Experiência internacional: por que buscá-la durante a graduação?

  • 24/abr/2019

Experiência internacional: por que buscá-la durante a graduação?

Uma experiência internacional é sempre uma vivência enriquecedora para todos — e isso não poderia ser diferente para quem está no ensino superior. Além de ser um aspecto de peso a ser adicionado no currículo, trata-se de uma jornada de desenvolvimento pessoal, social e profissional que proporciona aprendizados válidos para a vida toda.

Com o mundo cada vez mais globalizado, é natural que as organizações busquem profissionais que carreguem diversidade de vivências e opiniões, além da capacidade de adaptação a diferentes pensamentos e valores e do domínio de um segundo idioma. Tudo isso pode ser adquirido por meio de uma experiência internacional.

Mas como é possível viajar e cursar a graduação ao mesmo tempo? Quais são as principais vantagens de uma vivência fora do país? Para ajudar você a solucionar essas e outras dúvidas, preparamos este post. Vamos lá?

Quais são as vantagens de uma experiência internacional?

Aprimoramento de idiomas

Dominar um segundo idioma — sobretudo o inglês — há tempos deixou de ser apenas um diferencial interessante no mercado de trabalho. As empresas procuram constantemente profissionais que sejam fluentes em outra língua, testando suas habilidades logo nas primeiras etapas de um processo seletivo.

Com uma experiência internacional, você tem a oportunidade de estar totalmente imerso em outro idioma, já que tudo ao seu redor se desenvolverá nele. Você precisará utilizá-lo para conseguir se expressar no dia a dia, para fazer compras, para se locomover, para pedir informações, entre outras situações.

Tudo isso, além das horas de estudo dedicadas ao aprendizado da língua, fará com que você aprimore rapidamente suas habilidades no idioma, enriquecendo seu currículo quando retornar ao Brasil ainda durante a graduação. Interessante, não?

Vivência de outras culturas

Embarcar em uma experiência internacional proporciona ao graduando a convivência com culturas diferentes da sua. Isso significa estar em contato constante com novas maneiras de vida, costumes, tradições, comportamentos, gastronomia etc. Por si só, isso já representa uma oportunidade inigualável de crescimento pessoal.

No âmbito profissional, essa vivência com outras culturas certamente modificará sua forma de compreender o mundo, tornando-o mais suscetível a aceitar pensamentos e valores diferentes — o que é muito importante dentro de qualquer empresa. Além disso, você poderá colaborar com novas ideias e, até mesmo, valorizar pontos da nossa cultura que antes passavam despercebidos.

Crescimento pessoal

Sair da sua zona de conforto por meio de uma experiência internacional é uma ótima forma de praticar o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. Com essa vivência, o graduando conseguirá enxergar melhor qualidades, defeitos, hábitos, competências, manias, entre outros aspectos, entendendo em quais fatores é possível crescer ainda mais.

Lembre-se de que você estará em um país diferente e precisará se virar sozinho, adaptando-se a diversas situações e encarando de frente todos os possíveis desafios. Isso despertará o surgimento de habilidades como autonomia, liderança e capacidade de tomar decisões e de resolver problemas, permitindo mudanças na forma de perceber o mundo e a si próprio.

Após um período fora do país, é inclusive possível que você descubra novos interesses que podem despertar inspirações profissionais — como o desenvolvimento de competências, mercados para explorar, entre outros. Isso ampliará seu leque de oportunidades quando retornar.

Networking

Montar uma rede de contatos sólida é algo que já pode ser iniciado durante a graduação, de modo que você possa colher os benefícios da prática tanto no início quanto em qualquer etapa da sua carreira.

Conhecer e se relacionar — de forma inteligente e proativa — com pessoas engajadas no mercado é fundamental para que você seja lembrado quando uma oportunidade que se alinhe ao seu perfil surgir. Outro benefício valioso é a troca de conhecimentos, na medida em que isso permite que você se atualize e aprenda continuamente.

Contando com uma experiência internacional, além de interagir com culturas diferentes, é possível aproveitar a chance de estabelecer contatos que podem ser importantes futuramente. Lembre-se de que, em outro país, você poderá conhecer pessoas das mais diferentes origens, as quais representam possibilidades de networking mais amplas e com bastante potencial.

Oportunidades de carreira

Por fim, mas definitivamente não menos importante, não poderíamos deixar de mencionar as oportunidades de carreira. Como apontado, uma experiência internacional é uma bagagem positiva para o seu currículo, tornando-o mais atraente e competitivo para o mercado de trabalho atual.

Isso ocorre porque as empresas enxergam quem participou de uma vivência como essa como um indivíduo autônomo, capaz de enfrentar desafios, de gerenciar crises, de se adaptar a novas culturas, de contribuir com novas ideias, entre outras características próprias de quem deixou sua zona de conforto.

Dessa forma, prepare-se para terminar a graduação e iniciar sua trajetória de carreira com propostas interessantes, uma vez que as empresas (sobretudo as grandes multinacionais) precisam de profissionais que apresentam justamente o perfil que você terá ao voltar para seu país de origem.

Como buscar uma experiência internacional durante a graduação?

Agora que você já conhece todas as vantagens de uma experiência internacional, certamente está se perguntando como é possível adquirir essa vivência durante a graduação, não é mesmo? Afinal, trata-se de um período que exige bastante dedicação e compromisso.

Contudo, saiba que isso é mais do que possível quando se opta pela modalidade a distância (EAD). Os cursos EAD podem ser feitos de qualquer lugar — basta ter um computador com acesso à internet —, sem a necessidade de se deslocar diariamente à instituição de ensino para estudar.

Aulas e demais materiais didáticos, bem como fóruns de discussão, apoio ao estudante e chat com o professor estão centralizados em uma só plataforma. Como na educação a distância é o aluno quem monta seus próprios horários de acordo com o tempo que tem disponível, trata-se da modalidade perfeita para quem deseja passar por uma experiência internacional ainda durante a graduação.

Viu só como ela representa muito mais que uma simples viagem ao exterior? Com uma vivência como essa, abrem-se portas para mais oportunidades de carreira, já que os aprendizados adquiridos representam habilidades cada vez mais valorizadas pelas empresas. Além disso, trata-se de uma excelente chance de embarcar em uma jornada de desenvolvimento e de autoconhecimento.

Então, gostou das informações que reunimos neste artigo? Para continuar por dentro de outros conteúdos como este, não deixe de assinar nossa newsletter!

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você

Nosso App

Nossas Redes Sociais