Vale a pena investir em uma pós-graduação em Segurança Pública?

  • 01/out/2019

Vale a pena investir em uma pós-graduação em Segurança Pública?

O aumento da violência e as falhas na promoção de políticas que combatam com maior eficácia a criminalidade fizeram que a sociedade passasse a discutir mais sobre Segurança Pública. Devido às suas implicações sociais implícitas, as discussões precisam passar por propostas legislativas para serem validadas diante da população, fortalecendo o combate à violência e estabelecendo punições penais para isso. 

No entanto, para que o processo flua da maneira certa e de fato tenha os resultados, é necessário pessoas qualificadas atuando no setor. Diante das necessidades eminentes de maior Segurança Pública, a especialização dos profissionais atuantes na área é fundamental. 

Com o intuito de promover mais eficácia nesse segmento, fizemos este artigo sobre a pós-graduação em Segurança Pública. Descubra a seguir as vantagens de se capacitar na área e conheça um pouco mais dos cursos do CEJUR neste segmento!

Segurança Pública

Desde 2018, a Segurança Pública conta com um ministério próprio, sendo suportada para isso por uma Política Nacional e também um Sistema Único de Segurança Pública, que segue regras da legislação federal. Entre os objetivos de oficializar tais sistemas estão o melhor direcionamento dos recursos para as políticas de Segurança Pública, ampliação da oferta de serviços à população e diminuição das desigualdades políticas ligadas à segurança.

Voltando para o âmbito acadêmico, o curso de graduação em Segurança Pública busca preparar profissionais para que eles possam lidar com situações complexas que envolvam riscos e conflitos. O objetivo do trabalho por eles executado é de alguma forma incentivar paz, respeitando sempre os Direitos Humanos. Portanto, o curso abordará temas ligados à legislação processual e penal, defesa civil, segurança em momentos de crise, sistemas prisionais e de policiamento, sociologia, entre outros. 

A graduação conta com aprovação do MEC e tem presença em várias universidades, devido ao crescimento do mercado tanto na iniciativa privada quanto na pública. Isso se deve aos crescentes índices de violência em todas as regiões do país. Os próprios servidores, que atuam em organizações como a Polícia Militar, podem realizar o curso para ter uma ocupação mais eficiente. E, se você já é graduado em outra área afim — em Direito, por exemplo —, uma boa opção é escolher um curso de pós-graduação na área.

Vantagens da pós-graduação

A pós-graduação em Segurança Pública é voltada para profissionais graduados em qualquer área de conhecimento, especialmente, para aqueles que exercem funções ligadas a algum segmento da administração pública, como policiais, guardas, advogados, entre outros. 

A especialização visa oferecer base para que essas pessoas sejam estimuladas a refletirem criticamente sobre um assunto tão delicado quanto a Segurança Pública, levando em consideração a realidade social moderna. Mas, afinal, quais são as vantagens que uma pós-graduação pode proporcionar a você? Confira alguns pontos a seguir!

Melhora o desempenho profissional

Um dos grandes benefícios quando se fala em pós-graduação é a melhora no desempenho profissional. Os cursos de especialização costumam oferecer acesso a um aprendizado atualizado que esteja alinhado às novidades do mercado. Além disso, a atualização acadêmica ajuda na aquisição de conhecimentos mais valiosos, o que poderá se reverter em aumentos ou promoções, mas também no aperfeiçoamento pessoal, pois você consegue ampliar a sua visão de mundo. 

No caso da Segurança Pública, como visto, mudanças constantes vêm acontecendo, como é o caso da criação de um ministério exclusivo para tratar o assunto. Com isso, novas leis são criadas, o que faz com que a atualização constante seja essencial. 

Amplia o networking 

Ter uma boa rede de contatos é essencial para qualquer pessoa ativa no mercado de trabalho. É por meio dela que, muitas vezes, você consegue ter acesso a melhores oportunidades de trabalho e trocar conhecimentos com outros profissionais que já atuam na sua área ou tenham ligação com ela. 

Ao fazer uma pós-graduação, a ampliação do networking é perceptível. Afinal, você se relaciona com pessoas relevantes na sua área de atuação, desde professores, colegas até palestrantes. Isso o ajudará a enriquecer a sua lista de contatos, mas também contribui para a trocas de experiências e ideias, o que impacta diretamente a sua carreira.

Permite seguir por novos caminhos 

Ao fazer uma graduação, a tendência é que os conhecimentos repassados sejam mais gerais sobre a área de atuação, o que permite uma visão mais abrangente sobre o trabalho a ser desenvolvido. 

Já na pós-graduação, os conteúdos são mais específicos e aprofundados, permitindo até mesmo pessoas que não tenham cursos na área seguirem por esse caminho. Nesse caso, por exemplo, o foco não será apenas a segurança, mas como ela é adequada ao âmbito público. Consequentemente, o aprendizado técnico adquirido poderá ser aplicado com mais eficácia no dia a dia do profissional atuante na área. 

Valoriza o currículo 

A valorização do currículo é outro benefício obtido com a pós-graduação. A formação acadêmica é um dos aspectos mais importantes quando se fala de destacar a sua busca por aperfeiçoamento nesse documento. Vale lembrar que os recrutadores têm valorizado cada vez mais formações complementares como indicativo de diferencial, justamente por passar mais credibilidade e experiência.

Isso sem contar que a pós-graduação é uma opção para aprofundar os conhecimentos em determinado assunto. O estudante tem a oportunidade de conhecer a fundo as necessidades da nação no que diz respeito ao combate da criminalidade e violência, tornando-se apto para atuar em diferentes setores do serviço público de promoção da segurança. Consequentemente, isso valoriza o currículo e aumenta as oportunidades de ser contratado. 

Cursos do CEJUR

A Segurança Pública se subdivide em diversas áreas de conhecimento, por isso, há uma gama variada de cursos que podem ser realizados na pós-graduação. O CEJUR oferece opções em diferentes segmentos da segurança, confira a seguir a lista!

Segurança Pública e Processo Penal Instrumental

O curso de Segurança Pública e Processo Penal Instrumental visa capacitar profissionais com habilidades específicas, a fim de que eles obtenham maior sucesso no processo penal. Para isso são explicados conceitos sobre ilícitos e qual a responsabilidade judicial dos autores e participantes nesse sentido. O curso abrange para isso matérias como Criminologia e Antropologia Forense, Vitimologia e Psicologia Forense, noções essenciais de Direitos Humanos, Direito Constitucional e de Direito Penal Internacional, entre outras. 

Segurança Pública, Atividade de Investigação e Inteligência

No curso de pós-graduação em Segurança Pública, Atividade de Investigação e Inteligência, a ideia é ofertar um treinamento especializado para profissionais para que eles estejam aptos a fazer uma investigação criminal ligada ao crime organizado, mas também a crimes ligados ao financeiro, como lavagem de dinheiro e remessa ilegal de divisas. Independentemente de eles estarem ligados à administração pública ou não, tal capacitação propicia uma formação completa na prevenção de ações ilícitas penais. 

Direito, Segurança Pública e Organismo Policial 

Já o curso de Direito, Segurança Pública e Organismo Policial tem foco na preparação de forças policiais para que elas sejam capazes de executar suas atribuições constitucionais e legais, tendo como base para isso o Direito. A ideia é formar agentes que combatam a criminalidade e estejam mais capacitados para atuar com eficácia na manutenção da Segurança Pública. 

Segurança Pública e Direito Penitenciário 

A pós-graduação em Segurança Pública e Direito Penitenciário foca na tratativa de um dos pontos de maior atenção na área: o caos penitenciário brasileiro. A ideia é fazer com que os estudantes repensem como trabalhar as condições penais atuais, alterando o modelo de recuperação de presos por meio do trabalho, ressocialização e reintegração à sociedade. Para isso, a grade curricular conta com disciplinas como Direito Restaurativo e Reinserção Social, Execução de Medidas Socioeducativas e Gestão Penitenciária. 

Como visto, a pós-graduação em Segurança Pública tem várias vertentes que podem ser exploradas. Tal especialização é fundamental para dar continuidade no processo de trazer maior segurança à população, contando para isso com profissionais mais atualizados e eficientes em suas funções. 

Se você pretende seguir por essa área, entre em contato com o CEJUR e saiba como você pode se matricular em algum dos nossos cursos!

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você