Connect with us

Especialize-se

Auxiliar no equilíbrio da saúde mental, Dança torna-se um mercado promissor 

Rotina de vida corrida, principalmente com o “novo normal”, tem feito com que as pessoas busquem nos cursos uma melhor qualidade de vida, abrindo espaço para profissionais que desejam atuar na área

Trouxemos neste post algumas informações importantes para você que deseja se aprofundar no universo da dança.

Dança como terapia

Comprovadamente terapêutica, a dança traz inúmeros benefícios culturais, sociais, educacionais e científicos. Além de fazer bem ao corpo, coração e à mente, a atividade libera serotonina – conhecida também como o hormônio da felicidade por trazer sensação de alívio, melhorando o humor e o sono.

 Há quem opte pela dança para se divertir, melhorar sua saúde mental ou até mesmo como profissão. As chances de crescimento na área são grandes, uma vez que o campo da saúde mental e qualidade de vida tem ganhado cada vez mais adeptos. 

Mercado de trabalho para quem deseja atuar com dança

“Devido ao próprio estilo de vida moderno e à nova rotina, especialmente agora, após a pandemia da Covid-19, as pessoas estão acumulando cada vez mais funções e cuidando cada vez menos da saúde.

Muitas, inclusive, estão optando pelos cursos de Danças para relaxar e desestressar, então este tipo de atividade tende sim a ter uma demanda crescente nos próximos anos. Para os profissionais que pretendem seguir carreira na área, eles precisam saber qual a melhor maneira de se posicionar”, explica Aline Rodeguer, coordenadora geral do Centro de estudos em dança e artes do corpo da Unyleya.

Qualificar-se é necessário

Para se destacar no mercado de trabalho, o profissional não apenas tem que ser qualificado, mas também:

  • Dinâmico
  • Empático
  • Comunicativo
  • Atencioso
  • Voltado para resultados. 

Ser pró-ativo é uma das principais características para que esse profissional se desenvolva bem. Ele deve estar sempre atento para perceber as oportunidades que estão acontecendo, em editais, junto à convênios e afins. 

Onde pode atuar?

Em geral, o profissional de Dança pode trabalhar em clínicas e escolas, inclusive existe um campo de atuação dentro de faculdades. Ele pode seguir carreira escolhendo trabalhar, dando aulas, coreografando, sendo empreendedor em sua própria escola, dirigindo espetáculos e companhias, dedicando-se às pesquisas e aulas teórico-práticas na formação de outros profissionais, ou ainda optar por algumas profissões diferenciadas como fotografias, produção e edição de vídeos e marketing. 

Uma sessão hora aula pode custar em torno de R$ 150,00 no particular, e em grupo esse valor pode ser negociado.  Pensando como alguém que trabalha como personal, por exemplo, é possível ter rendimentos mensais de acordo com o número de aulas, variando entre R$ 5 e 6 mil. 

Novo normal também existe cuidados com a saúde mental  

A pandemia da Covid-19 impactou diretamente a economia brasileira e, principalmente, a saúde mental da maioria das pessoas. Em 2020 – ano em que começou de fato a pandemia no Brasil, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertava para a necessidade da manutenção de serviços de assistência à Saúde Mental.

Isso porque neste período, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%, de acordo com a OMS. Se o Brasil já era o país com o maior percentual de casos de ansiedade do mundo e um dos líderes em casos de depressão, agora com a volta do “novo normal” no “pós-pandemia”, os cuidados devem ser redobrados com relação à saúde mental dos brasileiros.  

Neste sentido, os cursos de Dança podem contribuir no tratamento de doenças como a depressão. “Quando falamos de doenças emocionais, do campo mental, falamos de um trabalho integrativo, que faz parte do processo do tratamento. Depressão é uma doença que precisa ser acompanhada e o paciente pode desenvolver habilidades para não ter recaídas ao longo da vida. Certamente que a Dança é um processo que vai auxiliar nas práticas integrativas e no tratamento para quem busca uma melhor qualidade de vida”, conclui Aline. 

Gostou do nosso conteúdo? Visite o nosso site e conheça os nossos cursos voltados para dança.

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD