Connect with us

Inicie Sua Carreira

Saiba como montar um local de estudo ideal para o seu dia a dia

Precisando render mais nos estudos? Comece organizando melhor o local das atividades. Veja nossas dicas infalíveis de como acertar em cheio na composição desse cantinho!

local de estudo: jovem mulher estudando

Ter um local de estudo confortável, organizado e inspirador é fundamental para se sentir estimulado no dia a dia. Até porque é mesmo difícil render bem em um ambiente atrapalhado, sujo ou escuro, concorda?

Escolher um espaço reservado, decorá-lo do seu gosto e deixar todos os materiais por perto faz toda a diferença para uma rotina de estudos mais proveitosa e com bons resultados. Neste post, explicamos tudo direitinho para você. Confira!

Por que ter um local de estudo?

Antes de tudo, é preciso entender porque definir um local de estudo é tão importante na preparação para um concurso, vestibular ou pós-graduação. Como vamos passar muitas horas do dia nos dedicando a essa atividade, nada mais justo que ela seja realizada em lugar confortável, não é mesmo?

Caso contrário, o rendimento será prejudicado. Um ambiente escuro, por exemplo, cansará as vistas rapidamente. Já se você optar por um local com muito fluxo de pessoas, é provável que se desconcentre de cinco em cinco minutos. Ter uma mesa bagunçada, então, nem pensar!

Os materiais precisam estar organizados e sempre à mão para que você possa consultá-los a qualquer momento. Se necessário, deixe um relógio por perto para gerenciar o tempo e saber quando está na hora de fazer um intervalo. Já o celular é melhor ficar longe, assim, você não cai na tentação de perder minutos preciosos com as notificações.

5 passos para montar um local de estudo

Vamos agora às dicas práticas para acertar em cheio na composição do espaço.

1. Escolha um ambiente reservado

Essa regra é básica para qualquer atividade que demande silêncio, foco e concentração. Se a sua casa é cheia e você decide estudar na mesa da cozinha, com certeza vai acabar sendo interrompido e perdendo o raciocínio naquela tarefa importante. Então, o mais indicado é escolher um local reservado, como no escritório ou mesmo no cantinho de estudos do quarto.

O importante mesmo é que nada no ambiente seja capaz de tirar sua concentração e atrapalhar seu cronograma de estudos. Se você optou pelo quarto, nada de deitar na cama. Além disso, uma boa mesa e cadeira são indispensáveis para o seu rendimento. Esses itens devem ser ergonômicos para prevenir cansaço ou dores musculares. Se houver TV no quarto, nem pense em ligá-la.

2. Deixe-o personalizado

Mesmo que você não tenha um cômodo específico para os estudos, como um escritório em casa, é plenamente possível montar um cantinho agradável em outro ambiente da casa, desde que seja silencioso e reservado. Para deixá-lo ainda mais inspirador, personalize o local com seus objetos preferidos, como um porta-retrato de família ou aquela coleção de livros que você adora.

Frases motivadoras também são uma ótima sugestão para compor esse ambiente. Assim, quando bater o cansaço, elas estarão ali ao alcance das vistas para dar um gás extra nos estudos. Recadinhos de pessoas queridas têm o mesmo efeito. Se o cômodo em questão não for somente seu, vale a pena ter uma plaquinha de “não perturbe” para os horários mais conturbados.

3. Tenha uma boa iluminação

Basicamente, qualquer lugar que seja de trabalho ou estudo precisa contar com recursos mínimos de iluminação, seja ela natural, seja artificial. Se o local permitir, priorize a entrada da luz natural, sobretudo pela manhã. Além de iluminar, a luz do sol também dá energia para manter o ritmo das atividades. Uma cortina leve pode ajudar a controlar melhor a entrada de luz sem causar reflexos indesejados.

Para os horários noturnos, recomenda-se contar com uma boa iluminação central e com o apoio de uma luminária de mesa. As lâmpadas devem ser brancas e frias, que são as mais indicadas para tarefas que demandam foco e concentração. Assim, você previne problemas como vista cansada, que afetariam o rendimento, e evita sombras ou contrastes enquanto estuda.

4. Reúna todos os materiais necessários

É importantíssimo ter tudo à mão no seu local de estudo, pois isso ajuda a manter a disciplina. Ficar levantando toda hora para buscar um livro ou caderno em outro cômodo da casa é perda de tempo, além de causar distrações enquanto você se desloca para lá e para cá. Invista em uma mesa espaçosa ou pelo menos em prateleiras suspensas, que vão permitir o acesso aos itens.

Objetos menores poderão ser guardados nas gavetas. Sobre a mesa, mantenha um porta-lápis com todos os utensílios básicos: caneta, lapiseira, borracha, régua etc. Qualquer que seja sua área de atuação, também é legal ter na mesa um dicionário e uma calculadora, pois, com certeza, serão úteis. É claro que você tem esses recursos no celular, mas o ideal é deixá-lo longe do local de estudo, lembra?

5. Mantenha tudo limpo e organizado

Pode parecer bobagem, principalmente se você for do tipo bagunceiro. Mas pode acreditar: desorganização traz distrações. Isso acontece por causa do excesso de informação que fica no ambiente, o que acaba fazendo com que sua mente não se concentre na atividade em questão.

Portanto, deixe seu local de estudo o mais organizado possível. Sobre a mesa, mantenha somente aqueles objetos indispensáveis e de uso frequente. Os demais deverão ser guardados por perto para evitar acúmulo de coisas no seu campo visual. Nada de esconder a bagunça nas gavetas, hein?

Afinal, de nada adianta manter uma falsa sensação de organização se, quando você precisar pegar algo nos armários, não conseguir encontrar porque está tudo bagunçado. Ser organizado também é uma maneira muito inteligente de fazer render seu tempo. Quanto à limpeza do recinto, não precisamos nem dizer que ela é fundamental, certo?

Tenha uma lixeira próxima à mesa e evite fazer refeições no local de estudo. Aproveite o horário dos intervalos para ir até a cozinha e preparar seu lanche. Até porque é preciso se desconectar um pouco daquele ambiente e renovar as energias dando uma volta nem que seja pelos demais cômodos da residência.

Local de estudo e EAD

Ter um ambiente de estudos organizado é uma necessidade também para quem faz uma faculdade ou pós-graduação a distância. Como o curso exige muita disposição dos alunos, contar com um cantinho confortável e funcional faz toda a diferença para que o estudante mantenha as tarefas em dia e se sinta estimulado a aprender.

Sabemos que muitas vezes não sobra tempo para se dedicar à faculdade, principalmente se você tem emprego fixo ou encara aquela jornada extra para cuidar dos filhos. Uma das grandes vantagens da educação a distância é justamente permitir mais flexibilidade e liberdade para encaixar as aulas dentro da sua própria rotina.

Mas não se esqueça: sempre reserve um momento para relaxar. Assim, você evita sobrecarregar a mente devido às horas gastas no local de estudo, por mais agradável que ele possa ser. Agora sim você está pronto para montar o cantinho ideal e ver o seu dia render!

Gostou do post? Então aproveite e compartilhe essas dicas valiosas com seus amigos nas suas redes sociais! 

4.7/5 - (3 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD