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Saiba o que faz um profissional de comunicação empresarial

comunicação empresarial

Hoje em dia, não há como negar a importância das assessorias de comunicação empresarial dentro das empresas. Esse setor é responsável por gerir todos os fluxos comunicacionais da instituição, traçando estratégias que valorizam a imagem positiva das marcas e as mantém bem articuladas com o público-alvo e potenciais parceiros.

Bastante promissora, a profissão exige perfil específico e conhecimento técnico especializado para que as funções sejam desempenhadas com eficiência e maestria, visando impulsionar os resultados da empresa em questão.

Se você tem interesse em se tornar um profissional da área, precisa ler este post. Aqui, explicamos como funciona o setor, quais as principais demandas do cargo e como ser bem-sucedido na carreira. Acompanhe!

O que é comunicação empresarial?

A comunicação empresarial é um subgrupo da comunicação em si, funcionando como uma ferramenta estratégica para que as empresas atinjam objetivos específicos por meio de ações comunicativas, aumentando a credibilidade e a valorização da marca no mercado.

Antigamente, essa atividade não era vista como algo fundamental nas instituições. Porém, com a popularização da internet e o surgimento de novas tecnologias que tornaram a concorrência mais ampla, as organizações passaram a enxergar o potencial da comunicação empresarial para captar públicos específicos e se manterem fortes no cenário.

É dever do setor desenvolver um plano específico de comunicação para gerenciar o fluxo de informações na empresa, controlando tudo o que entra e sai da instituição. Para tanto, há uma série de profissionais envolvidos, como jornalistas, publicitários e relações públicas. Inclusive, os cursos focados nessas áreas também são bastante promissores, como uma pós-graduação em Jornalismo.

Entre outras atividades da comunicação empresarial, a equipe se responsabiliza pela produção do material informativo da organização, cuida da imagem institucional da marca nas redes sociais, organiza eventos, administra coletivas de imprensa e está sempre preparada para gerir qualquer sinal de crise.

Quais são os públicos da comunicação empresarial?

Antes de falarmos dos públicos-alvo, precisamos explicar a diferença entre dois conceitos muito parecidos: a comunicação empresarial e a comunicação organizacional. A primeira geralmente está mais relacionada aos resultados da marca em si, como financeiros, sociais e de imagem.

Já a comunicação organizacional é um pouco mais ampla, relacionando-se não somente com a imagem da instituição, mas também com outras organizações e pessoas que possam se beneficiar com os resultados de determinada empresa.

Ao contrário da comunicação empresarial, a comunicação organizacional pode estar ligada a instituições sem fins lucrativos, como ONGs e associações. Conheça, a seguir, os principais públicos envolvidos no fluxo da comunicação empresarial:

Público interno

As estratégias do setor se dirigem primeiramente aos colaboradores, fornecedores, parceiros e formadores de opinião da própria empresa. É um dos públicos mais importantes do setor, visto que toda instituição precisa desses vetores para sobreviver. Até porque de nada adianta ter um bom posicionamento estratégico diante de outros públicos se os próprios funcionários não vestirem a camisa da organização, certo?

Público externo

O público externo demanda estratégias ainda mais específicas, já que é mais difícil de ser atingido. Afinal, lidar com a demanda de consumidores e potenciais clientes não é tarefa simples. É preciso muita inteligência e astúcia para não decepcioná-los.

Nesse sentido, é necessário cuidar do posicionamento da organização dentro e fora da empresa, utilizando a comunicação para atingir tanto os que se interessam pela marca quanto aqueles que têm uma imagem negativa do negócio, visando revertê-la.

Autoridades e sindicatos

Por fim, a empresa também precisa trabalhar suas estratégias comunicativas frente a autoridades, governo e sindicatos de trabalhadores, entre outros grupos importantes. Isso porque todos eles podem se relacionar de forma direta ou indireta com a instituição. Portanto, é imprescindível manter uma imagem sempre positiva, adequando as ações de comunicação conforme o tipo de público e o contexto em questão.

O que faz um profissional de comunicação empresarial?

Agora que você já compreendeu como funciona esse setor, vamos às principais atividades do profissional da área:

Redação de releases

Os releases nada mais são do que os comunicados que a empresa disponibiliza à imprensa. A intenção é comunicar uma notícia ou acontecimento de interesse coletivo que diz respeito à companhia em questão. Normalmente, os releases são escritos por jornalistas, assessores ou relações públicas com o objetivo de divulgar serviços, produtos, eventos, entre outros, relacionados à instituição.

Essa forma de comunicação se popularizou no Brasil a partir da segunda metade do século XX e, de lá para cá, se consolidou como uma estratégia muito eficaz. Os releases são direcionados para os veículos midiáticos, que decidem se o assunto em questão é passível de virar ou não notícia ou reportagem naquele meio.

Seleção de mailing

A seleção de mailing está diretamente relacionada à atividade anterior. Os profissionais responsáveis pelo setor de comunicação empresarial das instituições são responsáveis por criar e organizar o mailing para o qual os releases e demais informativos serão enviados. O mailing, portanto, é a lista de contatos que interessam para aquela empresa, ou seja, com quem ela pretende se comunicar.

Media training

O media training, traduzido como treinamento de imprensa, consiste em um treinamento daqueles que são os porta-vozes das instituições para que possam se posicionar frente a jornalistas e demais profissionais da mídia de maneira adequada e sem deslizes.

Esse treino é importantíssimo para que gestores, presidentes, entre outros cargos, saibam como se comunicar em eventos midiáticos, como em entrevistas, coletivas de imprensa, sempre visando o fortalecimento de uma imagem positiva da marca.

Atendimento à imprensa

Muitas vezes, os gestores das empresas deixam todo o processo comunicativo nas mãos dos assessores, que passam então a serem os grandes responsáveis por manter a reputação e a credibilidade da marca frente à imprensa e aos demais públicos de interesse.

Essa é uma das funções de maior peso na comunicação empresarial, já que o profissional precisa ser ético e traçar estratégias compatíveis com cada tipo de público de modo a conquistar a confiança de todos os envolvidos.

Como ser um profissional de comunicação empresarial?

Para desempenhar bem a função, é imprescindível ter o conhecimento técnico necessário, adquirido em cursos específicos da área, como a pós-graduação EAD em Comunicação Empresarial. Assim, será possível dominar as técnicas produtivas, garantir um bom fluxo comunicativo e estar apto a lidar com eventuais situações de crise. Mas só isso não basta!

Ética, transparência e agilidade também são requisitos do cargo, pois o profissional estará o tempo todo lidando com públicos exigentes e que prezam por uma relação de extrema confiança, como a mídia, parceiros e colaboradores.

Fazer uma pós-graduação na área é uma maneira inteligente de o profissional do ramo se aperfeiçoar diante das exigências e novas demandas do mercado, ficando cada vez mais preparado para encarar os desafios da profissão. Assim, com certeza, você será um profissional bem-sucedido no cargo!

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