, experiente e comprometida com bons resultados, como o CEJUR.

Estamos preparados para atender seus objetivos. Entre em contato conosco! 

2/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD