Connect with us

Carreiras em TI

O que é UX Design e quais as funções do profissional que atua na área?

o que é ux design
Tempo de Leitura: 5 minutos

Para desenvolver aplicações com uma experiência que agrade ao público, é fundamental que o profissional responsável pelo desenho da interface conheça o que é UX Design. Ao ter uma boa experiência utilizando o software, há mais chances de o usuário voltar a utilizar o aplicativo ou site.

Com base nessa informação, fica fácil deduzir por que o designer de UX tem um trabalho tão essencial no projeto de uma aplicação de sucesso. Mas afinal, o que é UX Design? Qual a real importância desse profissional no desenvolvimento de uma aplicação? A resposta para essas questões, você encontra logo abaixo. Vem conferir!

O que é UX Design?

UX é uma sigla para User Experience — ou simplesmente Experiência de Usuário, em tradução pro nosso idioma. Esse conceito está relacionado à forma como o usuário interage com um produto a partir da interface que é disponibilizada para essa finalidade.

Vale lembrar, entretanto, que a área de UX não se limita apenas a estudar a experiência que o usuário terá na utilização do produto final. Além da atenção às sensações geradas a partir dessa experiência, o profissional de UX também precisa lidar com etapas anteriores para que possa projetar uma experiência que se adeque tanto ao público quanto ao formato de consumo.

Qual a importância do UX Design?

A partir da definição dada no tópico anterior é possível perceber o quanto o design de UI/UX é determinante para o sucesso de uma aplicação. A atenção a essa área é fundamental para processos de marketing, para tornar a marca mais atraente para o consumidor e, ainda, para reter os clientes do negócio.

Isso acontece, pois, as sensações que o usuário terá ao interagir com um produto ou serviço desde a primeira vez é o que determinará o desejo de interagir novamente no futuro. Grandes empresas como Apple, Airbnb, Netflix, Spotify e diversas outras sabem muito bem disso e buscam sempre melhorar a experiência que seus usuários terão ao utilizar seus produtos.

Essas melhorias são implementadas na interface de usuário dos aplicativos e a ideia é tornar a experiência a mais intuitiva e eficiente possível. A rapidez, usabilidade, conforto e facilidade para executar uma ação costumam ser os principais aspectos que norteiam as decisões de um usuário em relação a uma marca, logo, é essencial que as empresas estejam atentas à experiência de usuário para se manterem competitivas na sua área de atuação.

Quais as responsabilidades do profissional?

As responsabilidades de um designer de UX podem variar a depender do projeto ou da empresa, mas uma certeza é que o trabalho desse profissional tem grande influência na impressão que o usuário terá sobre a marca. Entre as atividades mais comuns, podemos mencionar:

Entendimento do comportamento do usuário

A forma como um produto é desenvolvido não pode ser moldada considerando apenas o ponto de vista da empresa. É preciso entender o comportamento e as necessidades do usuário e é em prol desse entendimento que o UX designer atua.

Por meio de pesquisas e entrevistas, esse profissional busca entender o que faz com que o produto seja atrativo para o público e quais são as necessidades de quem utilizará a interface desenvolvida.

Prototipagem e validação

A prototipagem da UX de um produto é a elaboração de uma versão limitada, mas funcional e fidedigna do produto para que seja apresentado ao usuário e ele apresente seu feedback a respeito da experiência de uso.

Esse protótipo normalmente permite que o usuário navegue por telas e simule a utilização do produto final. A partir dessa validação é que o desenvolvimento é aprofundado.

Conexão das áreas

Conhecer áreas adjacentes à do UX designer enriquece o trabalho desse profissional e ajuda a entregar interfaces mais alinhadas com as necessidades do público.

Um bom exemplo disso é ter conhecimento em fotografia ao atuar como designer de UX: além do entendimento a respeito do poder que as imagens têm sobre a percepção do usuário, a escolha de imagens, elementos e cores para o projeto tende a ser mais adequada.

Desenvolvimento de persona

Visto que o UX designer precisa criar experiências voltadas para determinados tipos de público, o trabalho de desenvolvimento das personas é parte das funções do profissional. É por meio delas que o designer consegue visualizar as dores do usuário e desenvolver uma interface voltada para a resolução dos problemas identificados.

Inicialmente, as características da persona descrevem necessidades, desejos e objetivos reais dos usuários. Entretanto, a depender do projeto e das necessidades encontradas, pode-se adicionar definições mais específicas.

Jornada do usuário

O cliente entra em contato com o produto, realiza as ações com base na interface disponibilizada e encerra seu uso. Esse processo é conhecido como jornada do usuário e é um ponto de vista que deve ser considerado no desenvolvimento da UX, uma vez que o cliente é o foco de todo o processo.

Dessa forma, o profissional consegue perceber quais são as variáveis relacionadas à facilidade de uso da aplicação, entender o que o usuário espera do fluxo da interface e, a partir daí, planejar o desenvolvimento para atender essas expectativas.

Layout do conteúdo

Depois de conhecer a persona e entender o que precisa estar em foco na experiência do usuário, é hora de estruturar o conteúdo que será entregue. É a forma como o layout é organizado que permite que o usuário se localize dentro da aplicação e saiba qual caminho tomar para executar a ação desejada.

Nessa etapa, o UX designer desenvolve a hierarquia de páginas, define o que estará contido em cada uma delas e a forma como acontecerá a navegação. É esse trabalho que garante que as informações certas aparecerão no momento certo para o usuário.

Como começar a atuar na área?

Entre as principais características que compõem um bom designer de UX está a empatia. Isso pois é necessário que o profissional se coloque no lugar da persona para entender como os problemas identificados serão resolvidos.

Além disso, é importante que o profissional de UX esteja informado sobre temas ligados à tecnologia, inovação e goste de se manter atualizado. Habilidades sociais também são relevantes para aqueles que desejam maior destaque nessa atividade, visto que também conduzem as pesquisas e entrevistas com o usuário.

Contar com essas características torna mais fácil começar a atuar na área mesmo em um cenário competitivo como o atual. Desenvolver projetos que coloquem o usuário no centro da experiência e conhecer as tecnologias certas para facilitar o trabalho é o caminho para alcançar esse objetivo.

Como funciona o curso de UX Design da Unyleya?

O processo de aprendizagem e ensino na Unyleya tem foco no aluno e conta com material disponível em vários formatos. Assim, independente da preferência, é possível aproveitar o curso da melhor maneira possível. Além disso, o professor realiza o acompanhamento do aluno de forma individual, avaliando e auxiliando durante todo o processo.

Vale lembrar, ainda, que estudar na Unyleya permite que os alunos recebam dicas e insights diretamente de profissionais de Recursos Humanos e tenham apoio no seu processo de realocação profissional por meio de diversas vagas no mercado de trabalho.

Após entender o que é UX Design fica clara a importância de profissionais dessa área no processo de criação de produtos digitais. Aqueles que embarcam nesse mercado contam com um futuro bastante promissor, uma vez que todas as nossas atividades tendem a migrar para o meio digital.

Entendeu o que é UX Design? Que tal conhecer mais sobre a nossa pós-graduação em User Experience e User Interface? Vem com a gente!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br