Cursos de fitoterapia: conheça as pós-graduações para quem quer aprofundar conhecimento

• 10/set/2018

Você já ouviu falar em fitoterapia? Trata-se de um tipo de tratamento que utiliza plantas como base e costuma apresentar bons resultados. Por isso, muitas pessoas têm se interessado em fazer cursos nessa área para entender melhor sobre o assunto.

Apesar de ser uma terapia alternativa, existem vários estudos científicos que comprovam o poder dos vegetais para tratar doenças e contribuir para a nossa saúde. Na verdade, essa já é uma ideia bastante antiga — vai dizer que seus pais ou avós nunca indicaram um chá ou xarope de ervas para você melhorar de uma gripe?

De toda forma, é preciso ter cautela e conhecer as propriedades de cada planta. Fazer um curso de fitoterapia é o mais indicado para dominar o assunto. Se você se interessou pelo tema, confira a seguir as oportunidades de pós-graduação que a Faculdade Unyleya oferece na área!

Fitoterapia

A pós-graduação no campo fitoterápico em geral tem previsão de duração de 10 meses, oferecendo 420 horas de conteúdo. Seu objetivo é promover a formação crítica e criativa dos alunos, de forma que eles compreendam as aplicações da fitoterapia e os riscos envolvidos.

Apesar de ser um curso mais indicado para os profissionais da saúde (como médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e farmacêuticos), não há nenhuma grande exigência relacionada ao público-alvo — apenas que o profissional já tenha um diploma de nível superior, já que é um curso de especialização.

A metodologia é inovadora e 100% online, facilitando o acesso de diversas pessoas ao curso. Todo o material é fornecido pelo AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), sendo que um único encontro presencial é marcado para a realização da prova final.

A grade curricular da pós em Fitoterapia segue a seguinte estrutura:

• Fitoterapia nas Desordens Orgânicas;
  • Fitoterapia nos Ciclos da Vida;
  • Desenvolvimento Profissional;
  • Tópicos Especiais em Fitoterapia.

Ou seja, para quem ainda não tem nenhum conhecimento na área de fitoterapia, é uma boa chance de estudar os principais assuntos envolvidos e graduar-se como um profissional apto para lidar com esse tipo de trabalho.

Fitoterapia Aplicada à Estética e Prática Esportiva

Essa é uma opção mais específica, mas que também apresenta a mesma carga horária (360 horas divididas em 10 meses) e propósitos similares. Todos aqueles que tiverem curso superior e quiserem adquirir esse tipo de qualificação são bem-vindos.

Contudo, normalmente o curso é mais procurado por pessoas que já trabalham (ou têm intenção de trabalhar) nesse segmento de esportes e estética, como os preparadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas, nutrólogos etc.

Nesse sentido, dominar o tema é recomendado para quem deseja descobrir os princípios de cada fármaco e como isso pode fazer diferença no desempenho da prática esportiva, no ganho de energia do paciente e no alcance de certos resultados estéticos.

Por ser uma alternativa da modalidade EAD (Educação a Distância), a dedicação aos estudos fica mais fácil para quem tem uma rotina corrida, pois há maior flexibilidade e autonomia para os alunos.

Um nutricionista, por exemplo, que diversifica os seus horários de atendimento para conciliar com a agenda dos seus pacientes, poderá estudar nos intervalos entre uma consulta e outra.

A organização curricular do curso de Fitoterapia Aplicada à Estética e Prática Esportiva apresenta os fundamentos básicos e disciplinas mais específicas na área:

• Fisiologia do Exercício Físico;
  • Fitoterapia Aplicada à Estética;
  • Fitoterapia Aplicada ao Exercício Físico;
  • Desenvolvimento Profissional.

Fitoterapia Aplicada à Nutrição Clínica

Para finalizar, a Nutrição Clínica pode ser a vertente escolhida por quem deseja conhecer melhor esse mundo da Fitoterapia. Essa é a melhor forma do aluno especializar-se no tema, sendo capaz de desenvolver atividades de pesquisa, aplicação e prescrição de fitoterápicos.

Nesse caso, o curso é mais voltado para as implicações que a ingestão de substâncias fitoterápicas podem trazer para a saúde do paciente. Logo, é uma pós-graduação que tem como público-alvo os profissionais da nutrição.

As 360 horas programadas são divididas em matérias de 40 horas, mantendo os tópicos de fundamentação da Fitoterapia e adicionando conteúdos particulares, como:

• Fitoterapia na Prática Clínica do Nutricionista;
  • Fitoterapia nas Desordens Orgânicas;
  • Desenvolvimento Profissional;

Outro detalhe que deve ser comentado é sobre a certificação oferecida pela pós-graduação a distância, já que esse também é um fator de incerteza para algumas pessoas.

Por isso, vale dizer que os três cursos citados acima são reconhecidos e autorizados pelo MEC (Ministério da Educação). Isso significa que a Faculdade Unyleya está apta para garantir um diploma válido em todo o território nacional para os alunos que cumprirem todas as exigências do curso.

Enfim, seja qual for a sua área de interesse, o mais importante é procurar uma Instituição de Ensino de qualidade e dedicar-se ao curso escolhido. Assim, você conseguirá contribuir ativamente para a sua formação pessoal e profissional!

Quer saber mais a respeito dos nossos cursos de fitoterapia? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre cada um deles! Aproveite para descobrir como os nossos preços são atrativos!

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você