Connect with us

Carreiras em Direito

Pós-graduação em Direito Marítimo: conheça o curso do CEJUR

A pós-graduação em Direito Marítimo do CEJUR é uma excelente oportunidade para ingressar em uma nova carreira ou expandir as atividades para um novo nicho, já que o Brasil é um país com inúmeras relações internas e externas que dependem do modal aquaviário.

Além disso, recentemente, o país assinou acordo com a União Europeia, que pode contribuir ainda mais para a importância dos mares como parte da logística de exportação e importação nacional. 

Sendo assim, para conhecer as oportunidades da área e entender como obter uma formação de qualidade, confira o conteúdo que preparamos especialmente para os advogados a seguir.

Afinal, o que é Direito Marítimo?

Como o próprio nome já diz, o ramo disciplina o transporte pelos mares — o que inclui tanto a logística entre países como a de âmbito interno. Essa regulamentação ocorre por meio de normas de diferentes fontes e gêneros, como tributárias, administrativas, empresariais e internacionais.

Não por acaso, um dos grandes desafios dos cursos e formações é lidar com a complexidade normativa. Como esclarece Renata Faria, professora da pós-graduação em Direito Marítimo do Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR):

A questão é que existe uma interferência de muitas normas de naturezas diferentes. Na pós-graduação, são abordados vários aspectos de tratados, normativa administrativa, normativa propriamente marítima, aduaneira, tributária etc. E todas têm influência sobre a relação de Direito Marítimo, contratos e seguro.

Por isso mesmo, é possível entender o Direito Marítimo como um microssistema de normas: situação em que diretrizes de diferentes áreas são coordenadas para regulamentar um assunto em comum.

Quais são as oportunidades do setor?

A relevância da área depende significativamente do papel exercido pelo segmento da sociedade em que as normas atuam. No caso do Direito Marítimo, as oportunidades estão associadas ao potencial de suporte ao comércio.

O transporte marítimo apresenta uma alta previsibilidade quanto aos prazos de entrega, o que facilita o cumprimento de contratos just in time. Além disso, enquanto no terrestre nem sempre se escoa bens ou equipamentos de grandes dimensões e de tonelagem elevada, as embarcações superam essa adversidade sem problemas.

Em âmbito nacional, verifica-se, ainda, o tráfego de cabotagem, que é a navegação entre portos do mesmo país. Como o Brasil tem dimensões continentais, é fácil imaginar a saída de uma mercadoria no Nordeste com destino ao Sul.

Por fim, vale reforçar que os mares são um meio preponderante no transporte mundial de cargas, em um mundo globalizado e com cada vez mais integração comercial entre os países.

Logo, como todos os agentes econômicos dependem do conhecimento das leis para atuar, há um excelente segmento para os pós-graduados em Direito Marítimo.

Por que fazer sua pós-graduação em Direito Marítimo no CEJUR?

A Pós-graduação EAD em Direito Marítimo do CEJUR investe em pontos-chave para a formação de profissionais. Além de advogados e agentes públicos (juízes, promotores, servidores etc.), o curso é importante para quem lida com o comércio do segmento, como administradores, economistas e operadores logísticos — esse público-alvo tem bons motivos para realizar o curso.

A especialização funciona como um sumário para pautar o desenvolvimento de carreira. Como há institutos de diferentes fontes, a formação profissional exige a organização dos temas em uma estrutura lógica e harmônica para que, a partir de então, o pós-graduando consiga seguir seu caminho com autonomia.

No curso do CEJUR, houve a preocupação de traçar essa linha a partir do Direito Franco-Germânico, que é a matriz da legislação nacional. Igualmente, a grade curricular está orientada para questões práticas, ou seja, que serão enfrentadas no dia a dia do profissional. Veja o programa:

  • Bandeiras, Registros e Tribunal Marítimo;
  • Contratos Internacionais;
  • Desenvolvimento Profissional;
  • Direito Aduaneiro;
  • Direito Ambiental Marítimo;
  • Direito do Trabalho Marítimo;
  • Direito do Transporte;
  • Direito Marítimo;
  • Direito Penal Marítimo;
  • Responsabilidade Civil do Transportador. 

A carga horária é um diferencial importante. Cada tópico recebe uma abordagem de 40 horas, e, ao todo, a pós-graduação em Direito Marítimo tem 400 horas. Assim, são vistos vários aspectos, como normas internacionais, administrativas, marítimas, aduaneira, tributária e afins. 

Confira a seguir alguns benefícios do curso do CEJUR:

Excelência em ensino

A especialização reúne as melhores referências da área e faz a organização lógica dos conteúdos de diferentes fontes legislativas. Isso está na gênese da pós-graduação em Direito Marítimo como explica a professora Renata Faria:

Quando pensamos no curso do CEJUR, nós imaginamos um profissional que precisa ter um conteúdo de qualidade e um bom material didático. Ele precisa ter referências na área, e é por isso que oferecemos tantos artigos e materiais de profissionais reconhecidos para que ele saiba quem é quem na área do Direito Marítimo.

União entre teoria e prática

Segundo a professora Renata Faria, outra preocupação foi conceder instrumentos para que, de fato, o conhecimento seja transformado em valor, especialmente em serviços, inovação e resolução de problemas:

Nas aulas, procuramos sempre passar o ponto de vista mais prático possível para que o aluno não se sinta uma pessoa que estuda mas que, quando chega na prática e na hora da necessidade, não sabe adotar e coordenar. Tendo isso em mente, nós criamos um material alinhado com a teoria, que foi desenvolvido com as melhores rotinas e doutrinas atuais do Direito Marítimo. 

Flexibilidade de horário e local

Outra vantagem é a modalidade de educação a distância (EAD). O estudo ocorre em um ambiente virtual, criado para otimizar o aprendizado não só com videoaulas, mas com uma plataforma em que são realizadas tarefas, exercícios, participação em discussões, tutoria, entre outras atividades.

Corpo docente

Uma vantagem ligada à excelência na educação a distância é a reunião de uma equipe de professores renomados, que conta com doutores e mestres na área. A EAD possibilita a participação dos melhores profissionais de cada setor porque rompe barreiras ligadas a agenda, localização e preços.

Networking

O ambiente virtual de aprendizado também é pensado para otimizar a criação de redes de contato entre os envolvidos, como alunos, professores e tutores. Não se trata apenas de simular a sala de aula, mas também de estimular a participação dos alunos, especialmente em fóruns de apresentação, discussão e debate.

Então, como você pôde ver, o curso apresenta grandes diferenciais e possibilita que os profissionais tenham acesso a um material de excelência por um preço acessível. Logo, se você busca uma área com excelentes oportunidades e potencial de crescimento, a pós-graduação em Direito Marítimo do CEJUR é o caminho para se qualificar e transformar a sua carreira.

Para tirar todas as dúvidas sobre o curso e saber como realizar a sua matrícula, entre em contato com os nossos consultores educacionais!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD