Connect with us

Carreiras em Direito

O que esperar do valor da faculdade de Direito a distância?

curso de direito a distancia
Tempo de Leitura: 6 minutos

Historicamente uma das formações mais procuradas do Brasil, a graduação em Direito foi, por muitos anos, ofertada apenas na modalidade presencial. No entanto, já faz tempo que a modalidade de Educação a Distância (EAD) começou a ser debatida para essa carreira. Em meio às discussões, um ponto que desperta curiosidade é o valor do curso de Direito a distância.

Isso acontece porque o curso de Direito presencial é conhecido não só por ser muito procurado e bastante tradicional, mas também pelo alto custo das suas mensalidades. Consequentemente, não é todo mundo que consegue arcar com as despesas para ingressar na faculdade e se preparar para seguir a carreira jurídica.

Pensando nisso, desenvolvemos este post para te ajudar a entender o que você pode esperar do valor da faculdade de Direito EAD, além de trazer outras informações importantes acerca do tema. Acompanhe!

O curso de Direito a distância já foi autorizado pelo MEC?

Durante mais de 10 anos, inúmeros pedidos de autorização do curso de Direito a distância se acumularam no Ministério da Educação (MEC). Embora houvesse um sério debate sobre o assunto — o qual envolvia tanto o MEC e as instituições de ensino quanto a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) —, os processos continuavam parados.

A situação começou a mudar no primeiro semestre de 2021 quando, devido aos protocolos sanitários da pandemia de Covid-19, o MEC passou a fazer as avaliações necessárias para a autorização de cursos de forma virtual. Isso inclui entrevistas online e o uso de câmeras para verificar a infraestrutura das instituições de ensino.

Com a dispensa das viagens para visitas presenciais que costumavam atrasar o processo, as primeiras autorizações para abertura de cursos de Direito a distância finalmente começaram a chegar em julho de 2021. O pedido da Unyleya, por exemplo, passou pela avaliação e foi aprovado com nota máxima.

A graduação em Direito EAD deve ser mais acessível?

Antes de abordar a questão do valor do curso de Direito a distância, vale a pena ressaltar que não é só em relação ao investimento financeiro que uma graduação EAD pode ser mais acessível do que a presencial. Isso tem a ver com as características que diferenciam essas duas modalidades de ensino e pesam na escolha dos estudantes.

Afinal de contas, um curso presencial exige disponibilidade de tempo para frequentar as aulas em horários e locais determinados pela instituição de ensino. A Educação a Distância, por outro lado, oferece uma flexibilidade que permite estudar em qualquer lugar e a qualquer momento, de acordo com o que se encaixa melhor na rotina.

Por isso, a existência do curso de Direito a distância torna essa formação acessível para quem não tem como se adaptar à programação rígida de uma faculdade presencial. Seja por não poder se deslocar até a faculdade todos os dias, seja por precisar conciliar estudo e trabalho, cursar Direito EAD é a solução para muitas pessoas que almejam a carreira jurídica.

Quais são as vantagens e desvantagens do curso de Direito EAD?

A flexibilidade de horários e de locais para estudar não é a única vantagem de fazer o curso de Direito a distância. A experiência nessa modalidade de ensino ajuda a desenvolver habilidades cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho, como a proatividade e a gestão do tempo, o que faz diferença para quem quer se destacar como profissional.


Além disso, o contato frequente com ferramentas digitais ao longo do curso EAD também serve como uma preparação para a realidade do mercado. Isso porque os escritórios de advocacia já adotam uma série de recursos tecnológicos na execução de tarefas burocráticas de rotina, de modo que os profissionais precisam saber trabalhar com esse tipo de ferramenta.

Quanto às desvantagens de optar pela faculdade de Direito EAD, tudo depende de como cada pessoa lida com esse formato. Afinal, a flexibilidade e a autonomia que a Educação a Distância oferece podem ser um problema se o estudante não souber se organizar para não acumular os conteúdos.

Por isso, quem decide fazer um curso de Direito a distância deve se preparar para ter um ritmo de estudos consistente. Como mencionamos, os horários e locais de estudo na EAD podem variar tanto quanto for necessário, mas é fundamental reservar o tempo adequado para as matérias e participar das atividades propostas pelos professores.

O que esperar em relação ao valor da faculdade de Direito a distância?

De modo geral, graduações EAD são mais baratas do que as presenciais, e não é difícil entender por que isso acontece. Um dos fatores é que cursos a distância têm um custo de manutenção mais baixo para a instituição de ensino.

