Connect with us

Carreiras em TI

Profissional de Segurança da Informação: o que faz e como ser um

profissional de segurança da informação
Tempo de Leitura: 4 minutos

Tem interesse em se tornar um profissional de Segurança da Informação? Esse é um campo com grande crescimento nos últimos anos, principalmente devido à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que entrou em vigor em 2018.

Com o uso intensivo da internet e de ferramentas tecnológicas, a segurança dos dados que circulam pelas redes tornou-se cada vez mais importante. Afinal, informações pessoais e sensíveis, como bancárias, estão presentes em diversos sites, e-commerces e plataformas.

Dentro desse contexto, cresceu também a necessidade de profissionais que atuassem com serviços de proteção aos dados no ambiente online e nos dispositivos eletrônicos. É esse o papel de quem trabalha com Segurança da Informação.

Neste post, saiba mais sobre essa profissão e veja se é uma boa opção de carreira para você!

O que faz o profissional de Segurança da Informação?

Antes de saber o que faz o profissional que trabalha nessa área, é importante entender melhor o que é segurança da informação. Essa é a parte de TI dedicada à criação de softwares de proteção contra invasões e vazamento de dados de um sistema.

Criptografia, controle de acesso, fortalecimento de senhas, gestão de riscos, planos de recuperação: tudo isso faz parte da Segurança da Informação. Desse modo, o profissional que atua nessa área é responsável pelo desenvolvimento e a manutenção de softwares de:

  • detecção de malwares;
  • prevenção ao phishing;
  • regulação do controle de acesso aos sistemas;
  • criptografia de páginas;
  • combate a invasões, ataques digitais e vulnerabilidades.

Sendo assim, quando o assunto é segurança cibernética, ter profissionais especializados nesse tipo de serviço é importante para as mais variadas empresas e pessoas. Esse é um dos motivos pelos quais o profissional de Segurança da Informação se tornou tão necessário.

Quais são as habilidades necessárias para essa profissão?

Está em dúvida se essa é uma profissão que combina com você? Saiba que existem algumas características que se destacam nos perfis dos profissionais que trabalham nessa área.

Afinal, existem algumas habilidades profissionais fundamentais para exercer serviços de qualidade no segmento de TI, principalmente quando se fala de segurança. A seguir, veja as principais!

Conhecimento técnico

Ter uma formação na área e apresentar conhecimentos técnicos sobre Segurança da Informação é um ponto fundamental para quem quer trabalhar na área. Afinal, é preciso lidar com sistemas avançados e funcionalidades específicas.

Além disso, tendo em vista que o profissional atua com uma parte extremamente relevante para o cumprimento das leis e proteção dos dados de todos os envolvidos, todo conhecimento é fundamental.

Isso significa que não basta apenas contar com um diploma. É importante também manter as técnicas atualizadas, participando de eventos da área, capacitações e cursos de pós-graduação.

Organização

Assim como todo profissional de TI, é preciso trabalhar com códigos e sistemas diversos. Quem não tem muita facilidade de organização consegue se perder no dia a dia de trabalho e fazer com que falhas passem despercebidas.

Para evitar problemas desse tipo e ter uma rotina de trabalho mais tranquila, a organização é fundamental. Isso vale tanto para a mente quanto para as ferramentas de trabalho.

Facilidade em resolução de problemas

A organização mental é necessária, principalmente, porque o profissional de Segurança da Informação trabalha com a prevenção e solução de problemas. Em caso de falhas nos sistemas de proteção, é importante ter uma ação rápida e estratégica.

Nesse caso, não conseguir administrar os pensamentos para ter ideias lógicas e racionais pode se tornar um impasse na resolução dos problemas. Novamente, os conhecimentos técnico e teórico podem ser fundamentais para um bom desempenho profissional, tendo em vista que passam mais confiança na hora de tomar decisões importantes.

Inteligência emocional

A inteligência emocional é outra habilidade importante para quem deseja trabalhar na área da Tecnologia, no geral. Ter resiliência, paciência e uma boa regulação das emoções ajuda a se concentrar no trabalho do dia a dia, principalmente diante de crises. 

A inteligência emocional é uma competência muito útil também para o relacionamento interpessoal. Com ela, é possível contribuir para um clima organizacional positivo no ambiente de trabalho e fazer com que as atividades cotidianas fluam com mais facilidade.

Trabalho em equipe

É preciso ter em mente que praticamente nenhum profissional de TI trabalha sozinho. A atuação em equipe é fundamental para o desenvolvimento e a manutenção de projetos. 

Nesse caso, além da inteligência emocional, a comunicação é uma ferramenta muito importante para desenvolver a habilidade de trabalhar com o time. Com isso, é possível trocar informações relevantes para garantir serviços de qualidade.

Qual é a faculdade para trabalhar com Segurança da Informação?

A área da tecnologia conta com diversas faculdades do futuro, tendo em vista que o uso de soluções digitais se mostra cada vez mais presente no dia a dia de qualquer pessoa. Por esse motivo, investir em uma graduação nesse segmento é uma boa ideia.

Para trabalhar com Segurança da Informação, é possível optar por diversas graduações, como:

Além disso, é sempre possível apostar em especializações para reforçar os conhecimentos e aprender novas técnicas. Ter uma pós-graduação no currículo também é importante para a valorização profissional e o aprofundamento na área. 

Como está o mercado de trabalho para Segurança da Informação?

Para começar, é importante saber como está o mercado de trabalho na área da Tecnologia da Informação, no geral. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Brasscom), até 2024, serão necessários cerca de 420 mil profissionais de TI. No entanto, no Brasil, formam-se apenas 46 mil por ano nesse segmento.

Isso mostra o quanto a mão de obra qualificada é necessária no mercado da Tecnologia e aponta para a possibilidade de encontrar boas oportunidades nessa área, devido às diversas vagas disponíveis.

Da mesma maneira, o setor da Segurança de Informação está em expansão. Junto a ele, cresce também a incidência de crimes digitais pós-pandemia, o que só reforça a necessidade de profissionais qualificados atuando em defesa aos ataques.

Vale destacar que a remuneração para quem trabalha na área também é bastante atraente. Um analista de Segurança da Informação, no Brasil, ganha R$ 5.221,00 mensais, em média — mais de 4 vezes o salário mínimo.

Sendo assim, a atuação como profissional de Segurança da Informação é uma excelente opção para quem tem afinidade com a área de TI e gostaria de ter um bom desenvolvimento de carreira. Como o mercado está bastante favorável a novos profissionais, vale a pena investir nessa área e ir em busca do seu sucesso!

Achou este post interessante? Então, continue se informando sobre o assunto e veja tudo o que você precisa saber sobre segurança digital!

Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br
Guia completo para escolher o curso e a faculdade ideais sidebar

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.