Connect with us

Especialize-se

Pós-Graduação em Acupuntura: veja a importância de se especializar na área

pós graduação em acupuntura

Entender o funcionamento do corpo humano tem proporcionado diversas oportunidades para os profissionais da área da saúde. Um exemplo disso é a acupuntura, uma antiga arte oriental de tratamento que utiliza agulhas extremamente finas. Essa prática está cada vez mais popular no Ocidente e isso tem aumentado a demanda de especializações como a Pós-Graduação em Acupuntura.

Mesmo sendo uma técnica ancestral, a acupuntura está em constante evolução e hoje, graças aos contínuos avanços tecnológicos e à dedicação dos profissionais envolvidos, conta com uma abordagem bastante moderna.

A prática da acupuntura desempenha um papel significativo no tratamento de vários problemas de saúde, contribuindo para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas. No entanto, existe uma escassez de profissionais qualificados no mercado. Quer entender como se tornar um deles? Então confira a seguir o que preparamos para você!

Por que se especializar na área de acupuntura?

Estamos falando de uma área da saúde altamente reconhecida, inclusive pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Portanto, é uma área que tende a progredir cada vez mais — além disso, o aumento do número de profissionais nesse campo é um indicativo de que a medicina tradicional chinesa, incluindo a acupuntura, está se tornando cada vez mais conhecida no Brasil.

A seguir, falamos um pouco mais sobre isso.

Mercado de trabalho aquecido

O setor da acupuntura tem passado por um período de crescimento notável. Isso porque há um aumento significativo no interesse e conhecimento das pessoas sobre essa prática, bem como suas diversas aplicações e benefícios para a saúde.

Esse aquecimento se deve, entre outros aspectos, ao avanço da internet, visto que os profissionais da área estão criando cada vez mais materiais que auxiliam as pessoas a compreenderem as vantagens e as melhores práticas relacionadas à acupuntura.

Tudo isso implica o fato de que iniciar seus estudos nessa área pode proporcionar oportunidades profissionais bem remuneradas e a sua atuação tenderá a ser significativa no setor da saúde.

Diversidade de áreas

Outra razão é que a prática da acupuntura não se restringe apenas aos médicos. Essa é uma vantagem significativa para aqueles que desejam se especializar, pois a acupuntura pode ser uma oportunidade promissora para diversos profissionais da área da saúde.

Assim, profissionais de diversas áreas, como médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, dentistas, biomédicos, entre outros, podem realizar a prática da acupuntura.

Os benefícios terapêuticos são numerosos e podem incluir a liberação de substâncias como cortisona, endorfina e serotonina, que desempenham um papel importante em muitos tratamentos.

Flexibilidade de local

Não é necessário ter um espaço físico fixo e exclusivo para trabalhar com acupuntura, visto que essa prática pode ser exercida, por exemplo, em clínicas particulares — compartilhando o espaço com outros profissionais da saúde de forma ética — ou, ainda, em hospitais, centros de reabilitação, clínicas de fisioterapia e em diversos outros locais.

A acupuntura também pode ser realizada em postos de saúde e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, pois é reconhecida como uma das terapias comprovadas no âmbito das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

Atividade indicada pela OMS

Uma das principais razões para se buscar uma especialização na área da acupuntura é que essa profissão é altamente reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A OMS recomenda a prática da acupuntura em certas situações específicas, desde que seja realizada por profissionais devidamente capacitados.

Existem várias publicações que abordam a eficácia e segurança da acupuntura, além de estudos dedicados à profissionalização e capacitação dos praticantes. Considerada uma terapia de medicina complementar e tradicional, a acupuntura pode ser realizada de maneira segura e confiável.

Como funciona uma pós em acupuntura EAD?

No caso da Unyleya, o processo de ensino é centrado no aluno, e conta com materiais didáticos em diversos formatos para atender às preferências individuais. Enquanto isso, o professor adota uma abordagem personalizada, acompanhando, avaliando e motivando cada aluno ao longo do curso.

O curso é realizado de forma totalmente online, com todas as avaliações realizadas por meio do Portal do Aluno. As interações entre o tutor/professor e os alunos ocorrem de forma assíncrona, por meio do material didático e das atividades avaliativas.

Características do curso

A pós-graduação em Acupuntura oferecida pela Unyleya tem carga horária mínima de 440 horas e destina-se a profissionais da área de saúde que queiram se especializar para atuar com essa prática.

Durante o curso, o aluno tem uma imersão no mercado de trabalho da Acupuntura, explorando as políticas públicas do Brasil que reconhecem esse campo de conhecimento e sua integração ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, são apresentados os equipamentos utilizados em sessões de acupuntura, as técnicas de manipulação de agulhas, os cuidados que se deve ter durante o atendimento e as etapas de diagnóstico de problemas físicos e acompanhamento dos sintomas do paciente.

O curso também oferece uma ampliação dos conceitos fundamentais de anatomia e fisiologia, que são fundamentais para garantir que o tratamento funcione de forma adequada.

Diferenciais da Unyleya

Na Unyleya o aluno conta com o Centro de Carreiras. Trata-se do envio de dicas e insights valiosos de profissionais de Recursos Humanos para impulsionamento de carreira, além do suporte na busca por novas oportunidades profissionais por meio do acesso a dezenas de vagas atualizadas do mercado de trabalho.

Há ainda a UnyVantagens, um clube de vantagens exclusivo para alunos da Unyleya, que oferece descontos em mais de 10 mil parceiros no país, incluindo estabelecimentos físicos, lojas online e uma variedade de serviços.

O Indique e Ganhe é mais uma vantagem do aluno da Unyleya. No nosso programa de indicação premiada exclusivo para alunos, é possível indicar amigos, familiares, colegas de trabalho, entre outros, para estudarem na Unyleya e receber recompensas incríveis a cada indicação que resultar em matrícula.

Alunos da Unyleya também têm acesso à bolsa em cursos de inglês. Por meio dessa vantagem, é possível aprimorar as habilidades no idioma com os cursos da Carnegie, que utilizam uma metodologia incorporando reconhecimento de voz e até mesmo Inteligência Artificial.

O mercado de trabalho na área da Acupuntura apresenta um alto potencial de crescimento, possibilitando que profissionais de diversas áreas da saúde atuem e construam uma carreira nesse campo.

No entanto, devido à natureza técnica da Acupuntura e à exigência de conhecimentos teóricos e práticos para o exercício adequado das atividades, uma formação sólida é indispensável, envolvendo não apenas a obtenção de uma graduação, mas também uma pós-graduação.

É essa qualificação adicional que permite que os profissionais obtenham o conhecimento necessário e estejam aptos a exercer a prática e se destacar nesse campo de atuação.

Quer saber mais sobre como a Unyleya pode te ajudar a se especializar na área? Então confira agora mesmo a nossa Pós-Graduação em Acupuntura e saiba mais sobre essa excelente prática!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD