Competitividade no trabalho: como focar no que realmente importa?

  • 24/jan/2018

Competitividade no trabalho: como focar no que realmente importa?

Ser produtivo, ter maturidade profissional e buscar um diferencial faz parte da estratégia de quem pretende se posicionar bem diante da competitividade no trabalho. Somado a isso, é essencial ter atenção ao desempenho das atividades e manter o foco no que realmente importa.

Como se manter competitivo dentro da organização quando as novas gerações estão cada vez mais conectadas? Quais são os caminhos para se diferenciar dos outros? Confira as dicas a seguir!

Qual é a importância de se manter competitivo?

A competitividade no trabalho é uma característica positiva para empresas e funcionários. É o que relata a pesquisa realizada pela Page Personnel, em que 90,3% dos entrevistados concordaram com essa afirmação. Eles entendem que ela aumenta a produtividade, favorece o desenvolvimento profissional e o crescimento das companhias.

A competitividade incentiva o profissional a procurar maneiras de se superar todos os dias para dar o seu melhor. Assim, o desenvolvimento de novas habilidades cria maiores chances de promoção no ambiente de trabalho e contribui para se obter excelência nos resultados.

Sendo assim, ela favorece o desenvolvimento das pessoas em diversas áreas: na comunicação interpessoal, capacidade de solucionar problemas e respeitar as ideias dos outros. Para tanto, é fundamental manter o foco e atenção nas atividades do dia a dia e no objetivo que se pretende alcançar.

Como garantir a sua competitividade no trabalho?

Para se manter competitivo e ter mais chances de galgar altos cargos na organização em que atua, é essencial buscar o aperfeiçoamento pessoal e profissional. Veja como fazer isso:

Defina seus objetivos

Aonde você quer chegar? Saber quais são seus objetivos profissionais é a melhor maneira de se manter focado nos resultados. Isso permitirá que você desenvolva novas habilidades e competências para garantir a sua competitividade no trabalho.

Além disso, definir os objetivos evitará que você procrastine a realização de atividades, pois você terá consciência de que isso prejudicará o seu desempenho. Mas, então, como traçar a sua meta?

Anote quais são as responsabilidades que você quer assumir no trabalho, quais são os desafios que está disposto a enfrentar e qual é o cargo desejado no ápice de sua carreira. Deixe essas informações acessíveis para você em casa, no celular e na organização. Assim, sempre que se distrair, terá um guia para motivá-lo.

Faça um planejamento

Depois de definir o seu objetivo, é hora de traçar os caminhos para alcançá-lo. Sendo assim, é importante estabelecer metas em curto, médio e longo prazo. Quais são os passos para alcançar o cargo tão sonhado? Será que é preciso buscar uma qualificação, melhorar a sua produtividade e o relacionamento interpessoal?

Faça uma análise sobre essas situações e trace um passo a passo para realizar tudo que é necessário para o seu desenvolvimento pessoal.

Tenha organização

Não é possível manter a competitividade no trabalho quando se é desorganizado. Isso prejudica a produtividade, a atenção nas tarefas desempenhadas e o cumprimento dos prazos.

Portanto, procure organizar sua mesa de trabalho, vigiar os prazos para a entrega de projetos e estabelecer as prioridades para cada dia. Para ajudar a manter a concentração e o foco, você pode criar uma lista de tarefas no início do expediente e definir um tempo médio para executá-las.

Essa medida facilitará a organização do seu dia e também do seu cérebro. Quando perceber, terá cumprido todas as atividades e ainda sobrará tempo para ajudar algum colega ou adiantar outras tarefas.

Controle as suas emoções

Um fator essencial para se destacar no ambiente corporativo é o controle das emoções. O mercado já não aceita muito bem as pessoas que misturam a vida pessoal com a profissional. Portanto, procure controlar a ansiedade e os medos, e se concentrar no trabalho.

Ao controlar suas emoções, você conseguirá prestar atenção nas atividades que precisa executar e colocá-las em prática, mesmo que estejam no limite do prazo. Procure não pensar no que está incomodando na sua vida pessoal, pois esse problema só poderá ser resolvido quando você chegar em casa.

Desenvolver a inteligência emocional é um fator primordial para garantir o crescimento na empresa. Afinal, quem possui essa característica consegue ser mais produtivo, costuma evitar conflitos e se recupera facilmente de momentos de estresse.

Faça a gestão do tempo

Quantas vezes você olha o seu celular por dia? Quais são os horários em que costuma acessar as redes sociais? Apesar de serem muito úteis para manter o relacionamento com as pessoas e acompanhar as novidades, essas ferramentas podem atrapalhar muito a produtividade no trabalho.

Por isso, é essencial aprender a fazer a gestão do tempo para que você tenha um melhor desempenho. Nesse sentido, é recomendável se desconectar das redes sociais durante o expediente, pois isso afeta a sua concentração e faz você perder muito tempo. Logo, deixe para visualizar esses canais no horário do almoço ou quando você sair da organização.

Somado a isso, é fundamental solicitar que seus familiares e amigos só entrem em contato com você em casos de urgência. Evitar ligações pessoais no trabalho também favorece a concentração.

Para contribuir com a gestão do tempo, você pode utilizar ferramentas que controlam a sua produtividade. O Rescue Time, por exemplo, monitora o tempo utilizado para desempenhar determinada atividade e verificar o quanto você procrastinou com a leitura de e-mails e acesso de redes sociais. 

Já o Toggl Time Tracker funciona como um cronômetro. Nele, é possível inserir o período utilizado em cada atividade e visualizar gráficos sobre a gestão do tempo. Isso possibilita uma visão crítica sobre as tarefas diárias e a otimização da rotina.

Invista em qualificação

Independentemente da área em que um profissional atua e da idade que ele possui, é sempre muito importante continuar a estudar para garantir a competitividade no trabalho. Por isso, procure fazer cursos rápidos de atualização, participar de congressos e fazer uma nova graduação ou especialização.

Isso contribui para que você se mantenha conectado com as novas tendências, além de facilitar a criação de uma ampla rede de contatos.

Pronto! Agora você já sabe que é importante manter o foco e a disciplina para garantir a competitividade no trabalho. Gostou deste artigo? Siga nossas redes sociais — estamos no FacebookLinkedIn e Twitter — para acompanhar todas as novidades!