Connect with us

Carreiras em Direito

Por que a partir de agora é permitido fazer Direito na modalidade EAD?

direito ead
Tempo de Leitura: 4 minutos

Por muito tempo, estudar Direito na modalidade de Educação a Distância (EAD) não passou de um sonho distante. A partir de julho de 2021, no entanto, o Ministério da Educação passou a autorizar o funcionamento dessa graduação a distância. A decisão finalmente chegou depois de anos de espera para que pedidos de curso de Direito EAD fossem analisados pelo MEC.

Apesar dessa demora, uma grande quantidade de cursos EAD já é ofertada no país, e a tendência é que atraiam um público cada vez maior. Segundo o Censo da Educação Superior, 50,7% dos estudantes que ingressaram no Ensino Superior da rede privada em 2019 optaram pela educação a distância. A modalidade já reúne 28,4% do total de alunos de graduação do Brasil.

Diante disso, preparamos este post que traz informações essenciais para você conhecer o curso de Direito EAD e entender por que vale a pena apostar nesse formato. Tem interesse no assunto? É só continuar a leitura!

Como é o curso de Direito na modalidade EAD?

Por ainda ser uma novidade, é normal se perguntar o que esperar de um curso de Direito EAD. A resposta é simples: o mesmo que do curso presencial — aulas e atividades que combinam teoria e prática a fim de preparar os estudantes para seguir a carreira jurídica.

Desse modo, essa graduação é um bacharelado que dura 5 anos, em média, e estuda temas como os que listamos a seguir:

  • Direito Administrativo;
  • Direito Ambiental;
  • Direito Civil;
  • Direito Constitucional;
  • Direito do Consumidor;
  • Direito do Trabalho;
  • Direito Econômico;
  • Direito Penal;
  • Direito Previdenciário;
  • Direito Processual;
  • Direito Tributário;
  • Prática Jurídica;
  • Processo Penal;
  • Psicologia Jurídica.

Ao longo do curso, o ideal é que também haja a abordagem de temas que estão entre as tendências do Direito, como a cibersegurança, muito importante para o Direito Digital, e o empreendedorismo jurídico. Por fim, o estudante se torna um bacharel em Direito e precisa passar pelo exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para exercer a profissão de advogado.

Vale destacar que cursos EAD são concebidos especificamente para funcionarem nesse formato. Assim, todos os detalhes são cuidadosamente planejados para levar a faculdade até o estudante. Há toda uma metodologia que foi desenvolvida e continua a ser aperfeiçoada para oferecer um ensino de qualidade por meio de recursos 100% digitais.

Logo, é importante não confundir a modalidade EAD com o sistema de ensino remoto que foi adotado por cursos presenciais que precisaram interromper as aulas durante a pandemia de Covid-19. Nesses casos, os cursos não contavam com a estrutura e tecnologia adequadas para oferecer o ensino como acontece em uma faculdade a distância.

Quais são as diferenças em relação ao curso tradicional?

Para ser reconhecida pelo MEC, uma graduação EAD precisa atender a uma série de requisitos que asseguram a oferta de uma educação de qualidade, passando pelo mesmo processo rigoroso de avaliação que os cursos presenciais. Não é à toa que os diplomas de graduações presenciais e EAD têm a mesma validade.

Por isso, as diferenças entre o curso tradicional e na modalidade EAD estão na metodologia de ensino. No curso de Direito EAD, os alunos têm aulas em uma plataforma digital que geralmente é chamada de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Aulas em formato de vídeo, textos, atividades interativas e contato com professores acontecem na plataforma.

Qual carreira mais combina com você?

Desse modo, trata-se de uma experiência diferente, mas não inferior. Em um mundo cada vez mais digital, quem pretende atuar na área do Direito precisa se adaptar às novas tecnologias. Nesse contexto, a graduação a distância proporciona a chance de começar a fazer isso.

Por que vale a pena cursar Direito EAD?

A Educação a Distância oferece uma série de benefícios. Para quem vive longe dos grandes centros urbanos, por exemplo, a modalidade é uma maneira de ter acesso ao Ensino Superior sem precisar se deslocar por grandes distâncias todos os dias.

Quem precisa conciliar estudos com o trabalho e outras atividades também encontra na EAD a oportunidade de conquistar uma formação. Isso acontece devido à flexibilidade de horários da Educação a Distância, que permite estudar a qualquer momento, de acordo com o que funciona melhor na rotina de cada estudante.

Outro benefício que faz o Direito EAD valer a pena é o melhor aproveitamento das aulas nesse formato. É possível assisti-las quantas vezes quiser, algo inviável para quem frequenta a faculdade presencial. Esse recurso é um grande aliado na fixação dos conteúdos e no processo de aprendizagem como um todo.

Quais são os diferenciais do curso da Unyleya?

A graduação em Direito EAD da Unyleya tem 10 semestres de duração, ao longo dos quais é distribuída uma carga horária de 4.720 horas. A instituição de ensino, que é referência em Educação a Distância, oferece uma metodologia exclusiva que simplifica o processo de aprendizagem e garante uma experiência EAD de excelência.

O curso trabalha com materiais didáticos especialmente desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar que inclui o próprio corpo docente da Unyleya, revisores, editores e outros profissionais. Além dos livros que os estudantes podem baixar e imprimir, há o acesso permanente a uma biblioteca que tem um amplo acervo com milhares de obras.

Também há aulas em vídeo, conteúdos interativos e fóruns nos quais os professores dão atenção individualizada aos alunos. Tudo isso fica disponível por meio de um aplicativo e uma plataforma construídos com os melhores recursos tecnológicos educacionais.

Uma vez que as atividades práticas são uma parte fundamental da formação em Direito, fazem parte da grade curricular a disciplina Laboratório de Práticas e o estágio supervisionado. Graças ao Núcleo de Práticas Jurídicas Digital, os alunos têm a oportunidade de lidar com casos simulados e reais, preparando-se de forma realista para ingressar no mercado de trabalho.

Diante de todas essas informações sobre o curso de Direito EAD, fica claro que o MEC tomou a decisão certa ao autorizar essa graduação. Ela atende a uma demanda da própria sociedade, que está cada vez mais entendendo os benefícios da Educação a Distância e aderindo a essa forma inovadora de estudar.

Então, o que achou do curso de Direito EAD? Tem interesse nessa graduação? Entre em contato com a Unyleya e descubra todos os detalhes sobre esse curso tão promissor!

Carreira de gestor

Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.400 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.