Connect with us

Guia de Carreiras

Afinal, qual é a melhor faculdade para quem gosta de escrever?

faculdade para quem gosta de escrever

Índice

Na hora de escolher qual faculdade cursar, é essencial considerar suas habilidades e interesses. Afinal, são eles que podem tornar mais fácil esta decisão, bem como contribuir para o seu sucesso profissional no futuro. Além disso, são essas capacidades que podem ajudar em uma atuação mais ampla. Por exemplo, as opções de faculdade para quem gosta de escrever envolvem não só a habilidade da escrita, mas também outras, como a comunicação com as pessoas e o estudo de outras culturas. 

Neste post, confira algumas das carreiras que você pode seguir, se gosta de escrever. Além disso, confira outras formações que podem ajudar a potencializar a sua profissão. Boa leitura! 

Faculdade para quem gosta de escrever: quais as melhores opções? 

Pensando em faculdade para quem gosta de escrever, as opções são muitas. Isso porque escrita é uma habilidade necessária em profissões de diversas áreas. A seguir, veja algumas das carreiras que têm foco nessa habilidade! 

Graduação em História 

Escrever é uma das habilidades mais antigas desenvolvidas pelos seres humanos. Aliás, sem ela a História não poderia ter sido registrada. Sendo assim, esse é um dos cursos em que ela é mais importante. 

Na formação em História, além de estudar o passado das civilizações, incluindo os diversos tipos de sociedades e suas culturas, também há o empenho em preservar seus fatos e objetos, incluindo os acontecimentos presentes, para serem recordados no futuro. 

Assim, é uma área que envolve muita leitura, pesquisa e também o ensino da matéria em escolas e faculdades. 

Graduação em Direito 

Outra área que trabalha muito com escrita e leitura é o Direito. Nessa carreira, essas duas habilidades são um requisito essencial. Afinal, há diversos documentos para escrever e leis que devem ser lidas e compreendidas. 

Como é uma área ampla, que conta com vários segmentos e está em constante mudança, quem entra em Direito precisa se atualizar constantemente em relação às leis e saber elaborar boas defesas e processos, a fim de evitar interpretações erradas em uma causa. 

Já para quem almeja cargos mais elevados, como de Promotor de Justiça ou Juiz, é ainda mais necessário desenvolver a capacidade de escrita. 

Graduação em Pedagogia 

Quando se pensa em uma faculdade para quem gosta de escrever, uma das primeiras opções é ser professor. Por isso, Pedagogia é uma ótima escolha

Nessa área, o profissional pode atuar tanto na parte do ensino quanto no ramo administrativo. No primeiro caso, é possível lecionar na Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental. 

Já no segmento de administração, é possível atuar em diversos cargos em instituições públicas e privadas, por exemplo, como na coordenação do Ensino Fundamental de uma escola. Nos dois exemplos, a habilidade de escrita e leitura também vão ser essenciais. 

Formação pedagógica em Letras 

Uma modalidade específica de faculdade para quem gosta de escrever, a Formação Pedagógica em Letras foi criada para quem tem interesse em iniciar uma carreira de professor de Português na Educação Básica. Nesse caso, a pessoa já tem um bacharelado ou formação tecnóloga, por isso o curso é mais curto. 

Licenciatura em Língua Portuguesa 

A Licenciatura em Língua Portuguesa é outra boa opção de faculdade para quem gosta de escrever. Com essa formação, é possível atuar no Ensino Básico e também Superior, além de outros campos relacionados com Educação. Outras opções também são trabalhar com escrita como redator e revisor de textos. 

Graduação em Secretariado 

Uma carreira na área de gestão, o Secretariado também é uma faculdade para quem gosta de escrever. 

Formado para dar todo o suporte a uma empresa, a formação exige ótimas habilidades de escrita e comunicação, bem como capacidade organizacional, atualização constante em sua área e até domínio de outros idiomas, no caso de corporações internacionais. 

Quais outras formações ajudam em uma carreira para quem gosta de escrever? 

Seja para quem já é formado ou para quem ainda vai procurar uma faculdade, outros tipos de formação também conversam bastante com a área de escrita. Nesse caso, você pode escolhê-las como profissão ou um complemento para sua carreira. 

Marketing

Na área de Marketing, o profissional aprende todos os mecanismos para criar e posicionar uma marca. Nesse sentido, também estuda áreas como Marketing de Conteúdo, técnicas de copywriting e SEO para produzir as melhores peças, a fim de alcançar um público-alvo. 

Produção cultural, arte e entretenimento

Para quem gosta de lidar com pessoas e projetos diferentes o tempo todo, além da escrita, a especialização em Produção cultural, arte e entretenimento também é uma ótima escolha. 

Trabalhando o tempo todo com a promoção de ações culturais, a formação também exige boas habilidades de escrita e leitura, já que você pode atuar na gestão de eventos, elaboração de projetos, bem como em segmentos mais burocráticos, como a Legislação relacionada às ações culturais. 

Jornalismo

Quem quer escrever com constância e expor suas ideias, pode aproveitar a tradicional área do Jornalismo. Para quem tem essa formação, há várias especializações no segmento, nas quais você pode atuar em diversos ramos, como: 

  • Jornalismo Digital; 
  • Jornalismo Esportivo; 
  • Jornalismo Investigativo; 
  • Jornalismo Político. 

Independentemente de qual escolha, esta é uma forma de focar a carreira jornalística em uma vertente que pode unir outro tipo de hobby que você gosta, além de oferecer um trabalho mais dinâmico. 

Além disso, a pós-graduação em uma área específica também ajuda a desenvolver mais habilidades na Comunicação. Por exemplo, quem se especializa na Política, entende melhor sobre leis e órgãos públicos, podendo ter uma visão mais neutra e completa sobre a administração pública, que pode refletir nos materiais que escreve para a sociedade. 

Investir em uma formação de qualidade é essencial. Nesse caso, escolher uma boa faculdade é o primeiro passo para conseguir isso. Porém, também é preciso optar por uma formação que reflita as suas habilidades e gostos pessoais. Assim, como você viu, há várias opções de faculdade para quem gosta de escrever. Aliás, o melhor é que em qualquer uma delas, é possível unir não só a capacidade de escrita, como também outras habilidades. 

Quer saber quais são as melhores opções para usar suas habilidades de escrita? Acesse nosso site e descubra a carreira certa para você! 

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD