Connect with us

Especialize-se

Qual a diferença entre pós e MBA e como escolher a melhor opção?

diferença entre pós e mba

Continuar estudando depois da graduação faz muita diferença na carreira. Os cursos de pós-graduação ajudam o profissional a atualizar seus conhecimentos e manter o perfil competitivo. No entanto, você pode ficar em dúvida sobre o tipo de formação ideal no seu caso e ter dúvidas se existe diferença entre pós e MBA.

A verdade é que, assim como há vários tipos de graduação, também há uma variedade de formações para quem já tem um diploma: mestrado, doutorado, especialização e MBA. É importante conhecê-las para escolher aquela que mais se encaixa nos seus objetivos de carreira, já que cada uma tem um foco.

Por isso, preparamos este texto. Continue a leitura!

Afinal, existe diferença entre pós e MBA?

A primeira coisa a saber é que MBA é um tipo de pós-graduação, mas não é o único. Quando falamos em pós, estamos nos referindo a vários de formação superior feitas após a faculdade, incluindo mestrado, doutorado, especialização e MBA. 

Esses, por sua vez, são organizados em dois grandes grupos. Veja:

  • stricto sensu (no Latim, “em sentido estrito”) — engloba o mestrado e o doutorado, dois tipos de pós dedicados à formação de pesquisadores e docentes do ensino superior. Isto é, voltados para o mundo acadêmico;
  • lato sensu (no Latim, “em sentido amplo”) — inclui a especialização e o MBA, dois tipos de pós voltados para o mercado de trabalho, com duração mais curta e viés mais prático.

Então, como você pode ver, pós-graduação é um termo mais amplo. Em resumo, todo MBA é uma pós, mas nem toda pós é um MBA.

Em relação ao lato sensu, vale a pena explicar melhor as diferenças: especialização é um curso que visa aprofundar os conhecimentos do profissional em algum tema específico da sua área de atuação.

Agora, o MBA (Master of Business Administration, sigla em inglês para “Mestre em Administração de Negócios”) tem uma característica bem particular: ele é direcionado à formação de gestores. 

Por exemplo, a especialização em Relações Internacionais (RI) torna o profissional mais preparado para atuar nesse setor em cargos mais técnicos. Já o MBA em Negócios Internacionais prepara líderes de equipes, aptos a atuarem com a gestão de setores de RI. 

Agora que você sabe o que é MBA e que ele é um tipo de pós, confira um resumo das diferenças entre esses dois termos!

Público

Todos os tipos de pós são direcionados a portadores de diploma do ensino superior. Isso quer dizer que você só pode ingressar nessa formação depois de concluir uma graduação. Vale lembrar que isso inclui Bacharelados, Licenciaturas e Tecnólogos

Conhecimentos

A pós-graduação proporciona, por definição, um nível ainda mais aprofundado de conhecimento do que a graduação, e isso se dá em qualquer tipo de curso que você escolher. 

A diferença é que o MBA é direcionado à formação de líderes, então, além de conhecimentos específicos de determinada área de atuação, ele também trará disciplinas voltadas ao desenvolvimento de técnicas e habilidades gerenciais.

Um MBA em Gestão Pública, por exemplo, traz matérias para que o aluno domine bem a área — como Administração Orçamentária e Licitações, Contratos e Convênios —, mas também:

  • Gestão de Pessoas no Setor Público;
  • Gestão Estratégica de Projetos e Processos;
  • Desenvolvimento Profissional no Setor Público, entre outras disciplinas próprias para a gestão de equipes.

Foco

O foco da pós-graduação, como um todo, é destacar o perfil do profissional com conhecimentos bastante avançados. Agora, cada tipo de pós é adequado para um tipo de carreira, já que eles têm objetivos diferentes. Veja:

  • mestrado e doutorado — destinados a quem tem por foco a carreira acadêmica, na pesquisa científica e docência;
  • especialização — ideal para quem quer se tornar uma referência em sua área de atuação, evoluindo em cargos técnicos;
  • MBA — indicado para quem tem interesse em crescer hierarquicamente, isto é, em assumir cargos de liderança e gerência.

Desenvolvimento profissional

Qualquer tipo de pós proporciona um grande desenvolvimento profissional devido à aquisição de conhecimentos mais aprofundados e habilidades diferenciadas. Desse modo, o profissional se torna apto a assumir mais responsabilidades e disputar cargos com melhores benefícios, reconhecimento e remuneração. 

Modalidade de ensino

Atualmente, todos os tipos de pós-graduação são oferecidos na modalidade de educação a distância (EAD) no Brasil. No entanto, a oferta de mestrados e doutorados online é bastante restrita.

Já em relação às pós do tipo lato sensu, existe uma enorme variedade de especializações e MBA a distância. Desse modo, para quem já está inserido no mercado de trabalho, há mais flexibilidade para encaixar a continuidade da formação na rotina. 

Como escolher a melhor opção?

A única forma de decidir o tipo de pós-graduação ideal para o seu caso é refletindo sobre os seus objetivos profissionais. Afinal, como vimos, cada formação tem um foco diferente. Seja qual for a melhor opção, não deixe de contar com uma instituição de ensino de qualidade reconhecida. 

Então, se quiser liderar equipes, faça um MBA na Unyleya! Se pretende seguir no caminho mais técnico, também essa também é a melhor opção. Isso porque a Unyleya é 100% digital e tem uma metodologia de ensino totalmente interativa. 

Por ser referência em EAD no Brasil, somos uma das instituições com maior prestígio para quem quiser fazer uma especialização ou MBA com toda a flexibilidade de poder estudar a qualquer hora e lugar. 

Veja alguns dos diferenciais da Unyleya:

  • diversidade de materiais e atividades para o aproveitamento dos conteúdos;
  • fórum para discussão e troca de conhecimentos entre colegas, tutores e professores;
  • corpo docente de alta qualificação, sendo a maioria de mestres e doutores;
  • diversidade de cursos, com opções de formação em todas as áreas do conhecimento;
  • várias formas de ingresso e possibilidades de bolsas e descontos;
  • união entre as metodologias e tecnologias mais inovadoras e a tradição de uma universidade com experiência na transformação de carreiras.

Conseguiu entender a diferença entre pós e MBA? Como você viu, os dois termos não são sinônimos, embora o MBA seja um tipo de pós-graduação. Para decidir o melhor caminho, é importante refletir sobre os seus objetivos de carreira.

Agora, navegue pelo nosso site e escolha o curso ideal para você!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD