Connect with us

Inicie Sua Carreira

Escolha a melhor faculdade de Pedagogia com nossas 5 dicas

melhor faculdade de pedagogia
Tempo de Leitura: 5 minutos

Tão importante quanto a escolha do curso é a selecionar a melhor faculdade de Pedagogia para ir em busca do tão sonhado diploma. Contar com uma instituição de ensino que oferece todos os recursos que você precisa para ter um bom desenvolvimento profissional e pessoal faz toda a diferença.

Afinal, com um bom suporte acadêmico, é possível ter experiência positiva durante a universidade e receber uma boa preparação para ter acesso a melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Pensando nisso, fizemos uma lista com 5 dicas que vão ajudar a escolher a melhor faculdade de Pedagogia para você. Acompanhe!

Quais são as características de uma faculdade de Pedagogia?

Um curso de Pedagogia costuma ser encontrado no formato de licenciatura, com duração de 3 anos. Ao longo da graduação, o aluno vai ter contato com disciplinas que ajudam na formação como um docente.

Além disso, é interessante ressaltar que é possível estudar Pedagogia a distância ou na modalidade presencial. Cada uma das opções oferece uma série de benefícios específicos. Assim, é preciso observar o que você precisa e busca em um curso superior.

Com o curso, você terá contato com conteúdos que ajudam a entender as estruturas por trás da aprendizagem e do ensino. Além disso, vai conhecer as técnicas de didática e de planejamento pedagógico que podem ser usadas na vida profissional.

O principal objetivo de uma faculdade de Pedagogia é formar profissionais aptos para lecionar em cursos de Ensino Fundamental ou administrar turmas de alunos do maternal e da pré-escola.

Como escolher a melhor faculdade de Pedagogia?

Já que o curso de Pedagogia é tão importante para a formação de profissionais essenciais para a sociedade, nada melhor que saber o que fazer para acertar na escolha da instituição de ensino, certo?

Existem diversos pontos a levar em consideração na hora de tomar a decisão. A seguir, confira os 5 principais!

1. Verifique o corpo docente

Uma das maneiras de saber como vai ser a experiência de um curso é observar o corpo docente. Afinal, são os professores os principais responsáveis pelo aprendizado de um aluno na graduação.

Desse modo, quanto mais qualificado for o corpo docente, maiores as chances de aprender conteúdos atualizados, construtivos e de fontes confiáveis. Além disso, é preciso levar em conta que os professores podem fazer parte do seu networking.

Por conta disso, ter contato com docentes capacitados ajuda a ter acesso a melhores oportunidades no mercado de trabalho, receber dicas para se destacar na área de atuação e, inclusive, aprender ótimas práticas de ensino.

2. Entenda as características do curso

A faculdade de Pedagogia tem algumas características básicas, como você viu. No entanto, cada instituição de ensino pode aplicar as próprias metodologias, que são capazes de alterar um traço ou outro do curso.

No geral, a duração, o objetivo e os conteúdos obrigatórios tendem a ser iguais em todas as instituições de ensino. Contudo, uma coisa ou outra pode mudar, e observar as características do curso de cada faculdade ajuda a tomar a melhor decisão.

Esse tipo de informação pode ser consultado no projeto pedagógico da instituição ou no site institucional. Além disso, você pode entrar em contato com a faculdade sempre que quiser tirar alguma dúvida.

3. Veja a grade curricular

Quer uma maneira de saber qual é o melhor curso para você? Analise a grade curricular das diferentes opções. Com essa atitude, é possível descobrir o que será aprendido ao longo da graduação e ver se a proposta da faculdade combina com o que estava esperando.

Comparar as grades curriculares de diferentes instituições de ensino, inclusive, é uma estratégia muito inteligente para quem tem interesse em ver o quão completo é o curso oferecido em cada lugar, além de verificar quais são os diferenciais de cada opção.

4. Confira o material didático 

O material utilizado nas aulas também é fundamental para ter um bom aproveitamento do curso e uma preparação adequada para a atuação na área. Nesse caso, vale a pena levar em consideração que o campo da Pedagogia tem muitos estudos em andamento. Por conta disso, há a constante produção de novos materiais.

O importante é que a metodologia de ensino da instituição conte com materiais atualizado, que ofereçam o que os alunos precisam para ter uma formação completa. Além disso, as fontes precisam estar de acordo com as principais ideias do ramo científico e acadêmico da área.

5. Entenda como funciona o suporte da instituição

Não são apenas o corpo docente, a grade curricular e o corpo docente que contam para a experiência que você pode ter em uma instituição de ensino. O suporte que a faculdade oferece também faz toda a diferença para a jornada universitária.

Uma instituição que apresenta um canal de comunicação ágil e transparente facilita diversos processos burocráticos, desde a matrícula até a solicitação do diploma. Além disso, tende a ser mais aberta para tirar dúvidas e solucionar problemas que podem surgir ao longo da graduação.

Uma forma de ver como é o suporte da instituição é entrar em contato diretamente com o lugar. O atendimento recebido pode ajudar bastante na sua decisão. Outra opção é conversar com alunos ou ex-alunos para saber a opinião deles sobre o apoio que a faculdade oferece para a rotina de estudos universitários.

Quais são os diferenciais da Unyleya?

Com atuação na Educação a Distância (EAD) há mais de 15 anos, a Unyleya oferece opções de cursos 100% digitais, com foco em inovação. Além disso, conta com um corpo docente qualificado e disposto a auxiliar os alunos com tudo o que for necessário para um bom aprendizado.

Outro dos principais diferenciais da Unyleya é a metodologia de ensino engajadora. A proposta da instituição é se aproximar dos alunos e incentivar a participação ativa na construção do próprio futuro. Por conta disso, oferece uma plataforma interativa e que facilita a comunicação entre estudantes, professores e profissionais.

Com tudo isso, é possível estudar Pedagogia com muito mais conforto, suporte e inovação. Assim, você recebe toda a preparação necessária para se destacar no mercado de trabalho.

Como começar Pedagogia na Unyleya?

Você também vai gostar de saber que existem várias maneiras de começar a estudar Pedagogia na Unyleya. Afinal, as formas de ingresso ao curso são variadas, como:

  • vestibular simplificado — por meio do envio de uma redação;
  • nota do Enem — com, no mínimo, 500 pontos de média;
  • segunda graduação — a apresentação de um diploma de Ensino Superior já garante a sua entrada, sem a necessidade de realizar um novo vestibular;
  • transferência — é possível transferir a matrícula de outra instituição para a Unyleya.

Agora que você sabe o que fazer para encontrar a melhor faculdade de Pedagogia, não perca mais tempo e dê início aos estudos. Assim, é possível se aproximar cada vez mais dos seus objetivos profissionais!

Quer saber mais sobre a graduação em Pedagogia da Unyleya? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Carreira de gestor

Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.