Connect with us

Dicas de Estudo

Exame da OAB: entenda como funciona e quem deve fazer

exame da oab
Tempo de Leitura: 4 minutos

A Ordem dos Advogados do Brasil, a famosa OAB, fiscaliza a profissão e as ações de seus membros, inclusive no marketing jurídico. Aliás, só exerce a advocacia no Brasil quem tiver o registro nela, por isso o exame da OAB é imprescindível para quem quer ser advogado.

Neste artigo, saiba como ele funciona e quem deve fazer o exame. Além disso, confira por que é tão importante se preparar e como fazer isso para ter melhores resultados. Por fim, descubra de que forma a faculdade pode influenciar seu desempenho. Boa leitura!

Como funciona o exame da OAB?

O exame da OAB é exigido para todos os bacharéis de Direito formados no Brasil. Afinal, sem ele, não é possível obter seu registro e exercer a profissão. Sendo assim, é preciso realizá-lo, cumprindo todas as suas etapas e obtendo a aprovação.

Para isso, ocorrem duas avaliações em dias diferentes. A primeira tem cerca de 80 questões com quatro alternativas e pode durar até 5 horas. Valendo um ponto cada questão, são abordados temas específicos da formação, como o Estatuto da Advocacia de 1994. Dessa forma, é preciso acertar 50% para ir para a próxima fase.

Já a segunda avaliação aborda uma peça processual, bem como 4 perguntas discursivas. Nesse caso, essa peça é criada com base na área do Direito em que o candidato pretende atuar, e suas disciplinas são escolhidas na inscrição do exame. Para aprovação, o bacharel deve receber uma nota igual ou acima de 6 pontos.

Quando acontece e quem pode fazer?

O exame da ordem acontece 3 vezes por ano (geralmente em janeiro, maio e setembro) e tem custo de cerca de R$250. Além dos bacharéis de Direito formados em faculdades regularizadas, também podem fazer o exame os estudantes do último ano da graduação.

Qual a importância de se preparar?

O exame da OAB é conhecido por ser bastante difícil, especialmente na segunda fase. Na 32ª edição em 2021, por exemplo, ele teve taxa de reprovação de 73,27% na primeira etapa. Sendo assim, é fundamental se preparar bem, não só para ir para a segunda prova e se tornar um advogado legalizado, mas também para aproveitar todas as oportunidades da carreira. Afinal, se quiser avançar em outros cargos e prestar concursos, passar no exame da OAB é primordial.

Como se preparar para o exame da OAB?

Agora que você sabe como funciona o exame, vale a pena conferir algumas dicas para passar nas duas fases da OAB. A seguir, conheça as mais importantes.

Leia o edital

Para começar, é fundamental entender exatamente como acontece o exame e o que será exigido nele. Assim, é possível evitar erros bobos, que podem tirar você da prova, mesmo na primeira fase. Nesse sentido, compreenda as regras de realização e conheça os prazos de inscrição.

Separe seus materiais

Direito é uma carreira muito complexa e repleta de materiais. Por isso, é importante separar o que for útil para estudar e que pode ajudar você a se sair melhor. Além disso, vale saber quais tipos de material você pode levar para a prova, no caso da segunda fase, e dominar seus conteúdos.

Organize o espaço para estudar

Ter um bom espaço para estudar é tão importante quanto os materiais. Por isso, procure um local silencioso, onde você tem liberdade de distribuir seus materiais e ficar horas sem ninguém atrapalhar seus estudos.

Monte um cronograma

Distribuir os conteúdos em um cronograma é uma das melhores formas de dar conta do exame da OAB. Além disso, nele também é importante incluir momentos de descanso e outras atividades, assim você não corre o risco de ter exaustão por estudar e não conseguir realizar a prova.

Adote técnicas de concentração

Quanto mais nos concentramos, melhor. Por isso, é importante aplicar técnicas de concentração como o método Pomodoro para render mais. Nesse caso, vale seguir o que é melhor para você. Por exemplo, se conteúdos em vídeo ajudam, nada impede de assisti-los, em vez de ler determinada matéria.

Pratique muito

Simulados, provas passadas, exercícios etc. Toda prática é válida para passar no exame da OAB. Sendo assim, procure fontes confiáveis e conte com os materiais da graduação para estudar bem e conseguir abranger todo o conteúdo.

Como a faculdade impacta o seu desempenho?

O exame da OAB é difícil, por isso, antes mesmo de começar a carreira dos sonhos na advocacia, você precisa escolher uma boa faculdade. Afinal, ela influencia o seu sucesso no exame por vários motivos:

  • a grade curricular de uma boa faculdade ensina os conteúdos essenciais para você passar no exame;
  • contar com bons professores faz toda a diferença para aprender melhor;
  • o apoio e os materiais dados para os estudantes pode ajudar você a entender bem os conteúdos;
  • a forma de estudo facilitada, como na EAD, que permite que você termine o seu curso com o melhor rendimento e tenha mais horas de estudo;
  • você só pode prestar o exame se for bacharel formado em um curso e faculdade regulamentados pelo MEC.

Como escolher uma boa instituição de Ensino Superior?

Agora que você sabe a importância de uma boa faculdade, é válido seguir algumas dicas para escolher bem o seu curso de Direito e ter mais chances de aprovação no exame da OAB. Para isso:

  • pesquise as suas opções de faculdade, tanto físicas quanto online;
  • acesse o site e entenda como a instituição funciona;
  • considere cursos não tradicionais, como a EAD, para facilitar o seu dia a dia;
  • procure no MEC informações sobre a faculdade;
  • veja a grade curricular e pesquise o currículo dos professores;
  • visite a faculdade ou seu polo e confira de perto como ela é.

Uma das provas com maior taxa de reprovação no Brasil, o exame da OAB pode ser o pesadelo de todo bacharel em Direito. Porém, você não precisa ficar com medo, basta conseguir se preparar bem. Para isso, vale a pena seguir nossas dicas de estudo e começar a estudar com antecedência, desde os primeiros anos da faculdade.

Afinal, o exame é uma certeza e você precisará buscar a aprovação para exercer sua profissão. Além disso, contar desde o início com uma boa faculdade é essencial para ter uma formação completa e receber todo o apoio que precisa para crescer na advocacia.

Gostou do post? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe mais conteúdos!


QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br
Guia completo para escolher o curso e a faculdade ideais sidebar

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.