Connect with us

Guia de Carreiras

Aprenda já como é possível atingir um cargo de liderança

 

Alcançar um cargo de liderança é certamente o objetivo de muitos profissionais, mas nem todos sabem o que é preciso fazer para essa meta se tornar realidade. Antes de tudo, é preciso ter em mente que liderar pessoas estrategicamente não é uma tarefa muito simples: ela exige foco, disciplina, motivação, desenvolvimento e conhecimento.

Como o sucesso dos resultados de uma empresa depende diretamente da eficiência da gestão, o profissional deve saber trabalhar bem o seu caminho até um atingir uma posição de líder para que, quando a sua promoção se torne realidade, ele saiba direcionar e organizar adequadamente as entregas de seus times.

É pensando nisso que, neste post, mostraremos como é possível atingir um cargo de liderança, listando alguns passos fundamentais para que esse objetivo se concretize. Além disso, reunimos algumas características essenciais de um bom gestor para ajudá-lo a se preparar ainda mais. Vamos lá?

Como conquistar um cargo de liderança?

Desenvolva o autoconhecimento

Muito mais do que conquistar uma posição de prestígio, ocupar um cargo de liderança exige responsabilidade para saber alinhar os times de trabalho aos objetivos da empresa.

Para que isso se torne possível, o futuro líder precisa, primeiramente, aprender tudo ao seu respeito — como capacidades, dificuldades, limites etc. — para, então, conseguir se preparar de modo adequado. É justamente esse autoconhecimento que o permitirá tomar decisões mais corretas sobre a sua carreira.

Para tanto, coloque no papel, literalmente, quais são as suas principais características comportamentais, destacando tanto os pontos fortes quanto aqueles que precisam ser trabalhados e aprimorados. Esse exercício possibilita uma reflexão mais profunda sobre quem você é e aonde quer chegar.

Demonstre interesse e proatividade

Quem busca se tornar um gestor não pode permanecer dentro da zona de conforto, por mais clichê que essa expressão possa soar em um primeiro momento. O futuro líder deve evitar o comodismo e apatia, sem agir apenas mediante as cobranças de outros. Essa atitude não é nada produtiva, e pode acabar gerando muitas frustrações.

Sendo assim, demonstrar interesse e proatividade é fundamental. Invista na busca constante por conhecimento e atualizações, estando sempre a par das principais novidades e tendências do mercado para a sua área, e procure oportunidades para colocá-las em prática. Isso não só impulsiona o seu caminho para a liderança, como faz com que você não se torne obsoleto dentro da empresa. .

Busque conhecimento e especializações

Logo acima, mencionamos a busca por conhecimento como um passo fundamental para atingir cargos de liderança. Saiba que esse é um aspecto fundamental e que não deve ser deixado de lado.

Um bom líder está sempre correndo atrás de conhecimento, pois sabe que, quanto mais capacitação tiver, com mais facilidade saberá executar as suas funções e resolver problemas internos. Além disso, ele entende que, para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, contar com uma especialização é fundamental.

Nesse sentido, pode ser interessante investir em um MBA executivo ou pós-graduação voltada para a gestão de pessoas, por exemplo, que são altamente indicados para aqueles profissionais que buscam visões mais amplas sobre a área.

Quais são as principais características de um bom líder?

Humildade e empatia

Uma das características mais essenciais a um bom líder é ser humilde. Isso porque, ao reconhecer que também tem falhas e não é melhor do que os outros colaboradores, ganha a confiança de seu time e, dessa maneira, consegue geri-los da melhor forma possível. Além disso, ele não vê problemas em mostrar à equipe que comete erros e que, melhor ainda, aprende com eles.

Boa comunicação

Quando se trabalha liderando colaboradores, ter uma boa comunicação e manter o diálogo aberto com todos, sabendo também ouvir o que eles têm a dizer, é imprescindível. O bom líder é capaz de se expressar e comunicar com clareza, engajando a sua equipe e se certificando de que todos entenderam a mensagem que ele deseja passar.

Estar apto a delegar tarefas

O líder de sucesso está apto a confiar em sua equipe, delegando tarefas aos times de trabalho. Para tanto, ele se preocupa em conhecer bem os seus liderados, entendendo como as demandas podem ser direcionadas de forma eficiente e deixando cada tarefa com o profissional mais adequado e disponível para tal.

Lembre-se, contudo, de que delegar tarefas é algo completamente diferente de transferir responsabilidades. É papel do líder distribuir as tarefas de forma adequada e, acima de tudo, acompanhar o desenvolvimento das ações.

Saber motivar e reconhecer

Uma empresa só consegue alcançar bons resultados quando os colaboradores se empenham para tal. Um bom líder não só sabe disso, como entende a importância de motivar os seus liderados, aumentando a produtividade dos times. Cabe a ele reconhecer os talentos e valorizar o trabalho feito, fornecendo também feedbacks periódicos — o que, acredite, faz toda a diferença.

Saber mediar conflitos

Por fim, mas definitivamente não menos importante, os líderes de sucesso devem saber lidar com os conflitos dentro do ambiente de trabalho. Por estarem repletas de pessoas de diferentes contextos e opiniões, as empresas são espaços propícios às divergências de ideias, que podem acabar se tornando algo maior caso o gestor não saiba agir.

Quando há um desequilíbrio entre os membros de um time, eles podem sofrer consequências negativas. Isso porque o ambiente se torna desarmônico e inapropriado para a convivência e para o desempenho das funções.

Sendo assim, é papel do líder gerenciar esses conflitos com empatia e neutralidade, sabendo ouvir e entender os dois lados e buscar soluções que satisfaçam os envolvidos.

Ao seguir os passos que reunimos e considerar as principais características de um bom gestor, seu caminho até um cargo de liderança estará mais próximo do que você imagina! Preparando-se da forma adequada para essa missão, tenha a certeza de que a sua gestão trará resultados excelentes para a empresa, motivando os times e sabendo extrair o melhor de cada colaborador.

E então, gostou das dicas do post? Para continuar sempre por dentro de conteúdos que colaboram com o seu desenvolvimento, siga agora mesmo as páginas da Faculdade Unyleya nas redes sociais — estamos no Facebook, LinkedIn e Twitter.

 

Avalie post
Comentários

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.