Connect with us

Carreiras em Direito

6 carreiras jurídicas para ingressar com os cursos da Unyleya

carreiras juridicas
Tempo de Leitura: 4 minutos

Para se manter competitivo no mercado de trabalho, é preciso estar sempre estudando e se especializando. Uma boa dica é seguir em áreas jurídicas, pois elas são bastante promissoras e contam com excelentes remunerações e benefícios.

Além disso, a graduação em Direito é muito ampla e abre oportunidades em diversas áreas de atuação, tais como trabalhista, criminal, civil, tributária, previdenciária, entre outras.

Neste post, você vai descobrir quais são as carreiras jurídicas que estão em alta, além de entender como o curso da Unyleya pode te ajudar nessa jornada. Continue a leitura e descubra!

Por que ingressar em uma carreira jurídica?

A faculdade de Direito está entre uma das mais procuradas pelos brasileiros. Isso se dá por conta dos inúmeros benefícios que esse tipo de formação pode proporcionar ao profissional e à sociedade em geral.

Essa é uma carreira que, apesar da saturação do mercado, consegue ser bastante promissora, devido a sua ampla variedade de áreas de atuação.

Quais são as principais carreiras jurídicas?

Existem boas oportunidades para as carreiras jurídicas, tanto no âmbito público quanto no privado. Entretanto, são carreiras bastantes disputadas e os profissionais devem estar sempre estudando e se atualizando para conseguirem se destacar dos demais. Veja a seguir mais detalhes sobre cada uma delas.

Carreiras públicas

Passar em um concurso público na área do Direito exige foco e determinação, pois, em geral, eles são bem concorridos. Isso ocorre devido à alta remuneração e estabilidade profissional que esses concursos proporcionam. Veja a seguir as principais carreiras públicas.

Procurador

É possível ser procurador nos âmbitos Municipal, Estadual ou Federal. Esse profissional tem como função principal defender os interesses do órgão público representado.

Para ingressar nessa carreira, o candidato deve passar em um concurso público, com testes objetivos, avaliação oral e prova de títulos.

Promotor

Essa é uma das carreiras jurídicas mais buscadas pelos bacharéis em Direito, pois tem a função de cuidar da ordem pública e defender os interesses da sociedade e dos cidadãos.

Para isso, o promotor atua na investigação de crimes, como o desvio de dinheiro público e assegura o cumprimento da lei, além de garantir o respeito aos Direitos Humanos.

Defensor público

O trabalho do defensor público é garantir o acesso à justiça a todas as pessoas, pois ele representa e defende os cidadãos que não têm condições financeiras de pagar por um advogado.

Juiz

Representante do Poder Judiciário, tem como principal atribuição resolver conflitos entre pessoas, empresas e/ou poder público de forma justa e imparcial.

Para ingressar nessa carreira, é preciso ter pelo menos três anos de experiência profissional na área jurídica e passar em um concurso público que, no geral, costuma ser bem difícil e concorrido.

Em virtude da complexidade do concurso, há casos em que as vagas nem são preenchidas por falta de candidatos à altura do cargo.

Contudo, depois de passar no concurso público, esse profissional ganha em média uma remuneração de R$ 20.000,00, dependendo da região.

Delegado

Para atuar nessa área, assim como para ser Juiz, não é necessário passar na prova da OAB, ou seja, não é obrigatório ter a licença para advogar. Entretanto, também é preciso ter três anos de atuação na área jurídica para concorrer a uma vaga.

Esse profissional irá trabalhar na área da segurança pública, conduzindo investigações criminais e orientando equipes para a prevenção e repressão de crimes em geral. Para isso, ele deve ter um amplo conhecimento em Direito Penal e um perfil profissional condizente com as funções que vai exercer, ou seja, deve ser resiliente, ético e ter um bom controle emocional.

Desembargador

Esse é um cargo obtido por meio de nomeação, ou seja, é escolhido diretamente pelo governador do Estado (caso for para a Justiça Eleitoral) ou pelo Presidente da República (caso for para a Justiça Federal).

Ele é considerado um juiz de segunda instância, pois é responsável por solucionar casos que não foram resolvidos pelo juiz de primeira instância.

Para assumir esse cargo, o profissional deve ter pelo menos três anos de formação em Direito, e três anos de exercício na área jurídica.

Carreiras privadas

Caso você decida por seguir na área privada, saiba que também existem muitas oportunidades, tais como abrir o seu próprio escritório, atuar com consultoria jurídica ou trabalhar em firmas de advocacia. Veja a seguir as principais áreas de atuação de um advogado:

  • Direito Penal;
  • Direito Civil;
  • Direito Previdenciário;
  • Direito do Consumidor;
  • Direito Trabalhista;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Eleitoral.

Além disso, o networking profissional é extremamente importante na área do Direito, haja vista que essa é uma forma bastante eficaz de se tornar conhecido e ganhar o respeito das outras pessoas desse segmento.

Em suma, essa carreira pode ser bastante rentável. Por isso, é importante ter um planejamento pessoal e saber quanto cobrar de honorários advocatícios.

Como um bom curso pode ajudar?

Para atuar nas carreiras da área jurídica mencionadas acima, é necessário fazer faculdade. Isso porque um bom curso pode te auxiliar na preparação para os concursos públicos, além de aumentar o seu conhecimento jurídico, melhorando a qualidade dos seus serviços.

Quais são os diferenciais da Unyleya?

A graduação em Direito da Unyleya conta com uma metodologia exclusiva, visto que é referência no oferecimento de cursos de forma 100% digital. Além disso, o corpo docente é formado por especialistas, mestres e doutores, que estão dispostos a te ajudar, oferecendo uma formação de qualidade.

Vale ressaltar que agora é possível fazer a faculdade de Direito na modalidade EAD, trazendo mais conforto e comodidade, sem precisar se deslocar todos os dias para estudar.

Investir em carreiras jurídicas é uma excelente opção, pois elas dispõem de altas remunerações e boas oportunidades de trabalho para o crescimento profissional. Entretanto, é preciso ter em mente que, para se destacar na advocacia ou na carreira jurídica pública, é necessário estudar bastante e estar sempre atualizado com as principais tendências na área da advocacia.

E aí? Se interessou pelo conteúdo apresentado e quer saber mais sobre as carreiras jurídicas? Então não perca tempo e entre em contato conosco para que possamos auxiliar você nessa escolha tão importante!


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br
Guia completo para escolher o curso e a faculdade ideais sidebar

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.