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Separamos 8 aplicativos para advogados para você melhorar a rotina

Os serviços jurídicos exigem a gestão simultânea de diversos elementos, como eventos processuais, redação de peças, diligências, agenda, tempo e recursos. Por isso, os aplicativos para advogados vieram em boa hora para auxiliar os profissionais a serem mais produtivos.

Entre as soluções digitais, existem tanto aquelas voltadas para o mercado jurídico como recursos para organizar tarefas e controlar o tempo. Você certamente encontrará ferramentas preciosas se der uma chance e experimentar as opções disponíveis.

A seguir, listamos 8 aplicativos que podem ajudar na sua rotina. Continue a leitura e utilize a tecnologia para ser mais produtivo!

1. Evernote

O primeiro aplicativo da lista substitui os blocos de anotação físicos. Seu uso pelos profissionais varia desde a criação de pequenas notas ou listas de tarefas até a aplicação de metodologias de produtividade, como é o caso da Getting Things Done (GTD).

Entre as vantagens, o sincronismo com outras soluções digitais é um ponto bastante relevante. Com o Evernote, é possível acessar cópias das informações de prazos, diligências e outras tarefas em diferentes dispositivos e inserir lembretes na agenda do celular, por exemplo.

Vale ressaltar que, como o mais importante é se familiarizar e usar os recursos naturalmente, pode ser interessante experimentar também os aplicativos concorrentes, como o Google Keep e o Microsoft OneNote. As funcionalidades são parecidas, mas é possível que um diferencial ou outro chame a sua atenção.

2. Trello

O Trello é uma ferramenta de planejamento e gestão de atividades. No entanto, as listas, que emulam os blocos de notas, são substituídas por quadros. Neles, é possível criar projetos e realizar a gestão de tarefas, permitindo o controle em tempo real do fluxo de trabalho.

Para uma comparação, imagine que você espalhasse murais pelo escritório e controlasse as tarefas afixando as informações. A metodologia de organizar projetos e tarefas seria similar ao dessa ferramenta. Note como o objetivo é deixar os elementos da gestão sempre à vista dos profissionais.

Outro ponto de destaque é a divisão do trabalho. O Trello funciona como central de informação dos projetos. Assim, ao encerrar sua etapa, cada pessoa modifica os quadros, informando a conclusão da tarefa e disponibilizando os arquivos para os demais membros da equipe.

3. Docusign

Trata-se de uma ferramenta para assinar documentos eletronicamente mediante certificado digital. A ideia é permitir a celebração de contratos inteiramente por meio eletrônico, mas também pode ser usado para qualquer documento de forma segura.

Em um escritório de advocacia, o Docusign facilita a gestão de contratos com fornecedores e clientes, bem como a assinatura de peças processuais. É uma etapa natural da transformação digital pela qual os negócios dos mais diversos ramos vem passando, e cada vez mais contratantes estarão interessados em resolver as questões remotamente.

4. Scanner Pro

O Scanner Pro é uma ferramenta que utiliza a câmera do iPhone para digitalizar documentos e criar arquivos em PDF, permitindo que os registros fiquem no telefone ou em um aplicativo de armazenamento na nuvem, como Google Drive, OneDrive ou Dropbox.

Nos celulares com sistema operacional Android, existem soluções similares. A principal delas é o CamScanner. Nesse sentido, ambas as ferramentas serão úteis em consultas aos autos de processos físicos no fórum, bem como para agilizar o envio de documentos eletrônicos.

Uma dica é modificar as configurações dos aplicativos para salvar no formato PDF/A. Isso porque muitos tribunais exigem esse padrão para que os arquivos sejam devidamente protocolizados em meio digital.

5. Astrea

Consiste em um software jurídico completo para realizar a gestão de processos, atos e diligências. Com efeito, o Astrea automatiza tarefas próprias da advocacia, como recorte de publicações da imprensa oficial e coleta de andamentos processuais.

Outro recurso importante é a criação de um banco de dados para o escritório, centralizando as informações sobre demandas e clientes no aplicativo. O objetivo é que todos os dados necessários para dar andamento aos processos estejam organizados e disponíveis.

Não por acaso, a ferramenta dá acesso aos registros em diferentes dispositivos, como tablets, notebooks, PCs e celulares. Na prática, isso significa ter as informações do escritório sempre à mão, principalmente em situações emergenciais.

6. Mundo jurídico

O foco do Mundo Jurídico é reunir informações de órgãos públicos, tribunais, cartórios e outras entidades relacionadas ao Direito que são visualizáveis em um mapa interativo. No entanto, o aplicativo para advogados também disponibiliza fácil acesso a súmulas, orientações de jurisprudências, informativos dos tribunais superiores e listas de correspondentes jurídicos.

Sendo assim, todos esses dados, que estavam espalhados em diversas páginas da internet, foram reunidos em um único local. Logo, as pesquisas para redigir peças, o estudo e as consultas realizadas em audiência são facilitados.

7. Dropbox

Com o processo eletrônico, os escritórios gradativamente viram a demanda por locais para arquivo físico ser reduzida. Agora, o problema consiste em encontrar uma forma segura de preservar os documentos eletrônicos.

Nesse sentido, o Dropbox se mostra uma ferramenta importante. Entre os recursos mais relevantes do aplicativo, estão o acesso por meio de diferentes dispositivos, a possibilidade de gerar links para compartilhar documentos e o salvamento de versões anteriores dos arquivos criados.

No entanto, assim como no caso dos blocos de anotação, também vale a pena conferir as demais soluções disponíveis no mercado, como o Google Drive e o OneDrive. Cada uma apresenta vantagens em relação à quantidade de arquivos armazenados e à integração com outros aplicativos.

8. Google Docs

O Google Docs permite a criação de documentos de texto, apresentações e planilhas em computadores, tablets e celulares. No entanto, isso é feito com duas vantagens: acesso pelo navegador de internet e gratuidade.

Consequentemente, por ser uma ferramenta bastante completa, os escritórios podem evitar a compra de licenças de software e de computadores potentes, reduzindo custos. Isso sem contar a facilidade de integração com o Gmail e com o Google Drive.

E mais! O serviço online facilita as alterações emergenciais em petições, como aquelas realizadas nas salas da OAB no fórum. O arquivo de trabalho será o mesmo, independentemente do dispositivo utilizado, o que pode evitar a perda de prazos processuais.

Por fim, lembre-se de que, em muitos casos, os aplicativos para advogados cumprem funções similares. Portanto, o mais importante é testar as ferramentas e ver quais delas se adaptam melhor ao seu dia a dia.

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