Connect with us

Vox Jurídica

Carreira jurídica: 5 opções em alta para 2021

Carreira jurídica

A pós-graduação é um caminho certeiro para quem pretende seguir na carreira jurídica. Entretanto, por se tratar de um setor extremamente exigente e muito competitivo, atualizar os conhecimentos em uma pós conceituada é fundamental para manter seu currículo valorizado na área.

Neste post, reunimos 5 opções que estão em alta para inspirar você a trilhar um percurso de sucesso no ramo do Direito. Confira!

A importância de investir em cursos na carreira jurídica

A área jurídica é bastante atraente devido às excelentes médias salariais, que são ainda melhores quando acrescidas de gratificações e benefícios por tempo de serviço. Contudo, esse fator acaba estimulando a alta competitividade na área, de modo que já não basta ter um curso superior em Direito no currículo.

Mais do que isso, o mercado tem exigido profissionais especializados e devidamente atualizados com relação aos novos cenários da carreira jurídica. Isso porque alguns temas vêm ganhando dimensões extras nos últimos tempos. Em decorrência da pandemia da Covid-19, por exemplo, questões atuais de direito da saúde (como a telemedicina) fomentaram muitos debates.

Outras áreas do Direito que têm grande demanda na atualidade são os temas de Direito Administrativo, Direito Processual Civil e Direito Previdenciário. A escolha do tipo de pós que mais tem a ver com você dependerá basicamente do seu perfil profissional e do ramo em que pretende atuar. Considere também que alguns temas podem exigir um equilíbrio emocional ainda mais amplo desses profissionais.

Os concursos voltam em 2021

A pandemia da Covid-19 ocasionou uma extensa paralisação dos concursos públicos no ano de 2020 no Brasil. A boa notícia é que muitos desses editais estão sendo retomados agora em 2021. Portanto, podemos dizer que o lado bom é que os candidatos ganharam mais tempo para estudar e aperfeiçoar seu desenvolvimento profissional em cursos de qualidade.

Para você ter uma ideia dos editais previstos, considere que há ótimas possibilidades de abertura de concursos em toda a extensão do território brasileiro, ou seja, incluindo as 5 regiões do país. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região, por exemplo, já começou a formar a comissão organizadora do concurso TRF1 para Juiz Substituto.

Outros editais que devem ser reabertos em 2021 incluem vagas para atuar na Magistratura, Promotoria e Defensoria em praticamente todos os estados brasileiros. Então, se você ainda estava em dúvida sobre o momento certo para investir na sua carreira jurídica, sua hora chegou!

5 cursos para investir na carreira jurídica

Vamos agora às opções mais promissoras de pós-graduação no setor.

1. Coaching Jurídico

A pós-graduação em Coaching Jurídico é focada em desenvolver e potencializar competências e habilidades que podem ser aplicadas no universo do Direito. Temas como empreendedorismo, marketing, gestão pessoal e profissional, inteligência emocional e técnicas de estudo para carreiras públicas são destaque nessa especialização.

A intenção é promover a autoconsciência dos cidadãos, de modo a buscar mais qualidade de vida por meio de atitudes propositivas e que gerem satisfação — tanto no âmbito profissional quanto no âmbito pessoal. A metodologia mescla conceitos, ferramentas e estratégias que visam acelerar o cumprimento de metas a partir de performances mais eficientes e produtivas.

O público-alvo do curso é bastante amplo, incluindo especialmente bacharéis, advogados, professores, operadores do Direito, concursandos, servidores públicos, gestores, executivos e demais profissionais liberais. Um diferencial da pós em Coaching Jurídico é que não há exigência de conhecimento prévio no setor.

2. Direito Civil e Direito Processual Civil

Compreender, de maneira didática e racional, o Direito Civil e Processual Civil não é tarefa simples. Por isso, o conteúdo do curso prevê uma abordagem aprofundada no conhecimento doutrinário, jurisprudencial e legal na perspectiva dos direitos fundamentais envoltos no sistema material e processual.

A intenção é oferecer aos alunos conhecimentos jurídicos sobre Direito Civil e Processual Civil de forma interdisciplinar, de modo a sistematizar a aprendizagem a partir dos demais ramos das Ciências Jurídico-Civis. O público-alvo dessa pós é um pouco mais seleto, abrangendo principalmente Bacharéis em Direito, Advogados, Procuradores, Magistrados e Servidores Públicos.

3. Direito Administrativo e Gestão Pública

Essa especialização visa desenvolver competências necessárias à atuação dos servidores públicos na Administração Pública. Assim, eles se tornam especialistas e referências no assunto — o que naturalmente traz mais credibilidade e confiança para atuarem com maestria na função. Afinal, quando se trata de carreira pública, há muita responsabilidade social envolvida.

O curso também tem o objetivo de preparar os candidatos para ingressar nas carreiras públicas a partir de uma visão mais abrangente e atualizada do Direito Administrativo, priorizando as novas tendências do Direito Público aplicado à Gestão Pública. O público-alvo dessa pós inclui especialmente os bacharéis em Direito, Advogados, Procuradores, Magistrados e Servidores Públicos.

4. Direito Previdenciário

O foco da pós em Direito Previdenciário é capacitar os profissionais a exercerem a advocacia nessa área que segue promissora entre as tendências do Direito. A intenção é reciclar os conhecimentos dos profissionais do ramo quanto às alterações introduzidas pela Reforma da Nova Previdência (Emenda Constitucional nº 103/2019).

O curso visa desenvolver competências necessárias para a atuação profissional tanto na carreira pública quanto na carreira privada em funções que demandem lidar com a matéria previdenciária, tais como bancos e seguradoras. Essa pós também é bastante útil para os concursandos que precisam se atualizar e aprimorar os conhecimentos ao se prepararem para editais que contemplem o Direito Previdenciário.

5. Mediação de Conflitos e Arbitragem

Outra pós da carreira jurídica que está em alta é a Mediação de Conflitos e Arbitragem. Ao final da especialização, o profissional será capaz de atuar de forma humanizada e proativa nesse setor. Ele terá a base de conceitos teóricos para uma mediação segura e de qualidade em diversos contextos, como empresarial, familiar e escolar.

O público-alvo do curso é bem abrangente, incluindo profissionais graduados em diversas áreas, como Direito, Administração, Comércio Exterior, Economia, Engenharia, Psicologia, Contabilidade, Assistência Social e Licenciaturas.

Com tantas opções promissoras de pós na carreira jurídica, não será difícil encontrar aquela que tem tudo a ver com seu perfil profissional. Apenas se lembre de contar com uma instituição que tenha um corpo docente capacitado e que seja referência de ensino.

Na Unyleya, você tem à sua disposição uma equipe docente altamente especializada, além de usufruir de uma metodologia diferenciada que possibilita total aproveitamento do curso, aliando teoria e prática para a construção de uma carreira jurídica de sucesso.

Conheça nossas opções de pós do Centro de Estudos Jurídicos e dê aquele upgrade na sua carreira com a melhor experiência EAD do Brasil!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD