Descubra como ser especialista no seu campo de atuação

  • 23/mar/2018

Descubra como ser especialista no seu campo de atuação

Diante da competitividade do mercado de trabalho, você precisa ser especialista na sua profissão para conseguir se destacar, alcançando altos salários e sucesso na carreira. Quem não investe em si mesmo acaba ficando para trás.

Atualmente, ter um diploma universitário já não é mais suficiente para se intitular como um especialista. É preciso ir muito além disso, lembrando-se sempre de que os estudos não podem parar na faculdade.

Mas o que exatamente é preciso fazer para se tornar um especialista? Para responder a essa pergunta, separamos a seguir alguns pontos essenciais para quem quer crescer profissionalmente e se tornar uma autoridade no seu campo de atuação. Confira!

Faça um curso de especialização

Existem, no mercado, diversos cursos que visam aumentar o conhecimento dos estudantes em uma determinada área. São essenciais para quem quer se manter atualizado ou aprimorar suas habilidades, mantendo-se a par das tendências do mercado.

Ao contrário dos cursos de pós-graduação stricto sensu, como mestrado ou doutorado, a especialização independe da sua área de formação. Dessa forma, você pode se especializar em diversos assuntos diferentes que sirvam de complemento para a sua atuação profissional.

Hoje em dia, profissionais com conhecimentos abrangentes são os mais procurados por grandes empresas, pois diferentes áreas de atuação estão cada vez mais interligadas, necessitando de alguém que saiba transitar entre dois mundos para gerenciá-las.

Um curso de Master Business Administration (MBA) também é uma excelente escolha para aquele que quer ser especialista em gestão empresarial e de negócios. É recomendado para quem já está há mais tempo no mercado de trabalho e deseja atuar nos cargos de liderança de grandes empresas.

Invista em uma pós-graduação

Investir na sua própria formação para se tornar um expert profissional também é importante. Por isso, os cursos de pós-graduação em áreas específicas da sua profissão são excelentes formas de se transformar em um especialista. Por exemplo, se você já é formado em Pedagogia e sonha em trabalhar com crianças em hospitais, a pós-graduação em Pedagogia Hospitalar é uma das melhores formas de começar a se preparar.

Esses cursos aprofundam os conhecimentos que você já possui, direcionando-os a campos bem determinados. Logo, são essenciais para quem já sabe em que área deseja atuar. Profissionais que possuem apenas um diploma de bacharel, sem nenhuma pós-graduação, não conseguem muito destaque no mercado de trabalho justamente por terem uma esfera de conhecimento muito ampla e nada aprofundada.

A pós-graduação strictu sensu, apesar de ser direcionada mais para a área acadêmica, também é um grande adendo ao currículo. Nos cursos de mestrado e doutorado, por exemplo, você poderá aprofundar seus estudos em conhecimentos específicos, transformando-se em uma figura valiosa no mercado de trabalho, principalmente para empresas que atuam no ramo da sua especialização.

Além disso, mestres e doutores também podem optar por trabalhar como consultores, oferecendo seus conhecimentos para ajudar empresas a crescerem, aumentar os lucros ou superar alguma crise. Essa é uma área de atuação que está cada vez mais em alta, pois a procura por consultores é muito grande.

Mantenha-se sempre atualizado

Para ser especialista, não basta apenas ter títulos e um currículo farto. Você também precisa estar constantemente atualizado sobre todas as novidades da sua área profissional. Afinal, se uma pessoa com o título de doutor não souber falar sobre as inovações do seu campo de atuação, ela perderá toda a autoridade.

Por isso, é essencial que você nunca pare de ler e estudar assuntos que são do seu interesse. Assinar periódicos ou seguir canais de notícias na internet direcionados à sua formação são algumas táticas que permitem estar sempre por dentro das novidades.

É importante também acompanhar os jornais e notícias globais para se manter atualizado em relação aos assuntos relevantes da atualidade. Lembre-se de que um profissional especializado é aquele que demonstra conhecimento e está sempre atento a tudo que acontece ao seu redor.

Amplie sua rede de contatos

O networking é essencial para qualquer pessoa que está em busca da sua ascensão profissional. Como ninguém cresce sozinho, é importante que você mantenha a sua rede de contatos sempre atualizada, buscando conhecer novas pessoas constantemente.

É impossível saber quando será preciso contar com amigos ou profissionais de renome para dar uma “mãozinha” para subir na carreira. Por isso, desde a faculdade até sua efetiva atuação no mercado de trabalho, você deve sempre valorizar aqueles que estão ao seu redor, principalmente seus professores e chefes, que são profissionais capazes de transmitir lições valiosas.

Se você sonha em ser especialista, o networking é mais importante ainda, pois o contato com outros profissionais, além de agregar conhecimento, também gera oportunidades únicas para projetos e empreendimentos que poderão lançar sua carreira às alturas.

Nunca perca o interesse

Uma das coisas mais importantes para quem quer ser especialista na profissão é manter o interesse na sua área de atuação. Por mais que esse conselho pareça estranho, ele é importante, pois muitas pessoas acabam perdendo o ânimo de estudar ou de acompanhar as novidades de mercado com o passar do tempo.

Parte disso se deve ao fato de que o aprimoramento profissional é algo que leva tempo, exigindo paciência e disciplina. Em alguns casos, porém, as pessoas se cansam e acabam desistindo no meio do caminho. Dessa forma, fica impossível se tornar um especialista.

Para evitar que isso aconteça, você deve sempre ter em mente o seu objetivo. Lembre-se de que nada é alcançado sem esforço. Portanto, se você gosta da sua área de atuação e quer realmente crescer, transformando-se em uma autoridade dentro dela, não deixe que esse desejo vá embora.

Frequente palestras e seminários

Quem tem interesse em uma área profissional deve ficar atento aos eventos que acontecem ao seu redor, reunindo profissionais de renome para dar palestras ou seminários com dicas e conselhos para ascensão na carreira.

Frequentar esses eventos é uma das melhores formas de se manter atualizado, receber conhecimentos valiosos e ficar em contato com outros profissionais que têm os mesmos interesses que você.

Quem quer se tornar um especialista deve estar constantemente atrás de novas fontes de aprendizado, e essa é uma das melhores. Afinal, como os palestrantes normalmente são profissionais de sucesso, tudo que eles têm a dizer é de extrema importância.

Por mais que a maioria desses eventos sejam pagos, eles devem ser vistos como um investimento na sua carreira. Além disso, a presença em um seminário também pode ser um adendo ao seu currículo.

Se você gosta da sua profissão e quer se tornar uma autoridade no assunto, é preciso se empenhar, pois o mercado é muito competitivo e muitos outros profissionais também desejam a mesma coisa. Mas, com muita dedicação, tudo é possível!

Apenas não se esqueça de que, para ser especialista, é essencial que você invista na sua educação. Quer saber qual é a melhor forma de fazer isso? Então venha tirar todas as suas dúvidas em relação aos cursos de pós-graduação a distância!