Connect with us

Guia de Carreiras

Reciclagem profissional: por que e como fazer com segurança?

Provavelmente você já parou para pensar na sua carreira e em como ser mais valorizado na sua área. Para quem não quer ficar parado no tempo, a reciclagem profissional é a melhor maneira de aprimorar o seu trabalho e alcançar novas oportunidades.

Afinal de contas, o mundo muda cada vez mais rápido e é preciso estar preparado para lidar com os novos desafios. Nesse aspecto, uma pessoa bem qualificada é aquela que está sempre à procura de novos conhecimentos e habilidades, não é mesmo?

E você, já pensou sobre tudo isso? Leia o post a seguir para entender mais do assunto e saber como otimizar o seu desempenho e, consequentemente, melhorar a sua remuneração. Boa leitura!

O que é reciclagem profissional?

Como o próprio nome indica, a ideia por trás da reciclagem profissional é conseguir transformar e aprimorar os conhecimentos das pessoas, para que elas se tornem profissionais mais completos e atualizados de acordo com as demandas do mercado de trabalho.

Por exemplo, imagine quantas novas tecnologias um dentista que se formou há 20 anos têm que lidar atualmente. Ou então uma pessoa que trabalha no setor administrativo há muitos anos e ainda não sabe mexer com computadores, softwares etc.

Isso quer dizer que os cenários já não são mais os mesmos e tudo está em constante evolução. Portanto, o profissional que deseja participar dessas mudanças deve se reciclar frequentemente para não ficar de fora e acabar se tornando um colaborador obsoleto — ou até mesmo desnecessário e dispensável em seu ambiente de trabalho.

Quais são os seus benefícios?

Uma das grandes vantagens de investir na reciclagem profissional é realmente se tornar um profissional preparado para lidar com as atividades do dia a dia — ou seja, se sentir útil, ser capaz de solucionar os problemas, de enfrentar adversidades, de contribuir com a equipe etc.

Mas é claro que existem outros benefícios decorrentes disso, como ser um profissional mais valorizado. E quando o seu valor é reconhecido dentro de uma instituição ou de uma empresa, dificilmente o seu emprego estará em risco. Caso contrário, fique atento para não perder a vaga para uma pessoa que esteja mais preparada para ela.

Além disso, um funcionário atualizado e que demonstra comprometimento tende a ter mais chances de conseguir novas oportunidades, como cargos mais altos ou uma promoção salarial. O que se espera é que as empresas remunerem melhor aqueles que se destacam, não é mesmo?

Como fazer isso com segurança e eficácia?

A melhor forma de passar pelo processo de reciclagem profissional é procurar adquirir novos conhecimentos constantemente. Na prática, isso significa que é importante investir na sua capacitação participando de cursos, palestras, workshops, treinamentos, entre outros.

A ideia é sempre agregar, construindo uma formação cada vez mais completa e atualizada. Nesse sentido, uma alternativa que tem conquistado cada vez mais alunos é a educação a distância (EAD), que oferece diversas vantagens para o profissional que deseja expandir seus conhecimentos. Confira a seguir algumas delas.

Flexibilidade

Uma das maiores dificuldades das pessoas que trabalham e vivem uma rotina corrida é encontrar tempo para estudar. A obrigação de estar presente no banco de uma faculdade todos os dias em horários predeterminados geralmente é o fator que mais dificulta.

Além disso, muitas delas viajam com frequência a trabalho ou têm compromissos com suas famílias que acabam impedindo-as de manter a presença fiel nas aulas.

Logo, a flexibilidade proporcionada pela EAD é uma boa saída para conseguir conciliar todas as atividades e ainda reservar um tempo para os estudos — mesmo que para isso seja preciso estudar de madrugada ou enquanto o filho assiste televisão ao lado.

Autonomia

Estabelecer o seu próprio ritmo de estudo é outra vantagem que só quem faz um curso a distância pode usufruir. Normalmente, quando estamos em uma sala de aula convencional temos que acompanhar o andamento da turma.

Como cada um tem dificuldades e facilidades distintas, muitas vezes o ritmo da classe não favorece as nossas necessidades. Quem nunca chegou cansado na aula e ficou ouvindo repetidamente uma explicação de algo que já havia assimilado?

Isso é muito comum e causa a impressão de uma certa perda de tempo — o que não acontece na EAD, já que o material fica disponível, e o aluno é quem dita seu ritmo. Por exemplo, é ele quem decide se deve revisar mais vezes um conteúdo ou passar rapidamente por outros já dominados.

Facilidade de comunicação

A timidez costuma ser um empecilho para a reciclagem profissional, pois muitas pessoas se sentem inseguras para voltar para a rotina da sala de aula, expor suas dúvidas na frente de todo mundo, montar grupos com os outros alunos etc.

Em vista disso, a EAD simplifica toda essa dificuldade ao permitir que alunos e professores interajam de forma virtual. Dessa forma, o estresse da convivência para os mais acanhados é atenuado, e eles conseguem se comunicar de maneira mais prática.

Desenvolvimento de habilidades pessoais

Quem pensa que os cursos a distância servem apenas para aprender sobre uma determinada área pode estar muito enganado. Ao oferecer mais flexibilidade e autonomia para os alunos, eles também requerem mais responsabilidade.

O método acaba exigindo que os estudantes sejam verdadeiramente comprometidos, disciplinados e organizados para dar conta de tudo. Sem contar que desenvolver a motivação e ter iniciativa fica totalmente por sua conta — afinal, não há um professor presente todos os dias para fazer cobranças ou servir de estímulo.

Sendo assim, a EAD também contribui para o desenvolvimento de habilidades pessoais importantes para um bom profissional. Até porque que empresa não busca funcionários comprometidos e dispostos a se aperfeiçoar cada vez mais?!

Economia

Por fim, não há como não considerar que a educação a distância ainda oferece o benefício da economia — não só de tempo como também de dinheiro.

Além das mensalidades normalmente serem mais baratas, há uma série de despesas que são evitadas como passagens, gasolina, estacionamento, alimentação fora de casa, entre outras. Sem falar que o tempo perdido no deslocamento também é dispensado.

Ou seja, para quem procura uma boa maneira de adquirir novos conhecimentos e se tornar um profissional mais atualizado, a EAD é a melhor opção para fazer todo esse processo com segurança e comodidade, sem perder a qualidade do ensino.

E aí, viu como a reciclagem profissional pode ser um grande diferencial para a sua carreira? Se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto ou deseja compartilhar a sua experiência, não se esqueça de deixar um comentário logo abaixo!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD