Connect with us

Dicas de Estudo

Diploma EaD: existe alguma diferença para a modalidade presencial?

A educação a distância (EAD) representa uma oportunidade única para aqueles que gostariam de continuar seus estudos, mas têm uma rotina atribulada demais para frequentar as aulas tradicionais, ou para quem não pode arcar com os altos custos do ensino presencial.

No entanto, mesmo trazendo uma série de vantagens e benefícios — como flexibilidade de horários e preços acessíveis — a validade do diploma EAD ainda é questionada. É comum ouvir que “títulos conquistados em uma graduação a distância não têm tanto valor quanto aqueles obtidos no ensino presencial”.

Você já leu ou ouviu essa informação? Será que ela tem fundamento?

Se essa incerteza o impede de dar o próximo passo na busca por capacitação e formação, este post é para você. Nele, investigamos se existe alguma diferença entre os diplomas emitidos na educação presencial e na EAD.

Nosso objetivo? Desmistificar, de uma vez por todas, essa questão. Vamos lá?

O que diz o MEC sobre a EAD?

Segundo o MEC, a EAD faz parte de uma política que visa ampliar o alcance da educação no Brasil, especialmente no que diz respeito ao ensino superior e profissionalizante. Essa iniciativa, é claro, foi possibilitada pelo avanço da tecnologia e pela popularização de aparelhos eletrônicos como notebooks, tablets, smartphones e demais dispositivos móveis conectados à internet.

A EAD é regida pelo Decreto 5.622, de 2005, que regulamenta o art. 80 da Lei 9.394/96, também conhecida como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Trata-se de uma importante aliada no movimento pela democratização do ensino em diferentes níveis: graduação, pós-graduação, especializações etc.

Mas isso quer dizer que você deve se deixar levar por qualquer oferta de curso EAD? É claro que não! Veja por que a seguir:

Qual é a importância do Decreto 5.622?

Para que o diploma expedido em uma graduação EAD seja válido em território nacional, é preciso que a instituição de ensino superior (IES) seja credenciada pelo MEC e siga uma série de requisitos — você pode conhecer todos eles no art. 3 do próprio decreto.

Aqui, destacaremos apenas dois dos referenciais de qualidade para EAD: a duração mínima dos cursos e o controle da frequência e assiduidade dos estudantes. Esses parâmetros foram definidos pelo MEC no intuito de atestar a eficácia da aprendizagem pelos meios eletrônicos.

Na própria plataforma do órgão, é possível ver o passo a passo do credenciamento, bem como a lista de instituições que já passaram por esse processo e foram bem-sucedidas.

Resumindo: de acordo com nossa legislação, o diploma EAD só terá a mesma validade e reconhecimento que o título emitido no ensino presencial se a IE for devidamente credenciada e se seus cursos e programas seguirem os princípios e requisitos mencionados acima. Caso contrário, é claro que um diploma de graduação presencial terá mais validade e aceitação.

Se a IE for reconhecida pelo MEC, os diplomas serão equivalentes em todos os sentidos, pois não há nada nesses documentos que diga qual foi o método de estudo utilizado. Seu objetivo é apenas registrar que um título de bacharel, licenciado, tecnólogo ou pós-graduado foi obtido.

Portanto, grave bem: não há nada no documento que explique se o aluno cursou uma faculdade presencial ou EAD. Somente o título concedido vem escrito no diploma.

Como a EAD conquista cada vez mais alunos?

É importante ter em mente que o setor de EAD está em plena expansão, havendo uma pluralidade de cursos ofertados e um número crescente de alunos e interessados. Essa tendência, de certa forma, já atesta a validade da educação a distância e como ela está contribuindo para a formação de profissionais pelo país.

Esses são os argumentos que atraem cada vez mais estudantes, e que fazem com que a oferta de cursos EAD aumente a cada ano.

Quer confirmar a presença da EAD em nossa sociedade? Então preste atenção na quantidade de outdoors e anúncios nos centros urbanos e até em cidades do interior.

A maioria anuncia cursos a distância e promete qualidade no ensino, valorização do profissional formado e rápida inserção no mercado de trabalho, destacando o baixo investimento e a flexibilidade de horários.

Antes de acreditar em tudo que é vendido e anunciado, contudo, é essencial refletir e conhecer a perspectiva do mercado que absorve esses profissionais.

O que diz o mercado de trabalho em relação à formação profissional?

Para as empresas contratantes, um diploma é uma garantia de que o candidato passou por um período de treinamento relativo a uma profissão específica, como Contabilidade, Psicologia, Marketing, Engenharia etc.

Isso significa que o que vai destacar um profissional em um processo seletivo ou na disputa por uma promoção não é a modalidade de ensino ou a instituição que emitiu seu diploma, e sim o que esse indivíduo é capaz de fazer com os conhecimentos adquiridos no curso.

Se você não for capaz de aplicar o que aprendeu nas aulas — presenciais ou a distância — para resolver os entraves cotidianos que toda empresa enfrenta, nenhum diploma vai garantir seu emprego.

O reconhecimento pelo mercado de trabalho virá muito mais por suas ações e postura como profissional, do que em razão de seu diploma. O título de bacharel, por exemplo, não garante que você sabe fazer, apenas que detém um conhecimento teórico de determinada área.

Em outras palavras: o sucesso profissional e acadêmico está relacionado ao seu esforço pessoal, seu comprometimento com o aperfeiçoamento de suas habilidades, e sua postura proativa. Um aluno EAD que possui essas qualidades sempre se sobressairá.

Quais as vantagens de ser um aluno EAD?

Em um curso EAD, você aprende, desde o início, a ser o protagonista do próprio progresso, da própria aprendizagem. Para ser bem-sucedido e conquistar o tão sonhado diploma, é necessário se comprometer com as aulas, encontros, interações pelo fórum e atividades avaliativas e ter um bom planejamento.

No início, a flexibilidade oferecida pela modalidade dá uma sensação enorme de liberdade e autonomia, mas logo você percebe que, se não souber utilizar isso a seu favor, acaba ficando para trás. Sem organização e sem um cronograma pré-estabelecido, o curso não progride e as demandas se acumulam.

Logo, um aluno que conquistou seu diploma EAD é alguém proativo, organizado, que sabe priorizar tarefas e que se compromete com a própria evolução. É também alguém bastante familiarizado com a tecnologia e com o que ela pode proporcionar.

Perceba que um curso EAD é feito por pessoas, mas viabilizado por recursos tecnológicos, como fóruns, ambiente de aprendizagem virtual (AVA) e diversas mídias auxiliares. Aprender a manusear e a conciliar todos esses canais é uma grande vantagem!

Como ex-alunos da modalidade podem ajudá-lo a encontrar seu caminho?

Em qualquer modalidade de ensino, antes de se decidir a respeito do curso, é necessário questionar se ele pode, de fato, fornecer os subsídios que o levarão a conquistar seus objetivos.

Dica: antes de escolher, estabeleça contato com quem já frequentou a instituição de ensino na qual você está interessado e peça feedbacks, verifique a grade do curso e pesquise sobre o corpo docente e sua qualificação. Só assim você estará investindo em um diploma realmente valioso, que poderá abrir portas e ajudá-lo a evoluir.

Por que a opinião dessas pessoas é importante? Porque elas já passaram pelo que você está passando ou vai passar, e, como tal, podem fornecer dicas e direcionamentos mais precisos.

Pergunte sobre como o diploma EAD ajudou em sua carreira, como os benefícios do curso se transformaram em facilidades (ou dificuldades) na hora de concorrer por vagas e posições. Saiba o que você está comprando antes de realizar o investimento.

Como utilizar um diploma EAD a seu favor?

Assim como um título conquistado na educação presencial, o diploma EAD é uma ferramenta que pode ajudar você a conquistar seus objetivos e a concretizar seus sonhos.

É preciso entender, contudo, que obter um diploma é apenas o primeiro passo na hora de construir uma carreira. O esforço e a evolução diária na profissão é que realmente vão fazer de você um profissional diferenciado.

Portanto, tenha em mente quais são seus objetivos profissionais e pense em estratégias de como chegar lá. Entenda que o esforço por aperfeiçoamento não acaba na faculdade.

Você logo perceberá que, para ascender a cargos mais altos e promoções, é necessário se especializar. Não se assuste se depois de dois anos no mercado, você começar a pensar em uma pós-graduação.

Durante a faculdade, identifique sua área de interesse dentro do curso, busque vagas de estágio e vá acumulando experiências, assim, quando se formar, sua entrada no mercado será facilitada.

O que temos a dizer sobre o assunto?

Bem, ao longo deste artigo, buscamos listar os motivos pelos quais os diplomas EAD têm a mesma validade em território nacional que aqueles emitidos nas graduações presenciais. Mas, é claro, é preciso que a IES que oferece o curso seja devidamente cadastrada e credenciada pelo MEC.

Nosso objetivo foi construir uma ponte onde antes havia uma barreira. Por isso, procuramos remover os empecilhos que estavam bloqueando seu caminho até a ascensão profissional, neste caso, em relação à conquista de um diploma EAD.

Esperamos que este post tenha inspirado você a ir além na busca por qualificação profissional, além de esclarecer suas dúvidas.

Agora, se você gostaria de saber como é a rotina de um estudante EAD e como obter sucesso nessa modalidade de ensino, está convidado a baixar, ler e compartilhar nosso Guia do Estudante EAD!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD