Connect with us

Carreiras em TI

Especialização em ti: como escolher?

Fazer especialização em TI é ideal para quem quer aproveitar oportunidades da área. Conheça alguns tipos de pós e como escolher a sua!

especializacao em ti

Fazer uma especialização em TI não é só um jeito de trabalhar com o segmento que você mais gosta. Mais que isso, ela é um diferencial imprescindível para a sua carreira, especialmente quando a gente considera o presente e o futuro da área de tecnologia. Nesse sentido, é importante analisar certos aspectos, a fim de escolher as melhores oportunidades. 

Neste post, saiba por que a especialização em TI é valorizada e vai mudar a sua carreira para melhor. Além disso, confira as dicas para descobrir qual delas tem a ver com você e as alternativas mais interessantes do mercado.

Futuro do TI: por que a especialização vai fazer muita diferença? 

Em 2023, os gastos mundiais com TI devem alcançar os 4,7 trilhões de dólares, segundo dados da Gartner incluídos no artigo “Gartner Forecasts Worldwide IT Spending to Grow 4.3% in 2023”, de 19 de julho de 2023. Aliás, a taxa significa um aumento de 4.3%, em relação a 2022. 

As expectativas de crescimento do setor também são exploradas pelo “Relatório Setorial 2022 Macrossetor de TIC”, divulgado pela Brasscom em 8 de maio de 2023. No documento, os dados são promissores. Os segmentos de Telecom, TI In House e TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) já correspondem a 6,6% do PIB. 

Além disso, o setor de TIC do Brasil corresponde a 36,4% do mercado na América Latina, o que deixa o Brasil como o 10º em produção de TIC e Telecom no mundo. Esse cenário prevê “investimentos de R$666 bilhões” em Tecnologias de Transformação Digital até 2025. 

Já para quem trabalha no segmento, os dados apontam que entre 2021 e 2022 houve um “aumento de 6,1%” no macrossetor de TIC, o que significa 117 mil novos empregos, resultando em um salário 2,2 vezes maior que a média nacional. 

Porém, para aproveitar todas as oportunidades atuais e do futuro, fazer cursos na área de tecnologia é essencial. Afinal, a especialização em TI é o caminho para você dominar o conteúdo no segmento de interesse, bem como ter chances de crescer profissionalmente. Além disso, ela ajuda você a se manter atualizado em um cenário que está em constante mudança. 

Como escolher a especialização em TI ideal para você? 

Agora que você sabe como está o segmento de TI e já viu que as projeções e investimentos vão ser enormes, é importante trilhar seu caminho desde já. Para isso, é importante considerar alguns aspectos que ajudam você a escolher a sua especialização. Veja a seguir! 

Entenda o seu perfil 

O primeiro passo é entender qual é o seu perfil como profissional. Por exemplo, se você tem um perfil investigativo, gosta de analisar e encontrar falhas em sistemas, cursos como Jurimetria e Curadoria Digital podem ser os ideais. 

Nesse caso, vale listar o que você gosta, quais são as suas soft e hard skills, e também a maneira como você gosta de trabalhar. 

Analise as oportunidades de cada área 

Segundo o artigo “Demand Grows for Intelligent Applications Powered by AI” (“A demanda por aplicativos inteligentes alimentados por IA cresce”), publicado no site da Gartner, em 27 de setembro de 2023, haverá um aumento do uso de inteligência artificial, em um futuro não tão distante: “By 2026, 30% of new applications will use AI to drive personalized adaptive user interfaces, up from less than 5% today.” 

Em tradução livre, a frase aponta que em 2026, 30% dos novos aplicativos vão usar IA para direcionar interfaces de usuários adaptativas e personalizadas, acima dos menos de 5% de hoje. 

Ou seja, logo a área de Inteligência Artificial deve ser uma prioridade, que exigirá profissionais com especialização em TI voltada para esse segmento. Assim, você pode começar a se preparar com cursos como Infraestrutura de TI para inteligência artificial e deep learning desde já! 

Considere a rotina 

Embora a carreira em TI esteja muito valorizada, cada segmento é diferente e pode proporcionar uma rotina distinta. 

Sendo assim, é essencial considerá-la para saber se a rotina está dentro do que você espera. Por exemplo, se você é gamer e adora se divertir no trabalho, a pós em Game Design pode oferecer tudo o que você procura nesse sentido. 

Cybersecurity: detecção de ameaças e proteção de sistemas de informática e comunicações talvez seja emocionante, mas também exige muita responsabilidade e pode envolver situações de estresse. 

Quais as opções de especialização em TI da Unyleya? 

Ainda está em dúvida de qual especialização em TI escolher? Não se preocupe! Na Unyleya o que não faltam são opções para você. Veja a seguir! 

Desenvolvimento 

Gosta da parte de desenvolvimento? Com a pós em Jogos Digitais, você aprende modelagem, programação e várias outras aplicações voltadas para jogos. 

Já a Desenvolvimento Front-end ensina você a lidar com frameworks front-end, princípios de UX e UI e criação de aplicações. 

Governança de Dados 

Na Unyleya há dois tipos de especialização em Governança. Na pós em Governança de dados você aprende a usar o Framework DAMA-DMBOK para gerenciar dados, a fazer análises e a entender sobre segurança de dados. 

Já na pós em Governança Digital de Dados Abertos você vai ver entender sobre Redes Elétricas Inteligentes, Administração Pública e projetos com dados abertos. 

Inteligência Artificial 

Indo além da IA, você pode fazer especializações bastante específicas. Por exemplo, a Inteligência artificial em serviços de saúde ensina sobre sua aplicação na área, com matérias como Deep Learning em Saúde. 

Transformação Digital 

Quer entender o cenário da transformação digital de forma mais ampla? Então, a pós em Tecnologias da indústria 4.0 é a sua melhor escolha. Com ela, você aprenderá sobre Indústria 4.0, Internet das Coisas, Realidade Aumentada, Robótica e várias outras aplicações. 

O mercado de TI está bombando e vai ficar ainda melhor nos próximos anos. Mas isso não significa que você não precisa se preparar. Afinal, mesmo se tiver formação na área, o aprendizado constante e a especialização em TI abrem ainda mais portas para você.

Por isso, vale a pena conhecer o seu perfil e buscar uma pós-graduação que atenda aos seus objetivos de vida e de carreira. Neste caso, é só contar com a gente! 

Gostou das possibilidades de especialização em TI? Conheça todas as opções que a Unyleya oferece pra você! 

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD