Por que vale a pena investir em uma faculdade particular?

  • 10/out/2017

Por que vale a pena investir em uma faculdade particular?

Dos investimentos que você pode fazer na sua vida, investir em uma faculdade particular é, sem dúvida, um dos que pode trazer mais retorno a longo prazo, tanto do ponto de vista profissional quanto do pessoal.

Investir em educação é uma maneira segura de adquirir o conhecimento necessário para ocupar postos mais valorizados no mercado de trabalho, além de ser algo que permite a você ter uma experiência de vida rica o bastante para sair da sua graduação se sentindo uma pessoa mais interessante do que entrou.

Esse raciocínio parece fazer sentido? Pois saiba que existem outras vantagens em investir em uma faculdade particular. Quer saber quais são? Então acompanhe a leitura deste post e confira!

Maiores possibilidades de acesso

Em comparação com as faculdades públicas, as instituições privadas oferecem um diferencial: como elas se encontram em maior número, o acesso às vagas é menos concorrido, e o vestibular acaba não sendo um entrave.

É muito comum ver estudantes levando mais tempo para entrar no mercado de trabalho do que gostariam simplesmente por não terem condições financeiras de pagar a faculdade, acreditando que a opção pública é o único caminho viável.

Diante desse erro, eles passam anos gastando com cursinho um dinheiro que poderia ser melhor investido se aplicado diretamente na graduação.

Isso sem falar que faculdades particulares chegam a regiões onde instituições públicas nem sempre alcançam. Existem casos em que, aprovado num vestibular concorrido de uma faculdade pública, o aluno acaba tendo que gastar com moradia, transporte e alimentação em uma outra cidade, criando despesas que podem superar as mensalidades em uma instituição privada na sua região de origem.

É importante considerar diferentes tipos de gastos que não costumam ser somados quando se pensa na educação pública na comparação com o ensino privado. Em situações em que o aluno pode estudar perto de casa ou mesmo dentro de casa (na modalidade de educação a distância — EAD), essa comparação pode ser um diferencial em favor da modalidade privada.

Possibilidades de financiamento

O FIES é um programa que permite ao estudante concluir seus estudos sem custos e transferir essa despesa para o momento em que estiver capacitado para atuar no mercado de trabalho. Além dele, você pode conseguir bolsas junto a instituições que atuam no incentivo à educação.

Isso significa que fazer uma faculdade particular não precisa necessariamente representar um custo, ao menos momentaneamente. Basta você conhecer as possibilidades de financiamento e fazer dele um aliado na sua carreira.

Procure se informar na instituição de ensino que pretende cursar quais são as opções aceitas por ela e considere essa solução como viável. Alguns programas, como o ProUni, têm sido essenciais para garantir o diploma de pessoas em todo o país.

Boa infraestrutura

Em um cenário de dificuldade econômica como o que atravessa o país, o dinheiro repassado tanto pela União quanto pelos estados e municípios para instituições de ensino tem sido cada vez menor, o que tem comprometido a qualidade da educação de milhões de universitários em todo o país.

No caso de faculdades particulares, esse problema é amenizado, pois elas não dependem dessa verba para manterem suas atividades.

Sendo assim, num momento de crise, investir em uma faculdade particular pode ser o melhor caminho para ter acesso a uma infraestrutura de boa qualidade ao longo do curso e a garantia de que problemas comuns em instituições públicas, como greves e paralisações, sejam amenizados.

Isso garante ao aluno tranquilidade maior para estudar e também para planejar seus anos de vida acadêmica.

Maiores possibilidades de cursos e formações

Por ter um foco maior no mercado de trabalho, as faculdades particulares conseguem contemplar uma variedade considerável de opções em termos de cursos e tipos de formações.

Assim, cursos mais específicos permitem a formação de profissionais mais adaptados às exigências atuais do mercado de trabalho e, consequentemente, com maiores chances de conquistar boas vagas.

Além disso, com um diploma de ensino superior, você pode ir para o mercado de trabalho com títulos como o de Bacharel, Tecnólogo, Licenciado, entre outros, podendo atuar da forma como julgar mais adequada a seus interesses.

Um curso superior de tecnologia em Marketing, por exemplo, pode ser a solução rápida que você precisa para entrar nesse mercado com grande potencial por conta do marketing digital.

Mensalidades em diferentes faixas de preços

Hoje em dia já existem opções que permitem ao aluno pagar sua graduação mesmo sem gastar tanto dinheiro. Isso se deve à chegada de novos recursos ao ambiente educacional.

Instituições que trabalham na modalidade de educação a distância (EAD), podem disponibilizar o acesso às aulas com professores experientes e qualificados sem que tenham os mesmos gastos com a manutenção da estrutura do ambiente escolar que uma instituição que atua presencialmente.

Assim, ao não terem que gastar com aluguel de espaços, serviços de limpeza, entre outros, não há a necessidade de repassar para o aluno parte dessas despesas, o que faz com que o preço do curso se torne menor sem que haja perda de qualidade nas aulas. Isso, sem falar na evolução das ferramentas que envolvem a EAD, cada vez mais sofisticadas.

Dedução no Imposto de Renda

Outro motivo para considerar o investimento em uma faculdade particular é o Imposto de Renda. Isso acontece porque cada pessoa pode deduzir até R$ 3.561,50 dos rendimentos tributáveis na declaração de ajuste anual com educação. Isso pode fazer com que você economize um bom dinheiro.

Basta informar essa despesa na ficha “Pagamentos Efetuados” e fazer a declaração no modelo completo.

É possível deduzir os pagamentos que envolvem despesas com instrução, tanto do contribuinte quanto de seus dependentes relacionados na declaração. Isso é válido para:

  • educação infantil (creches e as pré-escolas);

  • ensino fundamental;

  • ensino médio;

  • educação superior (graduação e pós-graduação) e educação profissional.

No que diz respeito à educação superior, isso vale para mestrados, doutorados, especializações, ensino técnico e tecnológico.

Enfim, além de representar o caminho mais seguro para o seu sucesso profissional, investir em uma faculdade privada também é algo que oferece uma série de outros benefícios. Fique atento a eles!

Antes de investir em uma faculdade particular, saiba agora mesmo como se organizar financeiramente e evite contratempos!