Afinal, o curso de Administração é de humanas ou exatas?

  • 21/set/2018

Afinal, o curso de Administração é de humanas ou exatas?

O curso de Administração é, sem sombra de dúvidas, um dos mais procurados pelos vestibulandos de todo o país. O principal motivo para o interesse na área é a possibilidade de obter uma formação generalista, permitindo ao profissional amplas oportunidades de atuação. É possível, por exemplo, que o administrador trabalhe em diferentes setores de uma empresa, como financeiro, logística, vendas e até mesmo marketing.

É justamente por esse motivo que uma dúvida bastante comum ainda perdura: afinal, o curso de Administração é de humanas ou de exatas? Se você quer solucionar de vez essa questão e saber ainda mais sobre essa área promissora — o que é ensinado no curso e o que faz um administrador —, continue conosco na leitura deste artigo!

O que são cursos de humanas e de exatas?

Para ajudar você a chegar a tão esperada resposta, primeiramente, é preciso entender um pouco mais sobre o que são as áreas de humanas e exatas, quais são as suas características principais e quais cursos fazem parte de cada uma. Vamos lá?

Exatas

A área de ciências exatas diz respeito às ciências que utilizam métodos precisos para testar hipóteses, levando sempre em conta o raciocínio lógico. Por isso, entre as principais disciplinas dos cursos de exatas estão a matemática, a física, a química, a estatística, entre outras.

Entre os principais cursos da área, podemos citar: Ciências Contábeis, Engenharia (de Materiais, de Alimentos, Aeroespacial, Mecânica, entre outras), Bioengenharia, Estatística, Matemática, Física, Química, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas etc.

Humanas

A área de ciências humanas, por sua vez, tem como principal objeto de estudo o ser humano — como o próprio nome já indica. Para isso, investigam todos os aspectos relacionados ao homem e como ele vive em sociedade, estudando sua cultura, costumes, linguagens, sistemas políticos, entre outros fatores.

Entre seus principais cursos, podemos citar: Ciências Sociais, Ciências Políticas, Antropologia, Filosofia, Sociologia, História, Música, Moda, Artes Cênicas, Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Design, Letras, Marketing, Relações Internacionais etc.

Contudo, é preciso ressaltar também que alguns desses cursos têm em suas grades curriculares disciplinas de exatas. Isso quer dizer que o conhecimento nesse campo é útil para a profissão em questão, mas não é necessariamente o foco de seu trabalho. Guarde esta informação!

O curso de Administração é de humanas ou de exatas?

Chegou a hora de responder à principal pergunta do artigo. Se você pensava que o curso de Administração é de humanas, acertou! Mas, qual é a justificativa para tal?

É preciso entender que o administrador deve ter como foco melhorar o desempenho da empresa onde trabalha, traçando estratégias e coordenando equipes. As teorias da Administração são, então, baseadas no comportamento humano, levando em conta que as organizações são formadas por pessoas — que, por sua vez, desenvolvem os produtos e/ou serviços vendidos.

O foco da carreira do profissional de Administração é manter o bom funcionamento da empresa, fazendo com que os times de trabalho exerçam suas funções da melhor forma possível — tudo isso para que seja atingido um objetivo comum. Para isso, busca um entrosamento entre pessoas, recursos e estruturas.

Agora, se lembra da informação que pedimos para você gravar? Ela se encaixa perfeitamente aqui. Muitas pessoas já sabem que o curso de Administração apresenta em sua grade curricular disciplinas como Finanças, o que leva vários a pensar que ele pertence à área das ciências exatas.

Todavia, a maior parte do curso é dedicado às humanas, mostrando que, embora o conhecimento em exatas seja útil para o administrador, ele não corresponde à base de sua profissão.

O que é ensinado no curso de Administração?

O curso de Administração visa formar profissionais capacitados para organizar e gerenciar os recursos de uma empresa — sejam esses humanos, materiais ou financeiros.

Para tanto, no decorrer da graduação, o aluno receberá uma formação generalista, fundamental para a obtenção de uma ampla visão organizacional e para o seu dia a dia na profissão. Isso contribui para que ele encontre muitas portas abertas no mercado de trabalho tanto durante o curso quanto após a conclusão, já como profissional formado.​

A duração do curso de bacharelado em Administração é de 4 anos, sendo que, nos primeiros, são ensinadas matérias teóricas mais abrangentes, como Matemática, Fundamentos de Direito, Informática, Economia, entre outras. As disciplinas específicas, como Finanças, Planejamento Estratégico e Logística, são introduzidas à grade posteriormente.

De um modo geral, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), um curso de Administração tem em sua grade as seguintes disciplinas:

  • Teorias da Administração;

  • Teorias Comportamentais;

  • Gestão de Pessoas;

  • Gestão de Custos;

  • Sociologia;

  • Política;

  • Finanças;

  • Economia;

  • Contabilidade;

  • Produção e Logística;

  • Tecnologias da Comunicação e da Informação;

  • Psicologia Organizacional;

  • Análise Mercadológica;

  • Ética e Meio Ambiente.

O que faz um administrador?

Como já mencionamos, você não precisa se preocupar com as possibilidades de atuação do administrador. O mercado para a área é amplo: tenha em mente que desde as micro e pequenas empresas até as multinacionais precisam contar com uma pessoa que tenha uma visão estratégica para definir o rumo do negócio — papel que o profissional de Administração sabe muito bem como cumprir.

Nesse sentido, ele pode atuar em várias setores diferentes (lembrando que a atuação se estende também para o setor público, ampliando ainda mais o leque de opções​​), como:

  • financeiro;

  • recursos humanos (RH);

  • vendas;

  • logística;​

  • marketing;

  • produção;

  • comércio exterior.

Por fim, uma vez que entre suas responsabilidades estão a elaboração de estratégias e a tomada de decisões, o perfil de quem deseja seguir carreira na Administração precisa contemplar características analísticas de organização e planejamento, além da capacidade de gerenciar pessoas e processos.

Pronto! Agora você já sabe que o curso de Administração é de humanas — já que gerencia também o capital humano de uma organização — e conferiu o que consta em sua grade curricular. Como você também pode perceber, o ingresso na área permite ao profissional amplos cenários de atuação, o que é certamente uma vantagem no mercado de trabalho atual.

E então, gostou do conteúdo de hoje? Caso ainda tenha restado alguma dúvida, não hesite em deixar o seu comentário no post. Vamos adorar conversar com você!

 

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Nosso App

Nossas Redes Sociais