Connect with us

Guia de Carreiras

Quais as soft skills e hard skills mais procuradas pelos empregadores?

soft skills e hard skills

Garantir um bom espaço no mercado de trabalho é um desafio para o qual você precisa se preparar de forma contínua ao longo do tempo. Para isso, é fundamental entender quais são as soft skills e hard skills que os empregadores mais buscam nos profissionais, além de saber como desenvolvê-las para ter chances reais de disputar as melhores vagas.

Diante de toda a competitividade que existe no mercado, não poderia ser diferente. Você precisa encontrar formas de atrair a atenção dos recrutadores, passar pelos processos de seleção e, ao conquistar uma posição, atender às demandas do cargo e se adaptar às mudanças que podem acontecer no setor.

Pensando nisso, desenvolvemos este post para ajudar você a entender o que são soft skills e hard skills, quais são as mais requisitadas no mercado e o que você pode fazer para adquiri-las. Quer continuar se informando sobre esse assunto? É só seguir com a leitura!

O que são soft skills?

São chamadas de soft skills as habilidades comportamentais que uma pessoa adquire com as suas experiências de vida. No ambiente de trabalho, são essas habilidades que determinam como você vai agir em determinadas situações. Quando recebe críticas, por exemplo, você tem inteligência emocional para ouvir com calma ou leva para o lado pessoal e rebate de maneira rude?

Como você pode deduzir, as soft skills fazem bastante diferença na sua atuação como profissional. Por isso, os empregadores buscam pessoas que reúnem habilidades de acordo com o cargo a ser ocupado.

O que são hard skills?

As hard skills são as habilidades técnicas que você desenvolve por meio de cursos e treinamentos para ser capaz de exercer determinadas funções. Elas podem ser comprovadas por meio de diplomas e certificados ou até mesmo de testes práticos que são aplicados em processos de seleção para vagas de emprego, por exemplo.

Assim, as hard skills são habilidades profissionais muito específicas que os empregadores exigem na hora de contratar alguém para um cargo. Se você quer seguir uma determinada carreira, precisa se capacitar adequadamente para isso.

Quais são as diferenças entre soft skills e hard skills?

Depois de conhecer a definição de cada um desses tipos de habilidades, não é difícil entender em que elas se diferenciam. Enquanto as hard skills são aprendidas de uma maneira formal, as soft skills são desenvolvidas de modo subjetivo, por meio de vivências no dia a dia e autoconhecimento.

Ambas são importantes para a formação de um profissional e o mercado de trabalho já reconhece isso. Consequentemente, você precisa desenvolver as soft skills e hard skills que são essenciais para a sua carreira.

Quais são as principais soft skills buscadas por empregadores?

A seguir, listamos algumas das soft skills que mais chamam a atenção no mercado de trabalho. Confira!

Proatividade

Ser um profissional proativo é não depender de ordens para saber a hora de tomar decisões e atitudes. Cada vez mais as empresas buscam colaboradores com essa habilidade de não só fazer o que é esperado, mas também o que é necessário conforme as situações se apresentam.

Capacidade de persuasão

Essa é uma soft skill que não pode faltar em profissionais que ocupam cargos de liderança. Isso porque é fundamental saber engajar a equipe de forma positiva, por meio da exposição de ideias, e não de modo que pressione os colaboradores.

Liderança

Por falar em liderança, a habilidade de liderar é mais uma soft skill bastante valorizada no mercado. As empresas precisam de bons líderes para guiar as equipes na busca pelos resultados necessários para atingir metas e aumentar o faturamento do negócio.

Resolução de conflitos

A capacidade de evitar e resolver conflitos de forma pacífica é imprescindível para um bom clima organizacional na empresa. Assim, é natural que os empregadores prefiram profissionais que apresentam essa soft skill.

Criatividade

Essa é uma soft skill que faz diferença até mesmo em trabalhos que não parecem necessitar de muita criatividade. Isso porque essa habilidade também tem a ver com enxergar novas possibilidades e ter ideias inovadoras para solucionar problemas no trabalho.

E quanto às hard skills, quais são as que mais se destacam?

Agora, confira as principais hard skills que um profissional precisa ter no currículo para se destacar entre os concorrentes.

Graduação

É no curso de graduação que você começa a se preparar para exercer uma determinada profissão. Com uma formação desse tipo no currículo, você pode direcionar a carreira para uma área do seu interesse e comprovar, diante dos empregadores, que é alguém capacitado para exercer as funções.

Pós-graduação

Certos cargos exigem mais do que uma graduação. É preciso ter título de especialista, mestre ou até mesmo doutor para conquistar algumas oportunidades no mercado de trabalho. Afinal, os cursos de pós-graduação proporcionam conhecimentos mais aprofundados e preparam ainda mais os profissionais.

Conhecimento em língua estrangeira

Seja para atender clientes de outras nacionalidades, seja para ler documentos em outros idiomas, o conhecimento em língua estrangeira é mais uma hard skill que atrai a atenção dos recrutadores. O idioma requisitado com mais frequência é o inglês, mas outros também podem ser muito úteis, a depender da área de atuação da empresa.

Habilidades em tecnologia

A transformação digital já é uma realidade em muitas empresas e as que ainda não iniciaram esse processo logo precisaram se adaptar também. Por isso, saber lidar com ferramentas tecnológicas é uma habilidade que os profissionais precisam desenvolver para ter melhores chances no mercado.

Como desenvolver soft skills e hard skills?

Saber qual carreira você quer seguir é o primeiro passo para começar a desenvolver as habilidades necessárias para ter sucesso nesse caminho. Uma vez que você tenha essa resposta, fica mais fácil identificar qual formação precisa obter e qual é o perfil ideal para exercer as funções relacionadas.

A partir disso, você pode começar a se dedicar para conquistar as soft skills e hard skills de que precisa. Para isso, busque uma boa instituição de ensino para estudar e se esforce para desenvolver também as habilidades comportamentais que vão completar a sua preparação para a carreira.

Então, conseguimos tirar as suas dúvidas sobre soft skills e hard skills? Deixe um comentário nos contando o que achou desse assunto!

2/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD