Connect with us

Inicie Sua Carreira

Faculdades do futuro: descubra 5 ótimas alternativas

faculdades do futuro
Tempo de Leitura: 4 minutos

As habilidades requisitadas pelo mercado de trabalho aos profissionais especialistas estão crescendo a uma velocidade exponencial. Não há como prever onde e como um profissional formado hoje, por exemplo, estará daqui a cinco ou dez anos, haja vista a constante exigência por especializações e atualizações dos técnicos.

Por isso, é importante estar sempre preparado para essas mudanças, prever quando e como elas vão acontecer, além de saber muito bem quais são as profissões que estarão em alta e quais provavelmente desaparecerão nos próximos anos. Além disso, a constante especialização e o investimento em faculdades do futuro é um dos principais pilares para se manter competitivo no mercado.

Neste post, você vai descobrir por que vale a pena investir em uma faculdade, quais são os cursos mais promissores e como escolher uma instituição de ensino superior de qualidade. Continue a leitura e confira!

Por que é importante investir em uma faculdade?

Ter uma graduação aumenta as chances de conseguir bons salários e conquistar uma carreira de sucesso. Além disso, contribui para formação técnica e cidadã de uma pessoa, aumentando o seu valor para o mercado de trabalho.

No âmbito pessoal, fazer um curso superior pode abrir novos horizontes e perspectivas. Isso ocorre porque, durante a graduação, o aluno deve superar desafios e adversidades, levando a um aumento do autoconhecimento e à obtenção de novos aprendizados e habilidades.

Além do mais, para quem é recém-formado ou está no início da carreira, programas de trainee são excelentes opções para quem almeja e tem como objetivo profissional chegar a cargos de liderança e chefia.

Quais são as faculdades do futuro?

Com a tecnologia cada vez mais presente no mundo, a educação no futuro também tende a estar conectada ao mundo digital. Além disso, áreas ligadas à saúde e às engenharias também são bastante requisitadas no mercado.

Veja a seguir quais são os cursos mais promissores e o que é preciso para começar a investir nessas profissões.

Tecnologia da Informação

Os equipamentos revolucionaram o jeito de interagir e trabalhar. Por isso, áreas ligadas à Tecnologia da Informação estão em constante interação com o mundo dos negócios.

Além disso, por ser uma área bastante procurada pelo mercado de trabalho, esse setor conta com uma grande valorização dos profissionais especialistas e, consequentemente, ótimas remunerações.

Com a formação em Tecnologia da Informação (TI) é possível trabalhar com desenvolvimento de softwares, inteligência artificial, big data, programação, segurança da informação, engenharia de IoT, entre outras.

Tecnologia da Informação

Engenharia Ambiental

A engenharia do futuro é bastante focada no campo do agronegócio, sobretudo no que diz respeito a questões ambientais. Isso ocorre porque as pessoas e as empresas estão cada vez mais preocupadas com o futuro do planeta e conscientes de que devem se esforçar para preservar o meio ambiente.

O bacharel dessa área encontra oportunidades em empresas e organizações como engenheiro ambiental, gestor de ecorrelações, gestor de resíduos, entre outros. O gestor ambiental, por exemplo, tem um papel importante na busca pela preservação de nosso ecossistema, visto que o profissional gerencia os recursos de uma empresa a fim de minimizar os impactos gerados no meio ambiente.

Biomedicina e Biotecnologia

Optar pela área da saúde é um excelente investimento, visto que essas carreiras são bastante demandadas pela população. Além desses cursos estarem entre as faculdades do futuro, o trabalho pode ser altamente gratificante, aumentando a realização pessoal e profissional.

Em geral, tanto os biotecnólogos quanto os biomédicos trabalham em laboratórios e centros de pesquisa, e o campo de atuação dos dois é bastante semelhante. Contudo, existem algumas diferenças entre essas profissões.

Enquanto a Biomedicina é voltada apenas ao desenvolvimento de tecnologias e técnicas na saúde humana, a Biotecnologia é focada no estudo e aplicação dos conhecimentos na área das ciências biológicas. Além do foco na área da saúde, o profissional de Biotecnologia também atua nas áreas químicas, ambientais e até mesmo alimentares.

Direito

Essa é uma das áreas mais promissoras entre as faculdades do futuro, pois é bem ampla, podendo o profissional escolher entre Direito Civil, Penal, Previdenciário, Trabalhista, Contratual, Empresarial, do Consumidor, entre outras.

Além disso, a profissão de direito conta com uma excelente remuneração, possibilidade de trabalhar na área pública ou privada e ótima progressão de carreira.

Marketing Digital

O mercado digital está em alta devido à popularização da tecnologia e das diversas vantagens oferecidas pelo meio eletrônico.

Com isso, foram surgindo novas carreiras, dentre elas está o Marketing Digital, que consiste em anunciar produtos e serviços por meio da internet. Atualmente, essa é a forma mais eficiente de marcas se comunicarem com seus clientes de forma direta e personalizada, conseguindo facilmente mensurar os resultados das ações desenvolvidas.

Como escolher uma boa instituição de ensino superior?

A primeira coisa que devemos levar em consideração ao optar por uma instituição de ensino é verificar se a faculdade é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Esse credenciamento é importante pois trata-se de uma garantia de que seu diploma será válido ao final de sua graduação.

Além disso, é preciso também buscar por indicadores de qualidade e pesquisar sobre a qualificação dos docentes que atuam na instituição. Essa análise é importante para saber se é satisfatório o nível do serviço oferecido aos alunos.

A Unyleya está preparada para atender a todas essas expectativas. Os cursos de Graduação e Pós-Graduação contam com professores especialistas e reconhecidos em sua área de atuação, além de ter nota 4 na avaliação de CI (Conceito Institucional) feita pelo MEC.

É importante lembrar que, em qualquer profissão, é preciso se manter atualizado por meio de cursos e especializações.

Em suma, fazer um curso superior é importante para conseguir as melhores oportunidades de emprego, além de se destacar no mercado de trabalho. As faculdades do futuro, principalmente as ligadas à tecnologia e saúde, são excelentes opções para quem quer alavancar a carreira e crescer pessoal e profissionalmente.

Se interessou pelo conteúdo e deseja mais informações sobre as faculdades do futuro? Então não perca tempo e entre em contato conosco para que possamos auxiliar você nessa jornada rumo ao sucesso profissional!


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.