Connect with us

Guia de Carreiras

Como trabalhar em plataforma de petróleo? Veja aqui!

Até 2028, espera-se que o Brasil tenha crescimento de empregos na indústria de petróleo e gás. Quer saber como transformar sua carreira?

como trabalhar em plataforma de petroleo

Se você está em busca de oportunidades de emprego e quer entender como trabalhar em plataforma de petróleo ou outros setores em crescimento na engenharia, temos boas notícias para você.

Entre 2023 e 2028, o Brasil vivenciará um aumento significativo de postos de trabalho graças às novas plataformas de petróleo que estão programadas para entrar em operação. De acordo com a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), estima-se que cerca de 21 mil empregos serão gerados nesse período.

A Firjan detalha que, das quase 21 mil oportunidades, espera que 6,9 mil empregos diretos floresçam nas próprias plataformas, enquanto outros 13,8 mil empregos indiretos serão gerados em setores que abrangem desde apoio marítimo até transporte de passageiros.

Os salários médios de admissão no setor de extração de petróleo superam os R$ 10 mil mensais, com ofertas que se estendem para administradores, economistas, contadores, engenheiros eletricistas, mecânicos e químicos.

Considerando as vantagens de oportunidades como essas, falaremos a seguir sobre como adentrar nessa área promissora, te explicando qual é o perfil necessário, áreas de atuação, dicas de emprego e, ainda, quais são as especializações necessárias. Quer conferir tudo isso? Então vem com a gente!

Qual é o perfil para quem deseja trabalhar na área?

Para se destacar na indústria de petróleo e gás, é crucial possuir formação técnica ou superior, preferencialmente em engenharias ou áreas relacionadas. A experiência prática é valorizada, seja por meio de estágios, projetos ou trabalhos anteriores.

Entre as principais características de um perfil de destaque estão — além das habilidades técnicas específicas, boa comunicação e capacidade de trabalho em equipe — a adaptabilidade, o comprometimento com padrões de segurança e o interesse por inovação e sustentabilidade.

Estes são pontos essenciais e que, se demonstrados junto a um alinhamento aos valores da empresa, os profissionais têm maiores chances de sucesso na área.

Quais são as áreas de atuação?

A engenharia de petróleo e gás é um campo diversificado com várias áreas de atuação atrativas. Os profissionais podem se envolver na exploração e perfuração, produção, refino e processamento, distribuição e transporte, meio ambiente e sustentabilidade, controle de qualidade, desenvolvimento de tecnologia e gerenciamento de projetos.

Cada área desempenha um papel vital na indústria, proporcionando oportunidades para diversos interesses e habilidades. Seja você um entusiasta da inovação, defensor da sustentabilidade ou apaixonado por resolver desafios, certamente há um espaço na engenharia de petróleo e gás para explorar e contribuir.

Quais são as principais dicas de como conseguir um emprego?

Se você está em busca de oportunidades em empresas offshore, confira a seguir as principais dicas que podem fazer toda a diferença na sua busca por emprego.

Encontre algo que combine com suas habilidades

Empresas offshore valorizam a experiência, então é crucial procurar uma profissão alinhada às suas habilidades. Não é obrigatório ter experiência embarcada, mas ser qualificado e ter experiência na área desejada aumenta suas chances. Consulte o guia de salários para ter uma ideia se a profissão vale a pena.

Faça certificações e cursos exigidos pelo mercado

Para embarcar em plataformas offshore, é necessário ter as qualificações necessárias e cursos básicos, como CBSP e HUET. Empresas offshore preferem candidatos que já possuam essas qualificações. Invista nesse conhecimento para se destacar.

Alinhe o seu currículo ao cargo desejado

Destacar-se desde o início é fundamental. Estruture um currículo focado na posição desejada. Isso aumenta suas chances de passar para a fase da entrevista.

Liste as empresas offshore que você tem interesse

Envie seu currículo para empresas de óleo e gás que atuam no setor offshore. Fique de olho nas oportunidades e monitore as vagas constantemente.

