Connect with us

Especialize-se

Entenda como a robótica está inserida nos campos de petróleo

Nos campos de petróleo, os robôs são utilizados em diversas tarefas, desde a exploração e perfuração de poços até a manutenção e reparação de equipamentos. Diversos fatores têm feito com que novas vagas sejam abertas no setor, mas é preciso se especializar para atender aos requisitos.

Veja o nosso post sobre este campo promissor de atuação.

Como a robótica vem sendo utilizada

A robótica tem sido uma área de grande avanço tecnológico nos últimos anos e seu uso vem sendo cada vez mais comum em diversas áreas, incluindo a indústria do petróleo.

Nos campos de petróleo, os robôs são utilizados em diversas tarefas, desde a exploração e perfuração de poços até a manutenção e reparação de equipamentos. Um exemplo disso são os robôs subaquáticos, que são utilizados para realizar inspeções e reparos em plataformas offshore.

Além disso, a robótica também pode ser utilizada em tarefas perigosas e de difícil acesso para seres humanos, como a inspeção de dutos subterrâneos ou o controle de vazamentos em locais de difícil acesso.

Mercado de trabalho nos campos de petróleo

De acordo com um relatório da ResearchAndMarkets.com, publicado em 2021, o mercado global de robótica na indústria de petróleo e gás está em constante crescimento e espera-se que atinja US$ 3,6 bilhões até 2025.

Esse crescimento é impulsionado pela crescente demanda por automação e eficiência em processos de exploração, produção e manutenção de petróleo e gás, bem como pela necessidade de reduzir custos e aumentar a segurança nos campos de petróleo.

Esse dado mostra como a robótica tem se tornado cada vez mais relevante na indústria de petróleo e gás e como o uso de tecnologias avançadas pode contribuir para o aumento da produtividade e redução de custos nesse setor.

A cada bilhão de reais investido na indústria de petróleo e gás são geradas 25 mil novas vagas no setor, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (Abespetro). Diversos fatores, como a guerra na Ucrânia, têm influenciado este mercado que só cresce. Para se ter uma ideia, de acordo com a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), em 2023 a demanda de petróleo irá aumentar 2,34 milhões de barris por dia. 

Como ser um profissional qualificado para a área

Além da demanda por profissionais com expertises diretamente ligadas aos processos de produção e exploração, como engenheiros de poços, de processos, saúde e segurança, assim como posições ligadas à ESG (environmental, social, and corporate governance –  governança ambiental, social e corporativa), como energias renováveis e aspectos ambientais, estão cada vez mais surgindo. Mecanismos robóticos capazes de acelerar e atender ao mercado de petróleo e minérios, automação e indústria 4.0, são conhecimentos que fazem a diferença e destacam o profissional da área.

Para atuar na área de robótica e petróleo, é importante que o profissional tenha um conjunto de habilidades técnicas, além de características pessoais que o ajudem a lidar com as particularidades do setor.

Algumas das habilidades e características desejáveis incluem:

Conhecimento técnico: É necessário ter conhecimentos sólidos em áreas como robótica, eletrônica, controle e automação, programação e inteligência artificial. O profissional deve ser capaz de entender e desenvolver soluções complexas em ambientes de alto risco e pressão.

Criatividade: Em muitos casos, a solução para um problema pode não ser óbvia, e é necessário ser criativo para encontrar novas maneiras de abordar desafios.

Adaptabilidade: A indústria de petróleo e gás é altamente volátil e as tecnologias estão em constante evolução. É importante ser capaz de se adaptar rapidamente a mudanças e trabalhar com diferentes ferramentas e tecnologias.

Trabalho em equipe: O trabalho em equipe é fundamental para a resolução de problemas complexos e para a conclusão de projetos bem-sucedidos. É importante ter habilidades de comunicação e colaboração para trabalhar de forma eficaz com outras pessoas.

Pensamento crítico: É necessário ser capaz de avaliar informações e tomar decisões fundamentadas com base em dados e evidências.

Habilidade de resolução de problemas: O profissional deve ser capaz de analisar e resolver problemas técnicos e operacionais em tempo hábil, a fim de garantir a segurança e a eficiência dos processos.

Conhecimento de normas de segurança: A indústria de petróleo e gás é altamente regulamentada e o profissional deve estar ciente das normas de segurança e meio ambiente, bem como ser capaz de trabalhar com segurança em ambientes de alto risco.

Essas são algumas das características e habilidades que podem ser necessárias para atuar na área de robótica e petróleo. Além disso, é importante manter-se atualizado sobre as tendências e tecnologias emergentes na indústria, bem como ter um compromisso contínuo com o aprendizado e o desenvolvimento de novas habilidades.

 A Unyleya oferece curso de pós-graduação em robótica para mineração e extração de petróleo. Para saber mais, acesse aqui

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD