Especialize-se

Pós-graduação em Farmácia Hospitalar: tudo o que você precisa saber

Você já parou para pensar na importância da farmácia hospitalar dentro de um ambiente de saúde? Se você está pensando em fazer uma Pós-Graduação em Farmácia Hospitalar, saiba que ela vai muito além de apenas gerenciar estoques de medicamentos.

Atualmente, a farmácia hospitalar desempenha um papel importante na eficácia dos tratamentos e na qualidade da vida dos pacientes, graças à colaboração entre farmacêuticos e médicos.

Se você deseja entender mais sobre essa área fundamental da saúde e está considerando se especializar, continue lendo nosso post de hoje.

O que é Farmácia Hospitalar?

Conforme estabelecido pela Portaria nº 4283, de 30 de dezembro de 2010, a Farmácia Hospitalar é uma unidade que combina funções clínicas, técnicas e administrativas, focada na assistência farmacêutica. Exclusivamente gerida por farmacêuticos, essa unidade faz parte da estrutura organizacional do hospital e trabalha em conjunto com outras áreas administrativas e de atendimento ao paciente.

Quais são as atribuições de quem faz Pós-Graduação em Farmácia Hospitalar?

As atribuições de um farmacêutico que completou uma Pós-Graduação em Farmácia Hospitalar são diversas e fundamentais para o funcionamento eficiente de um hospital. Esses profissionais desempenham um papel importante em várias áreas, incluindo:

• Gestão de medicamentos: padronização, compra, armazenamento, distribuição e dispensação.
  • Assistência ao paciente: acompanhamento da terapia medicamentosa e ajuste de tratamentos.
  • Educação e pesquisa: desenvolvimento de atividades de pesquisa e educação continuada.
  • Controle de qualidade: assegurar a qualidade dos medicamentos e materiais utilizados.
  • Gerenciamento de resíduos: gerenciamento adequado dos resíduos farmacêuticos.

Processos de trabalho: guia para quem escolhe a Pós-Graduação em Farmácia Hospitalar

Os processos de trabalho na farmácia hospitalar são fundamentais para quem escolhe a Pós-Graduação na área de Farmácia. Eles envolvem várias etapas para garantir a segurança e eficácia no uso de medicamentos:

• Padronização de medicamentos: seleção dos medicamentos que serão utilizados no hospital.
  • Central de abastecimento farmacêutico: gestão do estoque e distribuição de medicamentos.
  • Sistemas de distribuição: métodos de distribuição de medicamentos aos pacientes internados.
  • Farmacotécnica hospitalar: preparação de medicamentos orais e injetáveis.
  • Nutrição parenteral: administração de nutrientes diretamente na corrente sanguínea.
  • Gestão de resíduos: manejo seguro dos resíduos gerados pela farmácia.

Mercado de trabalho depois da Pós-Graduação em Farmácia Hospitalar

O mercado de trabalho para farmacêuticos clínicos e hospitalares está em crescimento, com uma demanda constante por profissionais qualificados. As oportunidades estão principalmente em hospitais, clínicas, indústrias farmacêuticas e centros de pesquisa.

Salários e Expectativas

Os salários para farmacêuticos clínicos e hospitalares variam dependendo da região e do tipo de instituição. Em média, os profissionais podem esperar salários iniciais de R$2.916,00 a R$4.211,00, com possibilidade de crescimento conforme a experiência e especialização.

Como atuar?

Para atuar como farmacêutico hospitalar, é necessário ter uma graduação em farmácia e buscar uma especialização, como a Pós-Graduação em Farmácia Hospitalar oferecida pela Unyleya. Além disso, o profissional deve desenvolver habilidades em gestão, atenção ao paciente e pesquisa.

Quais são os profissionais envolvidos para quem opta pela Pós-Graduação em Farmácia Hospitalar?

Diversos profissionais trabalham em conjunto com o farmacêutico hospitalar para garantir o cuidado adequado aos pacientes, incluindo:

• Médicos: prescrevem medicamentos e tratamentos.
  • Enfermeiros: administram os medicamentos e monitoram os pacientes.
  • Nutricionistas: colaboram na nutrição parenteral e dietas especiais.
  • Fisioterapeutas: auxiliam na reabilitação dos pacientes.

Pós-Graduação em Farmácia Clínica e Hospitalar

A Pós-Graduação em Farmácia Hospitalar da Unyleya oferece uma formação abrangente e atualizada, com uma grade curricular que cobre todos os aspectos da prática farmacêutica hospitalar:

Grade Curricular

• Desenvolvimento Pessoal e Profissional nas Carreiras da Saúde;
  • Farmacologia Clínica e Terapêutica e Boas Práticas de Prescrição;
  • Organização Farmacêutico Hospitalar;
  • Armazenamento, Conservação e Dispensação de Medicamentos, Germicidas e Correlatos;
  • Normas e Rotinas no Ambiente Hospitalar;
  • Farmacoepidemiologia e Segurança na Utilização dos Medicamentos;
  • Nutrição Aplicada à Farmácia Hospitalar;
  • Técnicas Farmacêuticas e Controle da Infecção Hospitalar;
  • Fisiopatologia das Enfermidades Prevalentes.

Benefícios da Pós-Graduação em Farmácia Hospitalar

• Ampliar a compreensão sobre administração e gestão hospitalar.
  • Aprofundar conhecimentos em áreas como normas e rotinas, gestão hospitalar e central de misturas.
  • Desenvolver atividades de pesquisa e autonomia intelectual.
  • Exercitar normas científicas na elaboração de trabalhos acadêmicos.
  • Formação crítica e criativa, destacando o papel profissional do farmacêutico clínico e hospitalar.

A Pós-Graduação em Farmácia Hospitalar é uma excelente oportunidade para farmacêuticos que desejam se especializar e avançar na carreira, oferecendo um amplo campo de atuação e possibilidades de crescimento profissional. Com um curso bem estruturado e professores experientes, a Unyleya é a escolha ideal para quem busca excelência na formação.

Gostou do nosso conteúdo? Quer ficar por dentro de assuntos importantes da área da saúde? Então, continue acompanhando nosso blog!