Prepare-se para a fase de entrevistas

A entrevista é uma etapa decisiva. Esteja preparado para se apresentar bem e responder às perguntas do empregador. Destaque suas experiências anteriores e mostre seu melhor.

Fique de olho nos concursos públicos

Uma alternativa é buscar oportunidades em empresas públicas — sendo a Petrobras a principal delas. Saiba como encontrar e onde se informar sobre concursos públicos e prepare-se para as oportunidades que surgirem.

Lembre-se de que, apesar de parecerem simples, essas dicas podem ser o diferencial necessário para que você conquiste um emprego em empresas offshore.

Como uma especialização na área aumenta as chances de conseguir um emprego?

A obtenção de uma especialização na área de plataformas de petróleo pode representar uma vantagem significativa na busca por empregos. Além de adquirir conhecimentos específicos e práticos, essa escolha demonstra comprometimento com a evolução constante do setor.

Ao optar por uma especialização na área de plataformas de petróleo, você ganha conhecimentos específicos que fazem toda a diferença. Essa expertise direcionada faz de você uma escolha mais atrativa para os empregadores, pois mostra que você tem preparo para os desafios específicos do setor.

O campo de petróleo está sempre evoluindo. Com uma especialização, você se mantém atualizado com as últimas tecnologias, práticas e regulamentações do setor. Isso demonstra que você é uma pessoa comprometida em estar à frente nas tendências, algo que os empregadores valorizam.

A paixão pelo campo, evidenciada durante entrevistas, também desempenha um papel crucial. Ao seguir essas dicas, os profissionais estarão mais bem preparados para aproveitar as oportunidades em um setor tão dinâmico quanto o das plataformas de petróleo.

Quais são os cursos de pós graduação da Unyleya em petróleo e gás?

Para aqueles que buscam aprimorar sua trajetória na indústria de petróleo e gás, a Unyleya oferece cursos de pós-graduação que representam uma sólida oportunidade de crescimento profissional. Vamos explorar esses cursos:

Gestão de petróleo e gás

Com uma carga horária de 360 horas, a pós em gestão de petróleo e gás é uma imersão na gestão especializada para a indústria. Proporciona o desenvolvimento de habilidades de gestão essenciais para liderar equipes e coordenar operações de forma eficaz.

Engenharia de estruturas marítimas de petróleo e gás

Com uma imersão que também dura 360 horas, a pós graduação em engenharia de estruturas marítimas de petróleo e gás da Unyleya capacita os participantes a tornarem-se especialistas na concepção e construção de estruturas marítimas para exploração de petróleo, abrindo portas para projetos desafiadores e emocionantes.

Robótica para mineração e extração de petróleo

Explorando o campo da robótica ao longo de 360 horas de duração, a pós graduação em robótica para mineração e extração de petróleo coloca os participantes na vanguarda da tecnologia. Eles aprendem a aplicar a robótica para tornar os processos de mineração e extração mais eficientes e seguros.

Engenharia de petróleo e gás

Levemente maior que os anteriores, a pós em engenharia de petróleo e gás dura 380 horas, este curso permite uma imersão nos aspectos técnicos da indústria. Os participantes adquirem conhecimentos específicos para projetar, operar e aprimorar processos na área de petróleo e gás.

Todos os cursos citados contam com a disciplina optativa de TCC, que acrescenta mais 60 horas de carga horária na duração total. Com o conhecimento especializado obtido nas especializações e uma visão prática e estratégica do setor, é possível ter expectativas de ótimos resultados no futuro.

Invista em sua carreira de maneira sólida e esteja pronto para enfrentar desafios significativos para a sua carreira na indústria de petróleo e gás com os cursos de pós-graduação da Unyleya.

Entendeu como trabalhar em plataforma de petróleo? Então continue aprendendo sobre as possibilidades de especialização com a Unyleya agora mesmo!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD