Connect with us

Especialize-se

Especialização médica: qual a importância e como escolher?

especialização médica

Não há dúvidas de que a Medicina está entre as profissões mais importantes para a sociedade. Desde o início da história, sabe-se que os métodos de cura estavam presentes. Com o passar dos séculos, os conhecimentos científicos avançaram, trazendo novos recursos de trabalho. Sendo assim, no cenário atual, é preciso ter uma especialização médica para ampliar as técnicas profissionais.

Você tem planos de construir uma carreira na área da saúde? Então preste atenção nas possibilidades de cursos para se especializar e mostrar diferença no dia a dia de trabalho. Leia este artigo com atenção e conheça nossas opções de especialização médica!

Qual é a importância da especialização médica?

Quem atua ou pretende ingressar em uma profissão da saúde já tem ideia de que essa área tem alta demanda. Portanto, conseguir uma oportunidade não é difícil, mas as chances de ascensão profissional dependem da capacitação de cada um.

Todas as profissões, de diferentes áreas, requerem pessoas qualificadas, com bons conhecimentos teóricos e práticos. Sabemos que a experiência só vem com o tempo, após, pelo menos, uma oportunidade de ingresso no mercado de trabalho. Já a qualificação também é conquistada por meio da educação continuada. Nesse sentido, as especializações fazem muita diferença.

Para atuar em profissões de Medicina e afins, quanto mais competências adquiridas, mais qualidade tem o atendimento oferecido. Assim, os profissionais especializados podem fazer parte de equipes médicas em hospitais públicos e privados, clínicas particulares e outros locais que precisem de serviços de saúde.

Quais especializações médicas existem?

Seguir uma carreira na área da saúde é apostar em altas taxas de empregabilidade. Então, é uma decisão promissora, concorda? A dúvida pode surgir na hora de escolher uma especialização médica, visto que existe uma vasta quantidade de cursos de pós-graduação nesse ramo.

Preparamos, aqui, uma lista com diferentes opções de Pós-graduações em medicina para você enriquecer seu perfil profissional e atuar em um campo específico da saúde. Confira!

Medicina de Família

O médico de família atua na assistência primária, sendo, muitas vezes, o contato inicial dos pacientes com os serviços de Medicina. Esse profissional acompanha todos os integrantes do grupo familiar, de crianças a idosos. Para tanto, precisa ter amplo conhecimento e realizar o encaminhamento para outras especialidades médicas, quando necessário.

Geriatria e Gerontologia

Os idosos são suscetíveis a vários tipos de doenças, portanto, necessitam de um acompanhamento médico mais frequente. Da mesma forma, a população com idade avançada representa uma grande fração do número de internações. Então, para cuidar desses pacientes, precisamos de profissionais com especialização médica em Geriatria e Gerontologia.

Psiquiatria e Saúde Mental

A saúde mental está em evidência. Afinal, a mente padece de doenças da mesma forma que os vários sistemas do corpo. Além disso, temos visto um número crescente e alarmante de casos de transtornos mentais, sobretudo relacionados à ansiedade e depressão. Nesse cenário, psicólogos e psiquiatras têm reafirmado sua importância.

A especialização médica em Psiquiatria e Saúde Mental prepara os profissionais para avaliar e diagnosticar transtornos psíquicos e prescrever medicamentos apropriados, além de fazer o encaminhamento para psicoterapia.

Medicina de Tráfego

Essa é uma área relativamente nova. A especialização em Medicina do Tráfego é voltada para o diagnóstico e tratamento de doenças e acidentes relacionados ao transporte rodoviário, aéreo, marítimo e ferroviário. Também é possível, com base em análise de dados, identificar fatores de risco, reduzir acidentes e prevenir patologias que se originam nesse contexto.

Medicina Aeroespacial

Profissionais especialistas em Medicina Aeroespacial avaliam a saúde dos pilotos, participam como médicos tripulantes e avançam para viagens específicas, como missões humanitárias em locais remotos e situação de resgate aeromédico.

Essa especialização médica também é necessária no âmbito das missões espaciais. Entre as ações da Medicina em tal cenário, estão a avaliação clínica dos profissionais que atuam nessas missões e a realização de pesquisas sobre os aspectos relacionados à fisiologia espacial.

Como a especialização impacta a carreira do médico?

Ascensão na carreira, estabilidade, aumento de salário e melhores condições de trabalho são alguns dos impactos positivos da especialização para o médico. São dois os caminhos para chegar a isso: programa de residência ou pós-graduação.

O curso de especialização com duração média de 12 meses — e que pode ser realizado a distância — é uma forma de ampliar o leque de atuação em Medicina. Contudo, ressaltamos que a pós-graduação não substitui os programas de residência.

A especialização médica agrega conhecimento científico e desenvolve habilidades e competências específicas, atualizando as práticas clínicas. Isso tende a melhorar o atendimento ao paciente e aumentar a valorização do profissional de saúde.

Outro impacto da especialização na carreira do médico é a ampliação de oportunidades, mesmo para os que já estão estabelecidos em sua profissão. O perfil especializado garante um currículo mais completo e diversificado, permitindo, por exemplo, a atuação em consultório próprio, além de aumentar a oferta em hospitais e clínicas.

Onde fazer um curso de especialização?

A qualidade do curso é o critério determinante para a escolha de uma especialização médica, independentemente da área de conhecimento. Sendo assim, você pode começar avaliando a reputação da instituição que oferece a pós-graduação.

Entre os pontos a considerar, estão:

  • reconhecimento do Ministério da Educação (MEC);
  • grade curricular do curso;
  • qualificação do corpo docente;
  • metodologia de aprendizagem.

Na UnyleyaMED, você encontra diversas opções de curso de especialização médica, todos com tecnologia inovadora e a qualidade esperada para formar profissionais de saúde bem preparados, que façam diferença na própria carreira e na vida dos pacientes.

Conheça, agora mesmo, os cursos de pós-graduação em Medicina da UnyleyaMED!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD