Connect with us

Carreiras na Pós

Entenda como a construção civil investe em tecnologia para amenizar geração de resíduos

A construção civil é um setor que sempre esteve associado à geração de resíduos, seja durante o processo de construção de edifícios, estradas ou outras infraestruturas.

 No entanto, a crescente conscientização sobre a necessidade de proteger o meio ambiente e reduzir os impactos negativos causados pela construção civil levou a um aumento do investimento em tecnologias que ajudam a minimizar os resíduos gerados por esta indústria.

Acompanhe nosso post e entenda como a tecnologia está sendo uma grande aliada neste mercado.

Conscientização e resíduos

Segundo o Instituto Ethos, Organização Não Governamental (ONG) especializada em meio ambiente, a construção civil é a maior geradora de lixo e o destino correto do entulho produzido pela atividade deve ser a prioridade das cidades brasileiras. O segmento vem passando por diversas mudanças significativas.

“As mudanças são positivas. Com o auxílio de novas metodologias como o BIM, no qual pode-se acompanhar todo o Ciclo de Vida do empreendimento e o desenvolvimento de softwares, que buscam otimizar os projetos, como por exemplo, aqueles que calculam a eficiência energética das edificações, o seu conforto térmico, o consumo de água, além do desenvolvimento de materiais que reutilizam ou reciclam os resíduos da Construção Civil contribuem para a manutenção da sustentabilidade”, revela Giovana Claude, professora nos cursos de Pós-Graduação em Engenharia da Unyleya.

Mesmo que a consciência ambiental coletiva esteja aos poucos crescendo e as novas gerações pensando mais no futuro, ainda é preciso melhorar, pois este é um processo contínuo.

Tecnologia como aliada na diminuição dos resíduos

Uma das tecnologias mais utilizadas para minimizar os resíduos na construção civil é a reciclagem. Os materiais de construção, como o concreto e o tijolo, são frequentemente reciclados e reutilizados em outras construções.

 Além disso, muitas empresas de construção estão investindo em equipamentos que permitem a reciclagem in loco, o que significa que o resíduo é reciclado no próprio local da construção, reduzindo assim os custos de transporte e diminuindo as emissões de gases de efeito estufa.

Tem se destacado a utilização de resíduos da construção civil para a  fabricação de novos materiais de construção. Estes materiais são produzidos a partir de resíduos de construção, como entulhos e restos de obras, e são utilizados para a construção de novos edifícios. Desta forma, os resíduos são reutilizados, reduzindo a quantidade de lixo gerado pela construção civil e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Outra tecnologia que vem ganhando espaço na construção civil é a impressão 3D. Esta tecnologia permite a produção de componentes e peças personalizadas, reduzindo assim o desperdício de materiais de construção e otimizando a construção de edifícios e outras estruturas.

Além disso, a impressão 3D também permite a produção de estruturas mais leves e resistentes, reduzindo assim o consumo de materiais e a geração de resíduos.

Ainda como uma nova tecnologia temos a automação. Ela permite a otimização de processos e a redução de erros, o que pode resultar em uma redução do desperdício de materiais e da geração de resíduos. Por exemplo, sistemas de automação podem ser utilizados para controlar o uso de energia e água, reduzindo o consumo destes recursos e diminuindo o impacto ambiental da construção civil.

Profissional especialista na área

Para um profissional de engenharia se especializar na área de redução de resíduos na construção civil, é necessário ter uma formação sólida em engenharia civil e se atualizar constantemente sobre as tecnologias e práticas mais recentes.

Algumas maneiras de se especializar nesta área incluem:

Cursos de pós-graduação: cursos de pós-graduação em gestão ambiental na construção civil, com enfoque na redução de resíduos. Esses cursos geralmente incluem disciplinas como tecnologias para reciclagem de materiais de construção, práticas de sustentabilidade na construção civil, gestão de resíduos e avaliação de impacto ambiental.

Participação em eventos: Congressos, seminários, workshops e outros eventos na área da construção civil e gestão ambiental podem ser ótimas oportunidades para o profissional de engenharia se manter atualizado sobre as tendências e tecnologias na área.

Certificações: Algumas organizações oferecem certificações em gestão ambiental na construção civil, que demonstram a habilidade e o conhecimento do profissional em práticas de redução de resíduos e sustentabilidade na construção civil.

Trabalhos voluntários: Participar de projetos voluntários relacionados à gestão ambiental e redução de resíduos na construção civil pode proporcionar uma experiência prática valiosa e contribuir para o desenvolvimento de habilidades na área.

Pesquisas e publicações: Realizar pesquisas e publicar artigos sobre práticas de redução de resíduos na construção civil pode ser uma forma de desenvolver conhecimento e tornar-se referência na área.

Para saber mais sobre os cursos de pós-graduação na área de engenharia, acesse o nosso site.

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD