Connect with us

Especialize-se

Saiba por que você deve fazer uma especialização em Psicologia

especialização em psicologia: psicologa conversando com paciente

Conhecimento nunca é demais! Possivelmente, você já escutou essa frase, não é mesmo? Quando se trata de aprimoramento profissional, ainda mais na área da saúde, isso é incontestável. 

Nesse sentido, o psicólogo que quer oferecer um trabalho eficiente aos seus pacientes precisa se dedicar à carreira e obter cada vez mais aprendizado — e isso pode ser feito por meio de uma especialização em Psicologia!

Continue a leitura deste post e compreenda os benefícios de fazer uma pós-graduação. Conheça também algumas das áreas que estão em alta e que são ótimas opções de especialização para o psicólogo. Não deixe de ler!

Por que fazer uma especialização em Psicologia?

A graduação já foi considerada um forte diferencial no currículo. Nos tempos em que a educação superior era de difícil acesso, apenas uma parcela da população conseguia ocupar as vagas mais complexas. Hoje, apresentar o diploma universitário já é um requisito básico para conquistar um bom lugar no mercado de trabalho.

Conforme o nível dos candidatos ficou mais elevado, uma vez que o ensino superior se tornou acessível, as exigências do mercado também aumentaram. Para garantir a contratação de profissionais realmente capacitados, os recrutadores estão priorizando conhecimentos cada vez mais específicos. É aí que o título de pós-graduação entra como um item de destaque no currículo.

Portanto, uma especialização faz diferença em qualquer profissão. Para os graduados em Psicologia, essa exigência é acentuada, em razão do amplo leque de áreas de atuação do psicólogo. Por se tratar de uma ciência extensa, a faculdade fornece um aprendizado generalista. Assim, o profissional se vê diante da necessidade de afunilar o conhecimento para apresentar mais eficiência em suas atividades. 

Quais são os benefícios de se fazer uma pós-graduação em Psicologia?

Acompanhar as inovações da profissão é uma das vantagens de quem procura uma pós-graduação em Psicologia. Mas os benefícios da educação continuada não param por aí. Conheça 5 boas razões para investir em uma pós!

Tornar-se especialista

Ter uma formação acadêmica de nível superior já é motivo de orgulho, devido à bagagem de habilidades e saberes adquiridos. Mas é possível ampliar o repertório teórico e técnico e se tornar um especialista em sua área de atuação.

Esse é um título que chama atenção tanto do mercado de trabalho quanto dos pacientes, porque indica pleno domínio do conhecimento e transmite confiabilidade a quem precisa dos serviços do psicólogo.

Melhorar o currículo

Durante o processo seletivo para uma vaga de nível superior, entre dezenas de currículos recebidos, o grau de especialização é um dos critérios que mais destaca o perfil do candidato. Então, o psicólogo que tem o intuito de alavancar na carreira não pode estagnar seu aprendizado, pois, enquanto isso, o número de profissionais bem qualificados tende a aumentar.

Ampliar horizontes

Expandir o conhecimento é criar diferentes oportunidades de trabalho. Isso acontece porque, além de todos os caminhos que a faculdade de Psicologia já possibilita, o profissional pós-graduado ainda trilha novas direções com um aprendizado específico. Além do mais, ampliar os horizontes também significa adquirir um novo olhar sobre determinado assunto.

Aumentar o networking

Uma rede de relacionamentos bem construída é um forte elemento de sucesso profissional. Nesse sentido, fazer uma especialização em Psicologia é o caminho certo para aumentar o networking e ampliar as oportunidades de trabalho. Alguns dos contatos firmados podem se transformar em sólidas parcerias, sobretudo porque a pós-graduação normalmente conta com um grupo de pessoas já atuantes na área.

Agregar conhecimentos específicos

Outro benefício garantido de se fazer uma especialização é a aquisição de um entendimento aprofundado sobre um campo específico. Isso confere ao aluno a oportunidade de saber mais em relação a um assunto de seu interesse.

A decisão pela área da pós-graduação pode ser feita ainda nos anos de faculdade, quando o estudante tem contato com os diversos ramos da profissão. Da mesma forma, o profissional pode fazer essa escolha conforme as demandas com mais ênfase no mercado.

Que áreas estão em alta para o psicólogo?

As opções de especialização em Psicologia são inúmeras. Aqui, vamos apresentar 5 áreas que estão em alta e que oferecem boas oportunidades de trabalho para o psicólogo. Confira:

Psicologia Clínica

A área Clínica é uma das mais procuradas e tradicionais da Psicologia. A graduação já habilita o psicólogo a atuar no acompanhamento psicoterápico. No entanto, uma pós-graduação em Psicologia Clínica aprofunda os principais conhecimentos utilizados no atendimento, como:

  • Avaliação Psicológica;
  • Psicodiagnóstico;
  • Psicopatologias;
  • Psicoterapia de Grupo;
  • Teorias da Personalidade.

Psicologia Hospitalar

A pós-graduação em Psicologia Hospitalar prepara o profissional para oferecer suporte às pessoas que se encontram em situação de adoecimento e internação. O psicólogo que atua nessa área desempenha um importante papel, uma vez que o paciente enfrenta um momento delicado, com limitações, preocupações e sofrimento físico e psíquico.

Psicanálise

A Psicologia se ramifica em diferentes abordagens (ou escolas de pensamento), as quais definem as técnicas e métodos que serão utilizados no acompanhamento psicoterápico. Pensando nisso, a pós-graduação em Psicanálise é ideal para quem segue a linha analítica e quer explorar de forma mais rica os elementos inconscientes do paciente.

Neuropsicologia

Quem se interessa pela relação entre o funcionamento cerebral e o comportamento humano pode se beneficiar com uma pós-graduação em Neuropsicologia. O profissional que se especializa nessa área passa a conhecer com mais profundidade os processos neurais, as funções cognitivas e a ação dos diferentes neurotransmissores.

Neuropsicopedagogia Clínica

Ainda na linha do entendimento neuropsicológico, outra área de destaque para o psicólogo é a Neuropsicopedagogia Clínica. Esse curso de pós-graduação oferece conhecimento acerca do sistema nervoso central e sua influência nos processos cognitivos e comportamentais, sobretudo em relação à capacidade de aprender. Dessa forma, é possível avaliar, identificar e acompanhar diferentes distúrbios de aprendizagem.

Além das 5 opções de especialização em Psicologia que apresentamos, existem muitos outros cursos, voltados para diferentes áreas da profissão. O bom é que até as pessoas mais atarefadas podem dar continuidade aos estudos, pois grande parte das pós-graduações já é encontrada na modalidade EAD. Portanto, sem desculpas: o profissional que quer chegar mais longe na carreira simplesmente não pode parar de lapidar seu conhecimento!

Quer mais informações sobre nossos cursos de pós-graduação? Entre em contato com a Faculdade Unyleya, saiba como se matricular e dê um novo passo na sua profissão!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD