Connect with us

Carreiras em Direito

O que esperar do valor da faculdade de Direito a distância?

valor da faculdade de direito a distância
Tempo de Leitura: 4 minutos

Historicamente, uma das formações mais procuradas do Brasil, a graduação em Direito foi, por muitos anos, ofertada apenas na modalidade presencial. No entanto, já faz tempo que a modalidade de Educação a Distância (EAD) começou a ser debatida para essa carreira. Em meio às discussões, um ponto que desperta curiosidade é o valor da faculdade de Direito a distância.

Isso acontece porque o curso de Direito presencial é conhecido não só por ser muito procurado e bastante tradicional, mas também pelo alto custo das suas mensalidades. Consequentemente, não é todo mundo que consegue arcar com as despesas para ingressar na faculdade e se preparar para seguir a carreira jurídica.

Pensando nisso, desenvolvemos este post para te ajudar a entender o que você pode esperar do valor do curso de Direito EAD, além de trazer outras informações importantes acerca do tema. Acompanhe!

O curso de Direito a distância já foi autorizado pelo MEC?

Durante mais de 10 anos, inúmeros pedidos de autorização do curso de Direito a distância se acumularam no Ministério da Educação. Embora houvesse um sério debate sobre o assunto — o qual envolvia tanto o MEC e as instituições de ensino quanto a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) —, os processos continuavam parados.

A situação começou a mudar no primeiro semestre de 2021, quando, devido aos protocolos sanitários da pandemia de Covid-19, o MEC passou a fazer as avaliações necessárias para autorização de cursos de forma virtual. Isso inclui entrevistas online e uso de câmeras para verificar a infraestrutura das instituições de ensino.

Com a dispensa das viagens para visitas presencias que costumavam atrasar o processo, as primeiras autorizações para abertura de cursos de Direito a distância finalmente começaram a chegar em julho de 2021. O pedido da Unyleya, por exemplo, passou pela avaliação e foi aprovado com nota máxima.

A graduação em Direito EAD deve ser mais acessível?

Antes de abordar a questão do valor da faculdade de Direito a distância, vale a pena ressaltar que não é só em relação ao investimento financeiro que uma graduação EAD pode ser mais acessível do que a presencial. Isso tem a ver com as características que diferenciam essas duas modalidades de ensino e pesam na escolha dos estudantes.

Afinal de contas, um curso presencial exige disponibilidade de tempo para frequentar as aulas em horários e locais determinados pela instituição de ensino. A Educação a Distância, por outro lado, oferece uma flexibilidade que permite estudar em qualquer lugar e a qualquer momento, de acordo com o que se encaixa melhor na rotina.

Por isso, a existência do curso de Direito a distância torna essa formação acessível para quem não tem como se adaptar à programação rígida de uma faculdade presencial. Seja por não poder se deslocar até a faculdade todos os dias, seja por precisar conciliar estudo e trabalho, cursar Direito EAD é a solução para muitas pessoas que almejam a carreira jurídica.

O que esperar em relação ao valor da faculdade de Direito a distância?

De modo geral, graduações EAD são mais baratas do que as presenciais, e não é difícil entender por que isso acontece. Um dos fatores que tornam isso possível é o fato de que cursos a distância têm um custo de manutenção mais baixo para a instituição de ensino.

Uma faculdade presencial precisa de uma grande infraestrutura física para funcionar — com muitas salas de aula e outros ambientes, o que gera altas contas de luz, água e telefone, entre outras. Já a modalidade EAD necessita de um espaço bem menor para o funcionamento do polo de apoio, enquanto o ensino propriamente dito acontece pela internet, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O corpo docente da EAD também é reduzido, uma vez que as aulas e materiais didáticos conseguem chegar a um número muito maior de alunos simultaneamente. Toda essa economia para a instituição de ensino faz com que seja viável oferecer cursos EAD com mensalidades mais em conta do que as encontradas nas suas versões presenciais.

Desse modo, é seguro dizer que o valor da faculdade de Direito a distância deve ser mais baixo — e acessível — do que o da presencial, e isso sem que haja qualquer retrocesso na qualidade do ensino. Muito pelo contrário, a EAD trabalha com recursos inovadores que preparam os estudantes para um mercado de trabalho moderno, algo que vem sendo abordado em diversos podcasts sobre Direito.

Como escolher a instituição de ensino certa?

Independentemente do valor da faculdade de Direito a distância, é fundamental saber analisar as instituições de ensino na hora de decidir onde estudar. Um ponto importante a ser observado ao longo desse processo é a tradição da instituição no âmbito da Educação a Distância.

Nesse sentido, a Unyleya já está há 14 anos no mercado, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação — são mais de 1.000 cursos reconhecidos pelo MEC — exclusivamente na modalidade a distância por todo o Brasil. Toda essa experiência se reflete em uma metodologia diferenciada que foca em uma disciplina por mês, o que facilita o aprendizado.

Outro aspecto que merece atenção é o Ambiente Virtual de Aprendizagem. No caso da Unyleya, os estudantes têm à disposição um aplicativo e uma plataforma desenvolvidos com os melhores recursos da tecnologia educacional. É lá que se tem acesso 24 horas às aulas e demais materiais didáticos, incluindo materiais interativos e atividades.

Como o contato com os professores não pode faltar na Educação a Distância, a Unyleya garante aos alunos a atenção individual de que precisam com os docentes. Desse jeito, é possível não só tirar dúvidas, mas também ter diálogos construtivos sobre os mais variados temas relacionados ao Direito.

Assim, não deixe de aproveitar a oportunidade de estudar em instituição de ensino renomada, que certamente proporcionará uma educação de qualidade alinhada às mais novas tendências do Direito. Desse modo, o valor da faculdade de Direito a distância de fato valerá a pena, e você vai conseguir se preparar para construir uma carreira de sucesso no meio jurídico.

Quer saber ainda mais sobre essa graduação? Entre em contato com a Unyleya e descubra todos os detalhes sobre os recursos que a nossa instituição tem a oferecer!


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.400 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.