Jornalismo Digital: veja por que fazer sua pós antes que seja tarde!

  • 04/maio/2018

Jornalismo Digital: veja por que fazer sua pós antes que seja tarde!

Para que o profissional da área de comunicação consiga acompanhar todas as mudanças que ocorreram nos últimos anos, ele deve ter profundo conhecimento dos conceitos e práticas envolvidos no Jornalismo Digital.

Plataformas virtuais, redes sociais, blogs, sites, aplicativos, recursos tecnológicos que são atualizados constantemente — tudo isso são elementos da nova era de informação e comunicação.

Nesse cenário de avanços que não param, o jornalista que permanece preso aos moldes antigos da profissão é facilmente ultrapassado por seus concorrentes.

O melhor caminho para manter-se atualizado e não perder essa onda digital é buscar uma especialização.

Se você tem interesse em fazer parte desse novo universo, mas ainda não sabe exatamente por onde seguir, este post vai indicar a direção certa. Acompanhe!

Quais os impactos da tecnologia na profissão do jornalista?

Nas últimas décadas, presenciamos a evolução da era digital. Acompanhamos uma transformação nos meios de comunicação que impactou as nossas vidas, no âmbito pessoal e profissional.

No aspecto pessoal, as relações sociais e o acesso à informação adquiriram novas nuances. Já no contexto profissional, novos formatos de trabalho se desenharam, trazendo oportunidades inovadoras em vários segmentos e apresentando ferramentas nunca antes vistas.

Nessa trajetória, aqueles que permaneceram estagnados foram ultrapassados pelos mais audaciosos, que resolveram abraçar as novas estratégias e as enxergaram como molas propulsoras para alcançar um patamar elevado.

Entre as profissões mais impactadas pelas tecnologias de informação e comunicação, está o Jornalismo. No cenário atual, é necessário muito mais do que ser um bom profissional nessa área.

Para conquistar um lugar ao sol, o jornalista de hoje precisa atualizar suas competências e estar atento às novas tendências tecnológicas e aos novos métodos de se fazer notícia.

Divulgar informações e anúncios pelas vias tradicionais, como rádio, TV e jornais impressos, agora tem menor repercussão do que as notícias que são veiculadas no Google, Facebook e YouTube.

Prova disso são os vídeos e outros conteúdos que viralizam em questão de minutos por meio dos compartilhamentos em todas as redes sociais.

Isso atesta que, com o avanço da tecnologia nos meios de comunicação, o comportamento do espectador também mudou.

Note a quantidade de usuários que acessam os links de notícia no Facebook, por exemplo, em comparação com o número de leitores que compram jornais impressos, ou mesmo de pessoas que acompanham os noticiários na TV.

Da mesma forma que essas mudanças caíram sobre os jornalistas com exigências de upgrade, também trouxeram elementos e recursos que facilitaram o desempenho da profissão.

É possível, por exemplo, produzir conteúdos de modo independente e transformar-se em um veículo autônomo de comunicação.

Portanto, para se sobressair nesse palco, é fundamental ampliar a bagagem de conhecimentos e renovar conceitos e estratégias.

Por que se especializar em Jornalismo Digital?

O profissional que se especializa nessa área aprofunda seu conhecimento em relação às mídias digitais e às mudanças culturais, ou seja, o modo como as pessoas buscam informação nos dias atuais.

A pós-graduação em Jornalismo Digital confere novas competências ao jornalista e possibilita um olhar mais abrangente nesse campo, considerando as diversas oportunidades de carreira e empreendimento que a inovação tecnológica tem gerado.

Diante de tudo isso, você já deve pensar no quanto é importante se atualizar e investir em novos caminhos. Mas não pare por aqui, veja outras 6 razões para buscar uma especialização em Jornalismo Digital.

Investir em crescimento pessoal e profissional

Investir em uma pós-graduação, ainda mais por se tratar de um campo tão inovador e que exige atualização profissional, é garantia de aquisição de novas competências. O domínio dos conteúdos e técnicas envolvidos no Jornalismo Digital representa um grande diferencial para o profissional dessa área.

Portanto, estamos falando de um investimento inteligente, de dinheiro e de tempo. O retorno disso é percebido na evolução pessoal, considerando todo o aprendizado adquirido, e no leque de possibilidades profissionais que se abre.

Aumentar o networking

Fazer um curso de especialização também é criar oportunidades para formar novas parcerias. Estudar em uma instituição que se propõe oferecer o ensino de qualidade proporciona contatos e conexões com outros profissionais atuantes na área, o que significa que você pode aumentar o seu networking.

Nesse ambiente, você pode conhecer pessoas bem colocadas na profissão, com ampla experiência de mercado, além de ter oportunidade de participar de palestras, seminários, feiras e congressos.

Se diferenciar dos concorrentes

Assim como em qualquer outra profissão, talvez até mais, o jornalista enfrenta uma grande concorrência para conseguir destacar o seu nome na profissão. Perceba que outros profissionais já estão em busca de atualização e especialização para acompanhar as demandas da era digital.

Uma pós-graduação em um campo tão moderno como o Jornalismo Digital é, sem dúvidas, um diferencial no currículo. Não fique para trás, amplie o seu conhecimento e aumente suas chances de ter uma carreira de sucesso.

Compreender as implicações éticas nesse novo cenário

Ao jornalista da era digital também é necessário cuidar para que a ética profissional seja sempre cumprida. A especialização fornece esse respaldo e explora questões relacionadas à Legislação e ética na web, o que inclui utilização de fontes, invasão de privacidade, vigilância online, veracidade de informações, entre outros pontos.

Agora mais do que nunca o profissional dessa área tem a missão de transmitir confiabilidade ao espectador. Isso porque a interatividade propiciada pelas facilidades da tecnologia permite que qualquer pessoa, em qualquer momento, assuma o papel de jornalista.

A veiculação instantânea de imagens, vídeos e acontecimentos captados pelas câmeras de celulares, por exemplo, pode dar origem a notícias sensacionalistas e até falsas. Nesse cenário, é a qualidade, a credibilidade e a ética do profissional que vão diferenciá-lo de um mero especulador.

Dominar as novas tecnologias

A especialização em Jornalismo Digital permite ao profissional conhecer as novas tecnologias desse meio. A todo o momento a web adquire novas ferramentas.

São softwares, dispositivos e aplicativos que renovam constantemente as formas de se relacionar, se comunicar e fazer notícia. Nessa era de renovação tecnológica ininterrupta, o jornalista precisa se reciclar continuamente para saber trabalhar com as novidades do mercado.

Seja empreendedor

Por fim, a pós-graduação também é essencial para quem deseja ter o próprio negócio. As opções que se estendem à frente desse profissional incluem consultoria, assessoria de imprensa, empresas de comunicação, entre diversas outras.

Tanto o jornalista quanto outros profissionais que atuam no universo digital fazem parte de um campo de trabalho com numerosas possibilidades. Todas as formas de empreendimento na internet, independentemente de crises, tendem a crescer cada vez mais.

Assim, a pós-graduação em Jornalismo Digital favorece a superação dos novos desafios e promove o avanço dos serviços da imprensa. Isso é feito com base no uso ético dos recursos tecnológicos e na credibilidade das informações veiculadas, sem deixar de lado o olhar empreendedor que torna possível expandir a prática jornalística em múltiplas direções.

Você gostaria de saber mais sobre o curso de Jornalismo Digital? Não perca mais tempo, entre em contato com a Faculdade Unyleya, esclareça todas as suas dúvidas e impulsione sua carreira!



Nosso App

Nossas Redes Sociais