Connect with us

Inicie Sua Carreira

Trabalho acadêmico: o que você precisa saber sobre isso?

trabalho acadêmico

Começar uma graduação certamente mexe com a rotina dos estudantes. Afinal, é preciso ter uma boa gestão de tempo para se adaptar a um ritmo de estudos e atividades diferentes dos que eram vistos na época do ensino médio. Entre as novidades dessa fase, estão os diferentes tipos de trabalho acadêmico que são solicitados pelos professores regularmente.

A princípio, esses trabalhos causam mesmo certo estranhamento, mas com a prática todo mundo acaba se acostumando a eles. É apenas uma questão de entender o que são os trabalhos acadêmicos, conhecer seus diversos tipos e saber como cada um deles deve ser produzido.

Quer começar a se familiarizar com esse assunto? Continue a leitura deste post que desenvolvemos especialmente para esclarecer suas principais dúvidas sobre os trabalhos que você vai precisar fazer na faculdade. Boa leitura!

O que é um trabalho acadêmico?

Um trabalho acadêmico é toda produção científica realizada nas faculdades e demais instituições de ensino superior. Trata-se de um material escrito que pode ser feito de diversas maneiras, sempre seguindo as normas determinadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para cada um dos tipos existentes.

Os trabalhos acadêmicos, dos mais simples aos mais complexos, sempre são fruto de pesquisas e estudos de livros e outros trabalhos científicos publicados. Não pode haver “achismos” no meio acadêmico, mas sim argumentos com base em referências sólidas. Além disso, todos os textos precisam ser escritos em tom formal, objetivo e de acordo com a norma culta da língua.

Embora cada tipo de trabalho acadêmico tenha características próprias, eles costumam apresentar a seguinte estrutura:

  • elementos pré-textuais — capa, folha de rosto, resumo, listas (de ilustrações, tabelas, abreviaturas etc.), sumário, entre outros;
  • elementos textuais — introdução, desenvolvimento e conclusão;
  • elementos pós-textuais — referências bibliográficas, glossário, anexos, entre outros.

Quais são os principais tipos de trabalhos acadêmicos?

Agora que você já sabe o que é um trabalho acadêmico, o próximo passo é conhecer os tipos e suas especificidades. A seguir, destacamos os que mais fazem parte da vida de um estudante de ensino superior. Confira!

Resumo

Um resumo, como o próprio nome diz, é uma síntese dos pontos mais relevantes de um material, ou seja, um apanhado geral das ideias e argumentos apresentados pelo autor. Existem dois tipos de resumos:

  • simples — aparece como elemento pré-textual de outros trabalhos acadêmicos, como artigos científicos e monografias, e tem apenas um parágrafo com 100 a 500 palavras;
  • expandido — tem entre 4 e 5 páginas ao longo das quais as informações são abordadas em tópicos, podendo incluir também gráficos e tabelas. Nesse tipo, o material que está sendo resumido deve ser comparado ao de outros autores sobre o mesmo tema.

Resenha

É mais um tipo de trabalho acadêmico que tem o objetivo de destacar os principais pontos de um material, mas neste caso ele também abre espaço para uma análise do tema, indo além de uma simples síntese. Na graduação, é muito comum ter que fazer resenhas de livros, artigos científicos e até de filmes.

As resenhas acadêmicas devem incluir os seguintes elementos:

  • dados bibliográficos da obra resenhada;
  • apresentação da obra e do seu autor;
  • descrição das ideias expostas nesse material;
  • análise crítica da obra;
  • conclusão, apontando se você recomenda ou não o material para estudo.

Relatório

Esse é um trabalho acadêmico bastante técnico, já que tem o objetivo de relatar o andamento ou os resultados de uma pesquisa ou atividade acadêmica. Quem faz parte de projetos de pesquisa sempre tem que apresentar relatórios para acompanhamento dos estudos. Um relatório também é o trabalho normalmente solicitado ao término de estágios supervisionados.

Professores ainda costumam pedir relatórios de visitas técnicas, palestras e eventos acadêmicos em geral. Para produzir esse trabalho, você deve seguir a estrutura que mencionamos — com elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais —, incluindo algumas considerações sobre os aprendizados adquiridos ao longo da experiência.

Artigo científico

Enquanto o relatório é utilizado para acompanhamento dos projetos de pesquisa, os artigos científicos são produzidos para apresentar seus resultados finais. Assim, trata-se de um trabalho acadêmico complexo que só costuma ser requisitado nos últimos períodos da graduação, podendo até ser um trabalho de conclusão de curso (TCC).

Além de apresentarem ideias originais, os artigos podem ser desenvolvidos para analisar e discutir abordagens já publicadas — nesse caso, são considerados artigos científicos de revisão. Os artigos são trabalhos acadêmicos que podem, inclusive, ser publicados em revistas especializadas, o que dá a seus autores maior autoridade no meio científico.

De modo similar aos relatórios, os artigos também seguem a estrutura tradicional dos trabalhos acadêmicos — elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Monografia

A monografia é o TCC mais comum nas graduações. Esse é um trabalho acadêmico no qual o estudante deve estudar e debater um determinado tema, com base em uma análise aprofundada das referências bibliográficas. O resultado é um texto mais longo do que um artigo científico — enquanto este tem entre 5 e 25 páginas, a monografia costuma ter entre 30 e 60.

A estrutura do material também segue a sequência que citamos antes — elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais —, sempre obedecendo às normas da ABNT. Algo que chama a atenção na monografia é a necessidade de uma apresentação de trabalho oral diante de uma banca examinadora, sendo a sua aprovação decisiva para que o aluno possa se formar.

Tantos detalhes podem gerar receio em quem ainda não teve que colocar a mão na massa para produzir os trabalhos, mas não há motivos para pânico. Isso porque toda boa instituição de ensino tem o cuidado de orientar seus alunos em relação a como cada trabalho acadêmico deve ser feito.

Além disso, os estudantes começam pelos tipos mais simples, como resumos e resenhas, para só depois terem que desenvolver um artigo científico ou monografia, por exemplo. As habilidades e conhecimentos necessários para isso são desenvolvidos gradualmente no decorrer do curso.

Portanto, escolha uma instituição de qualidade para ter todo o suporte necessário na sua graduação. Assim, você vai produzir os mais diferentes tipos de trabalho acadêmico sem dificuldades e conquistará uma formação de excelência para construir uma carreira de sucesso na área que você escolher para atuar.

Gostou das informações e dicas que trouxemos neste post? Leia também nosso conteúdo sobre o método GTD e saiba como se organizar melhor para atingir seus objetivos!

5/5 - (2 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD