Connect with us

Guia de Carreiras

Procurando por especializações em Nutrição? Conheça mais dessa área

Na Nutrição, assim como ocorre nas demais carreiras da saúde, é imprescindível ir além da graduação se você deseja ser mais do que apenas um profissional generalista e poder atuar em um ou mais segmentos específicos da sua área de formação — algo que, consequentemente, trará mais reconhecimento no mercado e maior retorno financeiro. Ou seja, as especializações em Nutrição são um divisor de águas na sua qualificação profissional.

Afinal, o bacharelado não se aprofunda em um único campo do saber. Ao contrário, ele constrói a base do conhecimento necessário para a profissão. O que, de fato, proporciona as noções e competências técnicas sobre determinada especialidade é a pós-graduação.

Dito tudo isso, reunimos algumas alternativas de cursos que você pode fazer para investir na sua formação e ter uma trajetória de sucesso nesse ramo tão concorrido e cada vez mais valorizado no mercado. Acompanhe!

Obesidade e Emagrecimento

A primeira delas é em Obesidade e Emagrecimento, que trabalha os aspectos físicos, genéticos, sociais e psicológicos por trás do desenvolvimento da obesidade — um dos problemas de saúde mais graves do século XXI e que, infelizmente, está sempre associado a outras patologias, como diabetes, colesterol alto e hipertensão.

Para se ter ideia, segundo o Panorama de Segurança Alimentar e Nutricional, realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde, cerca de 20% da população do Brasil é composta por obesos. Logo, os nutricionistas que se especializam nesse ramo buscam traçar estratégias de saúde pública para frear o avanço dessa doença crônica.

Nutrição nas Doenças Cardiovasculares

Já a Nutrição nas Doenças Cardiovasculares tem como objetivo o estudo e o desenvolvimento das melhores práticas alimentares para indivíduos acometidos por doenças cardiovasculares, como pressão alta, arritmia, cardiopatia e endocardite. 

Afinal, eles precisam de alimentação mais restrita e balanceada para não agravar o estado clínico em que se encontram. Para tanto, os nutricionistas pesquisam e analisam as propriedades químicas e nutricionais de diversos alimentos para montar a dieta mais adequada ao perfil de cada paciente.

Ciência e Tecnologia de Alimentos

Por outro lado, a pós em Ciência e Tecnologia de Alimentos se aprofunda na atuação do nutricionista dentro da indústria alimentícia, em que ele acompanha todas as etapas de produção de produtos para o consumo humano. 

Justamente por isso, você estuda todas as questões ligadas ao processamento, à conservação e, inclusive, à distribuição de alimentos, em especial os de origem animal, para garantir não apenas a segurança do que a população ingere, mas, acima de tudo, assegurar que essas comidas tenham qualidade nutricional.

Nutrição Aplicada à Saúde da Mulher

Outra das especializações em Nutrição que não poderia faltar em nossa lista é a de Nutrição Aplicada à Saúde da Mulher, que aborda os ciclos da vida feminina e o impacto da alimentação na estética, no comportamento social, no controle hormonal, na gestação, na amamentação, na atividade sexual, no surgimento de patologias etc.

Portanto, é um campo que se dedica a acompanhar ativamente as mulheres desde a puberdade até as fases do climatério (como a menopausa), sempre promovendo saúde e bem-estar físico e psicológico para elas à medida que a idade avança.

Intolerância e Alergia Alimentar Infantil e Adulta

Já o curso de Intolerância e Alergia Alimentar Infantil e Adulta trata dos problemas alimentares que envolvem todas as faixas etárias e podem estar relacionados aos mais diferentes fatores naturais — lactose, glúten, oleaginosas, frutose e cacau — e artificiais — corantes, aromatizantes, conservantes, acidulantes e emulsificantes.

Afinal, quando não são devidamente tratadas e acompanhadas de perto por um nutricionista, a intolerância e a alergia causam distúrbios fisiológicos, comprometem o bom funcionamento do organismo e ainda reduzem o bem-estar físico e emocional das pessoas.

Justamente por isso, você se aperfeiçoa no estudo, na detecção, no monitoramento, no tratamento e na prevenção dessas intolerâncias e reações alérgicas.

Nutrição Aplicada à Gastronomia

A especialização em Nutrição Aplicada à Gastronomia visa ao desenvolvimento de técnicas que possam ser utilizadas dentro da Gastronomia para atender pessoas que têm necessidades nutricionais específicas (como diabéticos e hipertensos) ou restrições alimentares (como celíacos e intolerantes à lactose).

Fora isso, ela também promove o aprendizado sobre as melhores práticas de substituição de nutrientes por elementos equivalentes para que os indivíduos que adotam o vegetarianismo ou o veganismo não desenvolvam deficiências por conta de vitaminas, minerais e afins encontrados principalmente em produtos de origem animal.

Nutrição Esportiva

Nutrição Esportiva, por sua vez, tem ganhado bastante destaque nos últimos anos no Brasil com o crescimento da cultura fitness e a popularização de outras práticas esportivas além de futebol, como basquete, natação, vôlei, surf e tantas outras. 

Isso porque ela é centrada na melhoria da performance do atleta, seja ele amador, seja ele profissional, por meio de uma dieta alimentar diferenciada que visa ao aumento da massa muscular, à ampliação da resistência física e ao fortalecimento da estrutura musculoesquelética.

Para isso, o nutricionista trabalha com o estudo e a análise de diferentes aspectos, como metabolismo, bioenergia, bioquímica, papel dos nutrientes no organismo, recuperação de lesões, suplementação etc.

Nutrição Animal

Por fim, há o curso de Nutrição Animal. Ao contrário dos demais, é focado nos aspectos fisiológicos e biológicos de animais domésticos e silvestres. O motivo disso é que ele capacita os profissionais para conceber dietas naturais e formular rações industrializadas que atendam às necessidades nutricionais dos bichos conforme porte, peso e faixa etária deles.

Além disso, proporciona o conhecimento necessário sobre alimentação terapêutica e alimentação conforme quadros clínicos crônicos que têm afetado muitos pets, em especial cães e gatos, como obesidade, diabetes, sedentarismo e distúrbios gastrintestinais.

Como você viu, não faltam especializações em Nutrição que você pode fazer para angariar mais saber técnico, atualizar os conhecimentos e se tornar um especialista na sua área de formação. Portanto, não perca tempo e comece já uma pós-graduação para se qualificar mais e atuar no campo em que deseja construir a sua carreira e se tornar um profissional reconhecido no mercado de trabalho.

Por isso, entre em contato com a Faculdade Unyleya e saiba mais não apenas sobre os cursos aqui listados, mas também sobre nossas outras 32 opções de especializações em Nutrição!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD