Procurando por especializações em Nutrição? Conheça mais dessa área

  • 06/nov/2018

Procurando por especializações em Nutrição? Conheça mais dessa área

Na Nutrição, assim como ocorre nas demais carreiras da saúde, é imprescindível ir além da graduação se você deseja ser mais do que apenas um profissional generalista e poder atuar em um ou mais segmentos específicos da sua área de formação — algo que, consequentemente, trará mais reconhecimento no mercado e maior retorno financeiro. Ou seja, as especializações em Nutrição são um divisor de águas na sua qualificação profissional.

Afinal, o bacharelado não se aprofunda em um único campo do saber. Ao contrário, ele constrói a base do conhecimento necessário para a profissão. O que, de fato, proporciona as noções e competências técnicas sobre determinada especialidade é a pós-graduação.

Dito tudo isso, reunimos algumas alternativas de cursos que você pode fazer para investir na sua formação e ter uma trajetória de sucesso nesse ramo tão concorrido e cada vez mais valorizado no mercado. Acompanhe!

Obesidade e Emagrecimento

A primeira delas é em Obesidade e Emagrecimento, que trabalha os aspectos físicos, genéticos, sociais e psicológicos por trás do desenvolvimento da obesidade — um dos problemas de saúde mais graves do século XXI e que, infelizmente, está sempre associado a outras patologias, como diabetes, colesterol alto e hipertensão.

Para se ter ideia, segundo o Panorama de Segurança Alimentar e Nutricional, realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde, cerca de 20% da população do Brasil é composta por obesos. Logo, os nutricionistas que se especializam nesse ramo buscam traçar estratégias de saúde pública para frear o avanço dessa doença crônica.

Nutrição nas Doenças Cardiovasculares

Já a Nutrição nas Doenças Cardiovasculares tem como objetivo o estudo e o desenvolvimento das melhores práticas alimentares para indivíduos acometidos por doenças cardiovasculares, como pressão alta, arritmia, cardiopatia e endocardite. 

Afinal, eles precisam de alimentação mais restrita e balanceada para não agravar o estado clínico em que se encontram. Para tanto, os nutricionistas pesquisam e analisam as propriedades químicas e nutricionais de diversos alimentos para montar a dieta mais adequada ao perfil de cada paciente.

Ciência e Tecnologia de Alimentos

Por outro lado, a pós em Ciência e Tecnologia de Alimentos se aprofunda na atuação do nutricionista dentro da indústria alimentícia, em que ele acompanha todas as etapas de produção de produtos para o consumo humano. 

Justamente por isso, você estuda todas as questões ligadas ao processamento, à conservação e, inclusive, à distribuição de alimentos, em especial os de origem animal, para garantir não apenas a segurança do que a população ingere, mas, acima de tudo, assegurar que essas comidas tenham qualidade nutricional.

Nutrição Aplicada à Saúde da Mulher

Outra das especializações em Nutrição que não poderia faltar em nossa lista é a de Nutrição Aplicada à Saúde da Mulher, que aborda os ciclos da vida feminina e o impacto da alimentação na estética, no comportamento social, no controle hormonal, na gestação, na amamentação, na atividade sexual, no surgimento de patologias etc.

Portanto, é um campo que se dedica a acompanhar ativamente as mulheres desde a puberdade até as fases do climatério (como a menopausa), sempre promovendo saúde e bem-estar físico e psicológico para elas à medida que a idade avança.

Intolerância e Alergia Alimentar Infantil e Adulta

Já o curso de Intolerância e Alergia Alimentar Infantil e Adulta trata dos problemas alimentares que envolvem todas as faixas etárias e podem estar relacionados aos mais diferentes fatores naturais — lactose, glúten, oleaginosas, frutose e cacau — e artificiais — corantes, aromatizantes, conservantes, acidulantes e emulsificantes.

Afinal, quando não são devidamente tratadas e acompanhadas de perto por um nutricionista, a intolerância e a alergia causam distúrbios fisiológicos, comprometem o bom funcionamento do organismo e ainda reduzem o bem-estar físico e emocional das pessoas.

Justamente por isso, você se aperfeiçoa no estudo, na detecção, no monitoramento, no tratamento e na prevenção dessas intolerâncias e reações alérgicas.

Nutrição Aplicada à Gastronomia

A especialização em Nutrição Aplicada à Gastronomia visa ao desenvolvimento de técnicas que possam ser utilizadas dentro da Gastronomia para atender pessoas que têm necessidades nutricionais específicas (como diabéticos e hipertensos) ou restrições alimentares (como celíacos e intolerantes à lactose).

Fora isso, ela também promove o aprendizado sobre as melhores práticas de substituição de nutrientes por elementos equivalentes para que os indivíduos que adotam o vegetarianismo ou o veganismo não desenvolvam deficiências por conta de vitaminas, minerais e afins encontrados principalmente em produtos de origem animal.

Nutrição Esportiva

Nutrição Esportiva, por sua vez, tem ganhado bastante destaque nos últimos anos no Brasil com o crescimento da cultura fitness e a popularização de outras práticas esportivas além de futebol, como basquete, natação, vôlei, surf e tantas outras. 

Isso porque ela é centrada na melhoria da performance do atleta, seja ele amador, seja ele profissional, por meio de uma dieta alimentar diferenciada que visa ao aumento da massa muscular, à ampliação da resistência física e ao fortalecimento da estrutura musculoesquelética.

Para isso, o nutricionista trabalha com o estudo e a análise de diferentes aspectos, como metabolismo, bioenergia, bioquímica, papel dos nutrientes no organismo, recuperação de lesões, suplementação etc.

Nutrição Animal

Por fim, há o curso de Nutrição Animal. Ao contrário dos demais, é focado nos aspectos fisiológicos e biológicos de animais domésticos e silvestres. O motivo disso é que ele capacita os profissionais para conceber dietas naturais e formular rações industrializadas que atendam às necessidades nutricionais dos bichos conforme porte, peso e faixa etária deles.

Além disso, proporciona o conhecimento necessário sobre alimentação terapêutica e alimentação conforme quadros clínicos crônicos que têm afetado muitos pets, em especial cães e gatos, como obesidade, diabetes, sedentarismo e distúrbios gastrintestinais.

Como você viu, não faltam especializações em Nutrição que você pode fazer para angariar mais saber técnico, atualizar os conhecimentos e se tornar um especialista na sua área de formação. Portanto, não perca tempo e comece já uma pós-graduação para se qualificar mais e atuar no campo em que deseja construir a sua carreira e se tornar um profissional reconhecido no mercado de trabalho.

Por isso, entre em contato com a Faculdade Unyleya e saiba mais não apenas sobre os cursos aqui listados, mas também sobre nossas outras 32 opções de especializações em Nutrição!

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você