Connect with us

Acontece na Unyleya

Unyleya realiza Exposição dos Povos Indígenas na Região do Médio Xingu – Pará

Durante os dias 15 e 18 de junho a Unyleya Educacional, através da equipe Socioambiental Norte Energia, realizou a Exposição dos Povos Indígenas do Iriri – Expo Iriri, dentro da IV Feira Literária Internacional do Xingu – FLIX, em Altamira, sul do estado do Pará.

A exposição contou com a atuação dos povos indígenas Arara, Kayapó e Xipaya-Kuruya na comercialização de artesanatos, performances culturais, visita guiadas, exibição de vídeos e apresentação dos produtos como Planos de Vida e materiais didáticos indígenas.  

A ação é componente do Programa de Patrimônio Cultural Material e Imaterial – PPCMI que, por sua vez, compõe o Componente Indígena do Plano Básico Ambiental da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, conjunto de compensações e mitigações, sob responsabilidade da Norte Energia S.A., contratante da Unyleya na região.

A exposição também contou com a vitória do curta-metragem “Contos do Iriri” no 1º lugar do Prêmio André Nunes, na categoria “Literatura e Audiovisual”, realizado em paralelo na IV FLIX.   A produção feita pelo cacique da aldeia Cupi, Antonio “Nego” Xipaya, aborda uma narrativa tradicional indígena, que sempre ficou na oralidade das aldeias, mas que agora foi transmitida nas telas por meio das ações do fortalecimento cultural da Unyleya na região do Médio Xingu.

Mais informações podem ser visualizadas através do perfil @expo_iriri.

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD