Dicas de Estudo
Saiba como desenvolver seu hábito de leitura
Você sabia que ler pode mudar a sua vida? Isso mesmo! O hábito de leitura pode trazer diversos benefícios tanto para a vida pessoal quanto para a profissional. Além de influenciar as habilidades de compreensão e escrita, a leitura estimula o senso crítico, o autodesenvolvimento e a capacidade de persuasão, amplia o vocabulário, melhora a memória, a desenvoltura na oratória e a qualidade das relações interpessoais.
A leitura ainda proporciona o rompimento de fronteiras, o descobrimento de novos universos, o aumento da bagagem cultural e o entendimento de variados conteúdos, tudo isso sem precisar sair de casa. Contudo, com o ritmo de vida cada vez mais acelerado, às vezes fica difícil ler um livro, não é mesmo?
Pensando nas dificuldades do dia a dia, preparamos este post com 5 dicas para ajudar você a desenvolver o hábito de leitura. Confira!
1. Tenha mais livros do que conseguirá ler
O primeiro passo para criar o hábito de leitura é ter mais livros do que você conseguirá ler. Não importa se você for comprar ou pegar emprestado com um amigo ou em bibliotecas, o importante é ter muitos livros disponíveis em casa. A explicação desse método é simples: sempre que lembrar o número de livros que tem para ler, você será, automaticamente, induzido a ler o máximo de livros possível.
E não fique preso a livros físicos, existem vários livros digitais de fácil acesso na internet. Então, é só baixar o maior número de obras e fazer um lista de prioridades. Dessa forma, você coloca os e-books na sequência que eles devem ser lidos, estimulando ainda mais a leitura.
2. Leia mais de um livro ao mesmo tempo
Alguns livros podem parecer chatos, muito extensos ou difíceis de ler. Uma forma de não desistir da leitura é ler mais de um livro ao mesmo tempo. Isso faz com que a obra fique menos cansativa e aumenta a vontade de terminá-la. Você pode, por exemplo, intercalar um exemplar sobre empreendedorismo com um romance. A ideia é alternar diferentes estilos de literatura, variando entre textos mais densos e mais leves.
Opte por ler obras que precisam de maior atenção durante o dia, quando o cérebro está mais ativo e, deixe para noite, aquele tema que traz maior relaxamento. Além de favorecer o hábito de leitura, essa estratégia estimula o funcionamento do cérebro, potencializa a memória e a capacidade de concentração.
3. Estabeleça metas de leitura
Quando estabelecemos um objetivo, fica mais fácil alcançar um bom resultando, por isso, outra técnica importante para se criar o hábito de leitura é estabelecer metas. Defina quantos livros você quer ler por mês, por trimestre ou por ano e cumpra com o estabelecido.
Para ajudar nesse caminho a ser percorrido, determine propósitos menores para chegar ao objetivo final, como: quantas páginas você lerá por dia? Qual será o tempo de leitura diário?
Aproveite pequenos momentos para cumprir a sua meta, como a hora do almoço, a fila do banco, a espera por uma consulta, os intervalos das aulas ou do trabalho, o trajeto diário casa–trabalho e alguns minutinhos antes de dormir.
4. Faça anotações
Mais uma estratégia interessante para incentivar a leitura é fazer anotações sobre as obras lidas. Quando acabar um livro, faça um relatório contendo os principais pontos que chamaram a sua atenção, expressões e vocabulários novos, conceitos aprendidos e desenvolva conclusões e reflexões sobre como você evoluiu com a leitura.
Essa técnica é fundamental para que você possa analisar os benefícios que aquela leitura lhe trouxe e qual foi a sua evolução até o ponto que você chegou. Sempre que possível, revise suas anotações e use-as como uma forma de impulsionar o seu hábito de leitura.
Fazer anotações de livros relacionados à sua área de atuação profissional, pode, inclusive, colaborar para a aquisição e memorização de novos conhecimentos, sendo um diferencial para o mercado de trabalho.
5. Aposte nas obras famosas
A última dica para quem quer desenvolver o hábito de leitura é apostar em obras famosas. Busque na internet ou em livrarias quais são os livros mais procurados do momento e quais são os melhores classificados pelos leitores. Saber que um livro é bem-avaliado é uma ótima forma para estimular a leitura.
Mas não se esqueça dos clássicos! Há diversos livros da literatura nacional e internacional e, também, livros específicos de uma determinada área de conhecimento que não podem deixar de ser lidos.
Bill Gates, inclusive, citou 5 livros que precisam ser lidos para ajudar as pessoas a refletir e a compreender melhor como é a vida em diferentes situações, são eles:
- Born a Crime (Nascido como um crime, em tradução literal), de Trevor Noah;
- A Full Life (Uma vida completa, em tradução literal) de Jimmy Carter;
- The Heart (O coração, em tradução literal), de Maylis de Kerangal;
- Hillbilly Elegy, de J.D. Vence;
- Homo Deus: Uma breve história do amanhã, de Yuval Noah Harari.
Esse último autor escreveu um best-seller — Sapiens: Uma breve história da humanidade — que está na lista de livros indicados pelo fundador do Facebook.
Mark Zuckerberg também já recomendou outras obras como:
- Criatividade S.A., de Ed Catmull;
- A ordem mundial, de Henry Kissinger;
- Por que as nações fracassam, de Daron Acemoglu e James Robinson;
- A estrutura das revoluções científicas, de Thomas S. Kuhn.
Steve Jobs também fez uma lista com seus livros preferidos, incluindo:
- Rei Lear, de William Shakespeare;
- Sistema de cura da dieta sem muco, de Arnold Ehret;
- O dilema da inovação, de Clayton M. Christensen.
Buscar indicações de mentores é mais uma forma de encontrar obras famosas e potencializar o hábito de leitura. Por isso, conheça a si mesmo e defina quais pontos você quer compreender e progredir, tanto na vida pessoal quanto na profissional.
Posteriormente, procure por pessoas especialistas na área e veja quais livros elas recomendam. No início, pode parecer difícil começar a ler um livro. Mas seguindo essas dicas e tendo foco, fica mais fácil desenvolver o hábito de leitura!
Gostou do nosso post? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou tem alguma experiência para compartilhar com a gente? Então, deixe-nos um comentário abaixo!