Uma faculdade presencial precisa de uma grande infraestrutura física para funcionar — com muitas salas de aula e outros ambientes, o que gera altas contas de luz, água e telefone, entre outras. Já a modalidade EAD necessita de um espaço bem menor para o funcionamento do polo de apoio, enquanto o ensino propriamente dito acontece pela internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O corpo docente da EAD também é reduzido, uma vez que as aulas e materiais didáticos conseguem chegar a um número maior de alunos simultaneamente. Toda essa economia para a instituição de ensino faz com que seja viável oferecer cursos EAD com mensalidades mais em conta do que as encontradas nas suas versões presenciais.

Desse modo, é seguro dizer que o valor do curso de Direito a distância deve ser mais baixo — e acessível — do que o presencial, e isso sem que haja qualquer retrocesso na qualidade do ensino. Muito pelo contrário, a EAD trabalha com recursos inovadores que preparam os estudantes para um mercado de trabalho moderno, algo que vem sendo abordado em diversos podcasts sobre Direito.

Como é o mercado de trabalho para quem faz Direito EAD?

Uma dúvida comum em relação aos cursos EAD se refere ao reconhecimento que esse tipo de formação tem no mercado de trabalho. Porém, não há por que se preocupar, pois os diplomas das faculdades EAD e presenciais têm exatamente a mesma validade. Assim, as oportunidades no mercado são as mesmas.

O que faz diferença a partir do momento que um profissional conclui a graduação é a sua dedicação para conquistar boas oportunidades. E não são poucas as áreas de atuação para quem se forma no curso de Direito, independentemente da modalidade escolhida.

Um dos caminhos com mais possibilidades é a advocacia privada. Nesse setor, o profissional pode montar o próprio escritório, ser contratado por escritórios de terceiros ou por grandes empresas, inclusive prestando consultoria. Além disso, é possível escolher entre diversas especialidades, como:

  • Direito Ambiental;
  • Direito Civil;
  • Direito Contratual;
  • Direito do Consumidor;
  • Direito do Trabalho;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Penal;
  • Direito Tributário.

O setor público também reserva grandes oportunidades para quem quer seguir a carreira jurídica. Os cargos podem ser alcançados por meio de concursos públicos e oferecem uma ótima estabilidade na profissão, motivo pelo qual as vagas são bastante concorridas. A seguir, listamos algumas dessas possibilidades:

  • defensoria pública;
  • delegacia de polícia;
  • magistratura;
  • promotoria de justiça.

Além disso, a carreira acadêmica é mais um caminho possível para quem se forma no curso de Direito a distância. Nesse caso, é necessário fazer também cursos de pós-graduação para poder atuar como professor do Ensino Superior. Muitos profissionais conciliam esse tipo de atuação com outras ocupações no ramo da advocacia, aumentando seus rendimentos e contribuindo para a formação de novos profissionais.

Como escolher a instituição de ensino certa?

Independentemente do valor da faculdade de Direito a distância, é fundamental saber analisar as instituições de ensino na hora de decidir onde estudar. Um ponto importante a ser observado ao longo desse processo é a tradição da instituição no âmbito da Educação a Distância.

Nesse sentido, a Unyleya já está há 14 anos no mercado, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação — são mais de 1.000 cursos reconhecidos pelo MEC — exclusivamente na modalidade a distância por todo o Brasil. Toda essa experiência se reflete em uma metodologia diferenciada que foca uma disciplina por mês, o que facilita o aprendizado.

Outro aspecto que merece atenção é o Ambiente Virtual de Aprendizagem. No caso da Unyleya, os estudantes têm à disposição um aplicativo e uma plataforma desenvolvidos com os melhores recursos da tecnologia educacional. É lá que se tem acesso 24 horas às aulas e demais materiais didáticos, incluindo materiais interativos e atividades.

Como o contato com os professores não pode faltar na Educação a Distância, a Unyleya garante aos alunos a atenção individual de que precisam com os docentes. Desse jeito, é possível não só tirar dúvidas, mas também ter diálogos construtivos sobre os mais variados temas relacionados ao Direito.

Assim, não deixe de aproveitar a oportunidade de estudar em uma instituição de ensino renomada, que certamente proporcionará uma educação de qualidade alinhada às mais novas tendências do Direito. Desse modo, o valor do curso de Direito a distância de fato valerá a pena, e você vai conseguir se preparar para construir uma carreira de sucesso no meio jurídico.

Quer saber ainda mais sobre essa graduação? Entre em contato com a Unyleya e descubra todos os detalhes sobre os recursos que a nossa instituição tem a oferecer!

Carreira de gestor

Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.