Connect with us

Dicas de Estudos

8 aplicativos de estudo que vão te ajudar na preparação para o Enem

Você vai realizar a prova do ENEM para buscar uma vaga na faculdade, mas não sabe como se preparar para o teste? Alguns aplicativos de estudo podem ajudá-lo a enfrentar esse desafio, pois eles apresentam dicas e “macetes” para a avaliação.

Há opções com videoaulas, jogos e simulados para você fixar os conteúdos de diversas maneiras. Algumas ferramentas são gratuitas e podem ajudá-lo a esclarecer as principais dúvidas para se sair bem na prova. Que tal conferir? Acompanhe!

Importância de se preparar para o ENEM

Muitas faculdades brasileiras utilizam como principal forma de ingresso do candidato o resultado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). A prova, portanto, é a porta de entrada para quem pretende realizar o sonho de ingressar em um curso de graduação.

Em 2017, mais de 6 milhões de candidatos¹ se inscreveram para o teste, o que demonstra um alto índice de concorrência. Afinal, quanto melhor você se sair na prova, maiores serão as chances de conquistar a vaga no curso desejado.

O exame é composto por uma redação para testar as habilidades do candidato em língua portuguesa e provas objetivas com o intuito de avaliar as diversas áreas do conhecimento:

  • Ciências Humanas;

  • Linguagens;

  • Ciências da Natureza;

  • Matemática.

Geralmente, o maior desafio para os estudantes é a redação. Em 2017, foram corrigidos 4,72 milhões de textos e apenas 53 tiveram a nota máxima². O pior índice está no número de notas zeradas: 309.157 textos. O principal motivo para isso foi a fuga ao tema proposto.

Portanto, além de se preparar para a parte objetiva da prova é muito importante praticar a redação. Essa é uma maneira de tentar sair na frente dos concorrentes e se destacar com uma nota exemplar.

Para ajudá-lo a se preparar para o teste sem gastar muito, criamos uma lista com os principais aplicativos disponíveis. Acompanhe no próximo tópico!

Principais aplicativos de estudo para se preparar para a prova

Se você busca uma maneira prática de aproveitar o tempo entre o deslocamento de casa para o trabalho para estudar, os aplicativos são a melhor opção para você. Entenda como eles podem ajudá-lo!

1. Redação Nota 1000 ENEM

Essa é uma plataforma online para você melhorar a escrita com a prática. Você pode produzir um texto no celular ou computador e enviá-lo pelo aplicativo. Os professores cadastrados na plataforma têm experiência em correção de textos e fazem avaliações completas para apresentar os erros.

Depois disso, você ainda pode reescrever o conteúdo e receber uma avaliação de forma comparada. Isso vai mostrar se houve uma evolução na maneira de produzir o conteúdo.

A ferramenta é prática e ajuda o candidato a se preparar melhor para a redação da prova do ENEM. Para usar a ferramenta há pacotes disponíveis com preços variados. O candidato pode escolher o que mais se adapta ao seu perfil. O aplicativo está disponível nas plataformas Android e iOS.

2. Nota 1000

Esse é um aplicativo gratuito que apresenta conteúdos e correções para as redações. O candidato pode encontrar temas diferenciados para praticar a escrita e dicas para saber construir um texto adequado para o ENEM.

A plataforma também conta com professores cadastrados que fazem a avaliação do conteúdo gratuitamente. O material é devolvido por e-mail e o candidato pode esclarecer suas dúvidas a qualquer momento. O app está disponível no sistema iOS.

3. Jogo Ortográfico

O novo acordo ortográfico entrou em vigor em 2016. Muitas pessoas já estavam nos anos finais da escola ou já tinham concluído o Ensino Médio. Por isso, ainda existem muitas dúvidas sobre a grafia correta das palavras.

Esse aplicativo ajuda você a fixar melhor as mudanças e esclarecer as dúvidas sobre a língua portuguesa. A ferramenta usa o conceito de gamificação para ensinar as regras de acentuação e hífen. O interessado pode escolher entre duas etapas: treino ou desafio. A primeira apresenta dicas sobre a regra praticada e o modo desafio faz um teste do jogador e apresenta uma pontuação para os seus acertos. O aplicativo está disponível no sistema Android.

4. Passei! ENEM

Esse é um aplicativo para o candidato estudar de forma interativa. Ele tem um banco com mais de 500 questões atualizadas e divididas em 8 matérias. A ferramenta também apresenta um resultado de “prova rápida” para você avaliar como está o nível de conhecimento. A vantagem desse app é que não exige conexão com a internet. O app está disponível no sistema Android.

5. AppProva

Esse aplicativo de estudo funciona como um simulado para a prova do ENEM. O candidato pode estudar de maneira prática e divertida e acumulando pontos com as questões corretas. Também é possível desafiar os conhecidos e comparar o seu desempenho com outros participantes.

Essa ferramenta ajuda você a identificar os pontos fortes e fracos em relação aos conteúdos e se preparar melhor para a prova. O app é gratuito e está disponível nas plataformas iOS e Android.

6. Geekie Games ENEM

O app ajuda o candidato a estudar de maneira divertida. Ele consiste em um jogo com videoaulas, simulados e exercícios para você se preparar para o teste. Há ainda a possibilidade de criar um plano de estudos para identificar os seus pontos fortes e fracos e se preparar melhor para o teste. O aplicativo é pago e tem algumas opções de planos. Ele está disponível no sistema Android.

7. G1 ENEM

O app auxilia você a se preparar para o teste de maneira prática e divertida. É possível jogar sozinho ou desafiar outros candidatos e comparar a pontuação com outros participantes.

A ferramenta também conta com vídeos que apresentam dicas sobre as matérias mais importantes do ENEM e envia sugestões inteligentes com base nos seus erros e acertos. Também é possível acompanhar as últimas notícias da prova, pois o app envia notificações. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS.

8. Me Salva!

Esse aplicativo tem aulas focadas nos conteúdos que o candidato precisa estudar mais. Há opções de intensivo para o ENEM e prática de redação — basta escolher o plano mais adequado para o seu perfil. O app está disponível nos sistemas Android e iOS.

Pronto! Ao utilizar esses aplicativos de estudo você estará preparado para realizar o ENEM e tirar uma boa nota. Esse é só mais um passo importante para você entrar no curso de graduação que tanto almeja.

As dicas foram úteis para você? Aproveite para compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais e auxiliar outros candidatos!

_____________

¹Notícia G1: Enem 2017 tem o menor número de inscritos confirmados desde 2013

²Notícia G1: Enem 2017 tem queda no total de alunos com nota mil na redação

 

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD