Connect with us

Carreiras na Pós

Conheça 7 profissões de Medicina em que é possível atuar

profissões de medicina

Médicos e outros profissionais da saúde encontram hoje um mercado de trabalho com alta empregabilidade. É certo que vale a pena planejar uma carreira nessa área, mas a dúvida talvez surja na hora de escolher uma opção entre tantas profissões da Medicina.

Segundo a resolução 2.162/2017 do Conselho Federal de Medicina (CFM), existem 55 especialidades médicas. Todas precisam de profissionais com qualificação e experiência. Sendo assim, além da graduação, os médicos precisam cumprir programas de residência ou buscar cursos de especialização em uma área de interesse.

Você vai conferir, neste artigo, 7 opções de pós-graduação médica. Saiba mais sobre essas especialidades e avalie se alguma delas se encaixa em seus propósitos de carreira!

Quais são as opções de profissões de Medicina?

A conscientização das pessoas a respeito da importância de fazer a prevenção e o tratamento precoce de problemas de saúde ocasionou o aumento na demanda para os profissionais de Medicina. Os serviços médicos são necessários em hospitais públicos e privados, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), consultórios particulares e em outros espaços, conforme a área de especialização.

Esses profissionais têm a nobre função de avaliar, orientar, prevenir, diagnosticar e tratar doenças. Para começar, é preciso cursar 6 anos de graduação. Depois disso, você pode atuar na área de Clínica Geral ou se aprofundar em uma das especialidades.

Conheça a seguir algumas opções de especialização médica.

1. Geriatria e Gerontologia

O aumento na expectativa de vida é responsável pela intensificação das ações de promoção de saúde aos idosos. A população com idade avançada é mais suscetível ao desenvolvimento e ao agravamento de doenças, registrando um número significativo de internações hospitalares e óbitos.

Ocorre que o número de médicos especialistas em Geriatria e Gerontologia, responsáveis por cuidar da saúde dos idosos, ainda é muito baixo frente à alta demanda. Portanto, essa é uma área com muitas oportunidades de trabalho e a tendência é continuar nesse ritmo, tendo em vista o envelhecimento populacional.

2. Infectologia

Essa profissão da Medicina sempre foi importante, mas recebeu mais projeção midiática nos últimos anos, principalmente por conta da pandemia de Covid-19. Outras epidemias também marcaram a história da humanidade e resultaram em milhões de vítimas de doenças infecciosas.

O papel do especialista em Infectologia é fundamental no controle e no enfrentamento de patologias infectocontagiosas, como infecções hospitalares, doenças sexualmente transmissíveis e muitas outras. Além disso, profissionais dessa especialidade atuam na pesquisa e no desenvolvimento de imunizações, a partir da identificação dos microrganismos patogênicos.

3. Psiquiatria

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar de sua saúde física. Essa responsabilidade cabe a psiquiatras e psicólogos, os quais podem atuar juntos em uma equipe multidisciplinar, embora assumam papéis distintos.

Profissionais de Psicologia realizam psicoterapia, mas não são habilitados a prescrever medicação. Já os médicos com especialização em Psiquiatria podem aplicar técnicas psicoterápicas, além de receitar os fármacos psicotrópicos que são, em muitos casos, necessários para abrandar sintomas de ansiedade, depressão, transtornos psicóticos e tantas outras desordens mentais.

4. Gestão Hospitalar

Quem já tem uma profissão de Medicina e deseja também atuar na administração de uma clínica ou hospital pode encontrar uma especialização na área. No entanto, também existe a opção de fazer uma graduação em Gestão Hospitalar — tanto para médicos quanto para as pessoas, em geral, que querem atuar nesse mercado profissional.

O curso é fortemente voltado para as práticas administrativas, e inclui disciplinas como Teoria Geral da Administração, Cultura Organizacional e Comunicação Empresarial. Também tem foco na gestão específica de hospitais, abarcando temas como Legislação e Direito em Saúde, Segurança do Paciente e Biossegurança, Gestão de Qualidade e Acreditação Hospitalar, entre outras.

5. Medicina Esportiva

A profissão de Medicina Esportiva visa a promoção de saúde, a qualidade de vida, a recuperação de lesões e o aumento de performance de atletas profissionais, bem como de adeptos amadores, isto é, pessoas que realizam exercícios físicos por lazer ou autocuidado.

A especialização em Medicina do Esporte é inovadora, fundamentada em pesquisas que possibilitaram o desenvolvimento de técnicas para cuidar da saúde, considerando os impactos das práticas desportivas.

Além dos médicos, essa pós-graduação pode ser realizada por pessoas graduadas em outras áreas da saúde, como Educação Física, Nutrição e Fisioterapia.

6. Medicina Comunitária

A especialização em Medicina Comunitária e Saúde Pública habilita os médicos para o atendimento em Clínicas da Família, UBSs, hospitais e centros de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Também são profissionais requisitados para lidar com pessoas refugiadas de outros países e/ou em situação de catástrofe. Portanto, uma área médica focada em ajuda humanitária.

Esses profissionais, além de habilidade de agir em cenários de vulnerabilidade, precisam de preparo para atuar em equipe multidisciplinar, constituída por pessoas da Enfermagem (graduados, técnicos e auxiliares), Assistentes Sociais, Agentes Comunitários de Saúde, entre outros.

7. Medicina Legal

Diferente de outras profissões de Medicina, o médico legal ou legista não trabalha na promoção de saúde, pois faz parte de uma especialidade médica e jurídica. Entre as suas funções está a avaliação de vítimas de lesões corporais, a identificação de cadáveres e a realização de exames (necropsia) para detectar causas de óbitos.

Além de trabalhar em Instituto Médico Legal (IML), quem faz pós-graduação em Medicina legal pode atuar com pesquisa e trabalho acadêmico, prestar consultoria e auxiliar processos judiciais como perito médico.

Como escolher uma Pós-Graduação médica?

Seja na área de saúde, seja em qualquer outro ramo profissional, é preciso buscar um curso de qualidade para se especializar. O primeiro passo, claro, é pesquisar sobre o assunto escolhido para saber como anda o mercado de trabalho e avaliar se realmente está relacionado aos seus planos de carreira.

Pesquisar sobre a instituição de ensino também é outro ponto importante. Então é certo verificar:

  • se a instituição é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);
  • a qualidade e a experiência dos professores;
  • as disciplinas ministradas no curso de escolha;
  • a modalidade do curso e a forma como os conteúdos são disponibilizados.

Considerando esses e outros pontos diferenciais, a UnyleyaMED prepara o médico para os desafios reais da profissão, com uma tecnologia inovadora que simula de maneira humanizada todas as etapas de um atendimento clínico, e a flexibilidade que a sua rotina intensa de trabalho exige.

Aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais e confira as novidades da Unyleya! Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Twitter e no Instagram.

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD