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Guia de Carreiras

8 áreas do marketing digital que você pode atuar profissionalmente

áreas do marketing digital

Com tantas inovações que ocorreram na sociedade nas últimas décadas, vemos que hoje a internet é um novo campo de trabalho, que tende a continuar crescendo. Nesse cenário, ganham destaque as diversas áreas do marketing digital.

Profissionais formados em diferentes graduações podem seguir carreira no ramo da comercialização digital de produtos e serviços. Alguns exemplos são os graduados em Publicidade, Jornalismo, Administração e Marketing.

Em razão das possibilidades promissoras, reunimos, neste post, 8 áreas do marketing digital nas quais você pode atuar profissionalmente.

Confira!

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1. Inbound Marketing

O Inbound Marketing trabalha com estratégias de atração. O público-alvo é atraído porque as técnicas certas são aplicadas para encantar e despertar interesse. O objetivo principal é converter, ou melhor, conquistar clientes.

Essa área do marketing é um pouco diferente dos métodos publicitários tradicionais, mas ambos podem caminhar juntos. A estratégia maior, no Inbound, é oferecer soluções para as dores e os problemas do público-alvo, criando uma conexão com pessoas que realmente possam se interessar pelo que está sendo ofertado.

Por meio de recursos como gestão de redes sociais, produção de conteúdo e boas práticas de SEO, o Inbound Marketing consegue compartilhar as informações necessárias com um público específico, construindo um relacionamento com os consumidores.

2. SEO

A análise de SEO é mais uma importante área do marketing digital. Quer uma prova disso? Digite algum termo no Google ou em outros buscadores e veja quantos textos aparecem para responder à sua dúvida. Os que surgem nas primeiras posições estão ali graças às boas estratégias de SEO – Search Engine Optimization, que significa otimização para motores de busca.

Profissionais que atuam como analistas de SEO fazem a pesquisa de palavras-chave e as posicionam nos sites e nos textos de forma estratégica, ranqueando os conteúdos para que fiquem na primeira página das buscas, o que facilita o acesso do público. Isso melhora o tráfego orgânico e a divulgação das marcas, alcançando potenciais clientes.

3. Tráfego pago

O tráfego pago é a área do marketing digital para quem quer atuar como analista de mídia paga ou analista de performance. São profissionais que criam e gerenciam as campanhas publicitárias que aparecem nas redes sociais e nos sites.

Os anúncios patrocinados que são transmitidos antes ou no meio dos vídeos no YouTube, assim como os que surgem nas páginas de blogs são exemplos de estratégias de tráfego pago. O objetivo é ganhar a visualização de um grande número de pessoas e aumentar as vendas.

4. Social media

Os profissionais de social media são aqueles que administram as páginas de uma determinada marca nas redes sociais. São responsáveis por fazer o planejamento dos conteúdos a serem postados, assim como realizar as postagens programadas. Também criam o relacionamento entre empresa e público-alvo por meio da interação com os seguidores.

Sem dúvidas, a gestão de mídias sociais é uma das mais aquecidas dentre as tantas áreas do marketing digital. Afinal, nessas redes navegam milhões de pessoas o tempo todo, de forma que o alcance pode ser extraordinário.

5. Growth Hacking

Essa área do marketing digital envolve um conjunto de estratégias para promover o crescimento acelerado de empresas, com base em soluções hipotéticas que são empiricamente testadas.

Grandes marcas que estão em alta hoje não criaram grandes produtos e aguardaram sua popularidade, mas aderiram à combinação de tecnologia, marketing e análise de dados do Growth Hacking para expandir.

De modo resumido, consiste em identificar problemas e necessidades da empresa, elaborar hipóteses de solução e realizar avaliações empíricas (experimentos). Em seguida, os profissionais fazem a análise dos resultados e determinam se o teste foi bem-sucedido ou se é preciso apresentar novas soluções e fazer outros testes.

6. Produtor de conteúdo

A produção de conteúdo é uma área fundamental dentro do marketing digital. O objetivo é produzir material relevante e de qualidade que traga respostas às dúvidas e necessidades de públicos específicos.

Por exemplo, se o público-alvo precisa de soluções para melhorar a saúde e o bem-estar, a produção de conteúdo deve abordar temas de valor relacionados a práticas saudáveis, sinais e sintomas de condições clínicas, dicas para mudanças de hábitos etc.

Textos, infográficos, imagens, áudios e vídeos são recursos utilizados para entregar conteúdo informativo às pessoas. Para produzir esses materiais, os profissionais precisam de domínio da língua portuguesa, aptidão para a redação, criatividade, facilidade para assimilar e reproduzir informações, além de conhecimento em ferramentas de design e edição.

7. Marketing de relacionamento

Essa área do marketing digital reúne algumas que já foram citadas, como a gestão de mídias sociais e a produção de conteúdo. Trata-se de uma estratégia que busca fidelizar clientes e personalizar sua experiência, garantindo a satisfação e transformando esses clientes em parte da propaganda.

Ao cativar as pessoas e oferecer benefícios por meio de produtos e serviços de qualidade, a empresa reforça o relacionamento com os clientes, que vão a público manifestar sua satisfação, figurando como fãs da marca.

O relacionamento entre empresa e cliente é mantido por vários meios, como as redes sociais e a entrega de conteúdo de valor. E o principal, claro, é a oferta de serviços e produtos que realmente supram as necessidades de quem os adquire.

8. Endomarketing

O endomarketing é uma estratégia aplicada pelas empresas por meio de ações internas que melhoram o relacionamento com os colaboradores, deixando a equipe mais motivada.

Com a expansão do trabalho pela internet, as técnicas do endomarketing tradicional evoluíram para o endomarketing digital, sendo aplicadas nas plataformas tecnológicas. Afinal, as empresas precisam das tecnologias e das estratégias de marketing digital não somente para atrair clientes, mas também para interagir com sua equipe e deixá-la engajada.

Seja qual for a área escolhida, é importante que você tenha ou desenvolva habilidades para trabalhar com marketing, como:

  • visão analítica;
  • criatividade;
  • curiosidade;
  • dinamismo;
  • boa comunicação.

Agora, para escolher a área mais promissora para atuar profissionalmente, vale a pena começar pesquisando sobre os cursos relacionados. Por exemplo, você pode avaliar a grade curricular de Marketing, de Administração e de outras graduações. Esse é o ponto de partida para construir carreira em uma das áreas do marketing digital.

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