Ascensão profissional: como subir na carreira do jeito certo

  • 29/set/2017

Ascensão profissional: como subir na carreira do jeito certo

A ascensão social e profissional exige muita dedicação e preparação. Não é possível ser bem-sucedido em todos os seus planos da noite para o dia. É preciso se esforçar e lembrar a todo momento de que o sucesso exige tempo!

Para crescer na carreira e melhorar a qualidade de vida de forma íntegra, é preciso investir em si mesmo e ter uma estratégia a longo prazo, investindo em sua carreira de forma contínua e superando etapas. Esperar que as oportunidades apenas caiam do céu não é uma opção.

Para ajudar você, vamos listar aqui certos aspectos que devem ser trabalhados para alcançar melhores salários, qualidade de vida e ascensão profissional de forma ética e honesta. Confira!

Invista nos estudos

Não existe um atalho que possa levar você diretamente para o emprego dos sonhos ou para o melhor cargo da empresa. É preciso trabalhar arduamente para alcançar esse objetivo e, nesse processo, o aprimoramento pessoal é indispensável!

O crescimento na carreira depende de um investimento constante no aprendizado. Um profissional de valor nunca deve parar de estudar. Portanto, busque fazer um curso superior, cursos de pós-graduação, treinamentos, entre outros. Para se destacar e ficar à frente de todas as outras pessoas que competem com você no mercado de trabalho, invista em si mesmo e na sua educação.

Pode ser interessante, inclusive, investir em cursos de desenvolvimento pessoal, coaching, liderança e autoconhecimento — afinal, para ter estabilidade e crescimento profissional só o conhecimento técnico não é suficiente, é preciso aprimorar constantemente suas habilidades de autogestão e relacionamento com os outros.

Um obstáculo, nesse caso, pode ser a falta de tempo. Muitas pessoas trabalham o dia inteiro e não conseguem encontrar um horário isolado para estudar e, por isso, deixam de se aprimorar. Mas hoje isso não é mais um problema. Com os diversos cursos a distância, você pode aproveitar qualquer tempo livre para aprender algo novo e aperfeiçoar seu currículo.

Existem diversas faculdades que permitem que os alunos estudem e façam provas sem sequer ter que sair de casa. Com materiais que podem ser acessados diretamente pelo celular, você pode aproveitar até mesmo o tempo em que está dentro do ônibus, voltando do trabalho, para se dedicar aos estudos, isso tudo sem perder as vantagens de estudar em uma boa universidade, com diploma reconhecido pelo MEC e exatamente igual ao dos cursos presenciais.

Nunca é tarde para investir em si mesmo. Portanto, não perca mais seu tempo e busque formas eficazes de se aprimorar pessoal e profissionalmente.

Pratique a educação financeira

Um princípio básico para quem deseja enriquecer é: gaste menos do que você ganha! Muitas vezes isso é difícil, nós sabemos! Mas a educação financeira é essencial para conquistar sua ascensão social. Sempre existem certos gastos que podem ser cortados da sua rotina, sem que isso implique alguns sacrifícios.

Uma das melhores formas de poupar dinheiro é fazer a seguinte pergunta para você mesmo quando for comprar alguma coisa: eu realmente preciso disso ou é apenas um desejo supérfluo?

Se você realmente precisar daquilo, então, não tem outro jeito a não ser comprar. Porém, tratando-se de algo supérfluo, é preciso ter autocontrole suficiente para não gastar seu dinheiro. São sacrifícios necessários para que você, pouco a pouco, consiga manter suas despesas abaixo dos seus ganhos.

Outra dica, aqui, é tentar ao máximo evitar dívidas. Empréstimos em bancos ou parcelamentos de cartão de crédito normalmente cobram juros absurdos que, na maioria das vezes, não compensam suas vantagens. Esqueça, portanto, essas práticas! A não ser que seja um caso excepcional, evite compras parceladas e dívidas com bancos.

A educação financeira também envolve o conhecimento sobre o que fazer com seu dinheiro. Não basta apenas guardar tudo embaixo do colchão, pois, dessa forma, seus ganhos acabarão se desvalorizando com o tempo. Por isso, é também importante estudar um pouco sobre o mercado financeiro, tendo noções de investimentos que façam suas economias renderem.

Com o tempo e uma boa educação financeira, é possível fazer o próprio dinheiro gerar mais dinheiro e, assim, aumentar sua riqueza!

Tenha mais ousadia

Sabe aquele projeto guardado no fundo da gaveta? Aqueles planos para o futuro deixados de lado e esquecidos? Pois é! Essa é a hora de se movimentar e colocar tudo isso em prática.

Uma característica comum a todos os empresários, artistas e pessoas bem-sucedidas na vida é a ousadia. Ficar parado, obviamente, não leva a lugar nenhum. Se você nunca colocar seus projetos e planos para funcionar, você nunca vai saber se eles podem dar certo ou não.

Em alguns momentos, é preciso se arriscar para alcançar o sucesso. É preciso vencer o medo de fracassar, pois, se você nem sequer tentar, nunca vai saber o que pode acontecer.

É claro que os planos nem sempre saem da forma que planejamos. Nesses casos, é preciso erguer a cabeça e ter perseverança. O caminho para o sucesso é pavimentado por erros e falhas. Muito dificilmente alguém conseguirá um resultado perfeito logo na primeira tentativa. Imagine se os grandes empreendedores do mundo tivessem desistido logo no primeiro fracasso? Nós nunca teríamos acesso aos milhares de produtos e serviços inovadores que existem hoje!

O seu sucesso profissional depende, acima de tudo, de você. É preciso sair da zona de conforto do medo e colocar em prática seus planos para o futuro. Quem não tem ousadia dificilmente sai do lugar-comum.

Aposte em empreendimentos

Montar seu próprio negócio nunca é algo fácil. As estatísticas de empresas que fecham a porta logo depois de serem montadas no Brasil é algo assustador. Isso com certeza tira o incentivo de qualquer um que deseja empreender.

Porém, outro ponto positivo do avanço tecnológico é a possibilidade de criar certos tipos de empreendimentos que não exigem altos investimentos e possuem riscos baixíssimos. Montar um negócio online hoje em dia é algo extremamente simples, que requer apenas dedicação e persistência para começar a gerar renda.

Se você tem o sonho de ter seu próprio negócio e crescer profissionalmente apenas por meio dele, esse é o seu momento! Diversas plataformas online, como blogs, YouTube e Facebook podem ajudá-lo nesse processo.

Com uma boa especialização, você pode criar um serviço de consultoria online e se autopromover. Ou que tal estudar um pouco de programação e criar um aplicativo inovador para celulares?

São infinitas as possibilidades de ganhar dinheiro por meio da internet. Esse é um excelente meio de subir na vida de forma honesta e, talvez, seja a sua oportunidade de alcançar uma condição financeira confortável!

Valorize o trabalho em equipe

O desenvolvimento colaborativo, felizmente, está cada vez mais presente no cotidiano de muitas empresas. Dá-se cada vez mais valor à ideia de que, para que a empresa cresça, é preciso que todos cresçam juntos.

Seus colegas de trabalho não são inimigos e não impedem sua ascensão profissional. Pelo contrário, trabalhar ao lado deles pode ser a sua chance de se desenvolver ainda mais rápido. É preciso saber ouvir os outros, compartilhar ideias e ouvir as boas sugestões. O trabalho em equipe, além de menos exaustivo, é mais satisfatório e traz melhores resultados para todos.

Se você quer crescer, incentive sua equipe a se desenvolver junto. Ofereça apoio e mostre-se disponível para dar tudo de si pelo sucesso do time. Dessa forma, além do desenvolvimento colaborativo, você trabalha outro ponto muito importante para quem quer crescer profissionalmente: o instinto de liderança.

Não é preciso ter um cargo alto ou comandar uma equipe para ser um líder. O instinto de liderança pode estar nas pequenas ações do seu cotidiano — você pode aprender a lidar com situações de alta pressão, a gerenciar o tempo, mediar conflitos e alinhar a equipe na direção certa.

Todo esse conhecimento será muito útil, independentemente de qual seja o próximo passo na sua carreira.

Seja competitivo, mas sem exageros

Você certamente já ouviu a expressão “competição saudável”. Para quem quer crescer profissionalmente de forma íntegra, colocar esse princípio em prática pode ser uma ótima ideia. A competitividade é a base da nossa sociedade atual — convertida em concorrência comercial, ela garante que tenhamos sempre empresas trabalhando para oferecer os melhores serviços com os menores custos.

Na tecnologia, da mesma forma, a competição estimula o surgimento de novas ideias e a criação de soluções cada vez melhores. Na sua carreira, o resultado pode ser o mesmo. Abandone a ideia de que competir é sempre algo ruim e comece a tentar fazer sempre o seu melhor em todas as situações. Não se trata de querer vencer os outros, já que, como foi citado, o desenvolvimento colaborativo é de extrema importância.

Aplicar a competitividade no seu dia a dia de trabalho significa deixar-se estimular pelos desafios e querer encontrar as melhores respostas. Exercitá-la de maneira saudável é uma forma de demonstrar seu potencial e seu engajamento.

No entanto, é preciso fazer uma ressalva: não exagere. Se tornar um competidor insaciável pode gerar o resultado oposto ao que você espera. É preciso manter o equilíbrio!

Tenha um bom planejamento de carreira

Se você quer crescer profissionalmente, é importante que saiba aonde quer chegar. Tudo fica muito mais fácil se você for capaz de ver com clareza quais são os seus próximos passos e onde eles o levarão.

Faça uma análise do seu momento atual, das conquistas que já teve e das que ainda quer alcançar. Determine pontos de chegada, etapas, com pequenas evoluções que o levarão ao lugar que você almeja.

Depois, pense em quais são as melhores estratégias para evoluir profissionalmente dentro do caminho que você trilhou. O que falta a você para alcançar o próximo passo? Determine metas e ações a curto, médio e longo prazo, e comece a agir. Pensando dessa forma, ficará mais fácil focar naquilo que realmente importa.

Crie uma boa rede de contatos

No mundo atual, conexão é tudo. Criar redes de contato é uma forma de criar oportunidades. Conhecer pessoas de lugares diferentes e que trabalham em áreas distintas permite a você abrir um leque de novas alternativas.

O networking funciona em uma via de mão dupla, na qual é possível trocar informações, repassar e receber conhecimento informalmente. Trocar experiências, compartilhar erros e acertos, buscar dicas para superar situações difíceis — sua rede de contatos pode ser mais um time de suporte para sua ascensão profissional, baseada no desenvolvimento colaborativo.

Mas lembre-se: para criar um bom networking não basta sair adicionando todos os profissionais que encontrar pelas redes sociais. A ideia é realmente manter contato. Uma boa dica para colocar esse ponto em prática é criar grupos de discussão, nos quais vocês possam debater sobre assuntos importantes do dia a dia ligados ao desenvolvimento profissional.

Acredite no seu sucesso

Para que todas essas estratégias funcionem, é preciso que você acredite no que está fazendo, e o pessimismo não ajuda em nada. “Se você não acredita em você mesmo, quem é que vai?” — frase clichê, mas é exatamente isso.

Além de toda a preparação, a ascensão profissional também depende do psicológico, da sua garra e força de vontade. Profissionais de sucesso não só sabem o que querem, como também sabem que conseguirão, mesmo que não seja na primeira tentativa.

É assim que se consegue força e persistência para sempre tentar de novo, identificar os erros e trabalhar para melhorá-los. Como já dissemos, é difícil que algo dê certo se você desiste na primeira tentativa.

Se perceber que algo está impedindo você de evoluir profissionalmente, procure entender o que é esse obstáculo e por qual motivo ele existe. Não permita que coisas que poderiam ser facilmente resolvidas interfiram no seu caminho. Conheça os desafios e crie formas de superá-los. Se não conseguir sozinho, lembre-se da sua rede de contatos, pode ser que alguém já tenha passado por isso antes.

A ascensão profissional é um processo árduo e lento. Mas, com persistência e dedicação, é possível chegar lá. Deixe a zona de conforto de lado e comece a investir em si mesmo. Não perca tempo, pois quanto mais rápido você começar a trabalhar, mais rápido o sucesso virá.

Comece a mudar pequenas ações do seu dia a dia. Troque a televisão por um livro, comece um curso superior ou pós-graduação e se arrisque mais! Sabendo controlar seus gastos e investindo nos estudos, você logo conseguirá subir na carreira com tranquilidade profissional!

Vale ressaltar que uma boa ascensão profissional também está atrelada a uma boa qualidade de vida. Foque no trabalho, mas lembre-se de dar atenção à sua saúde e vida pessoal, só assim o sucesso será completo. Além disso, permaneça firme com sua ética profissional e integridade — o sucesso só vale a pena se for conquistado pelo caminho certo.

Para ajudá-lo ainda mais nessa caminhada, que tal saber quais as características do profissional que o mercado busca? Então, baixe nosso e-book e saiba tudo sobre o que o mercado espera de um profissional!



Nosso App

Nossas Redes Sociais