Connect with us

Carreiras na Pós

Saiba o que é Biotecnologia e sua área de atuação!

A Biotecnologia está relacionada à utilização de microrganismos, vegetais e animais para gerar processos e produtos relevantes para a sociedade e essa prática é realizada desde a antiguidade. Um exemplo disso está no processo de fermentação de pães e bebidas — o que é um procedimento bastante antigo.

Com o passar dos séculos e à medida que a ciência avançou, novas ferramentas e processos baseados em tecnologias modernas foram desenvolvidos e passaram a compor o que hoje entendemos como Biotecnologia.

Como sabemos que é um conhecimento importante e que as empresas estão procurando mais pessoas que entendam sobre, preparamos este post para explicar o que é Biotecnologia e por que ela é tão relevante hoje. Acompanhe!

O que é Biotecnologia?

A área da Biotecnologia abrange diversos métodos focados na manipulação de organismos vivos com o propósito de criar ou alterar produtos. A etimologia da palavra conta com três partes de origem grega: “bio” refere-se a vida, “tecnos” está relacionado à técnica, e “logos” significa “conhecimento”.

Já na época da civilização babilônica, a Biotecnologia era empregada na produção de pães e cervejas por meio da manipulação de microrganismos vivos. Com o passar dos séculos, outras ferramentas e utilizações foram incorporadas e hoje contamos com avanços na área de biologia molecular, genética, química, entre outras.

Por que a procura por esses profissionais tem crescido?

A Biotecnologia está entre nós desde tempos remotos e permanece em evolução para suprir diversas necessidades que ainda temos hoje.

Além disso, com os avanços conquistados da segunda metade do século XX até aqui, profissionais dessa área têm se tornado mais necessários para atender às demandas de desenvolvimento de produtos biotecnológicos que desempenham um papel essencial em nossa vida cotidiana.

Esses avanços são vistos especialmente nas áreas da indústria, saúde e agricultura.

Indústria

O uso de Biotecnologia na indústria permite que a produção seja ampliada ao mesmo tempo em que se mantêm as características sustentáveis. Um exemplo disso está na criação de combustíveis renováveis a partir de resíduos agrícolas — como o bagaço de cana e as sementes — sendo essa uma excelente forma de ilustrar como podemos diminuir a exploração dos recursos naturais.

Saúde

Na saúde, a Biotecnologia também tem desempenhado um papel de grande importância. Isso porque, além dos produtos disponíveis graças às técnicas modernas de produção, a área tem auxiliado no diagnóstico e tratamento de doenças. Outro ponto aqui é que a biologia sintética tem sido bastante útil no desenvolvimento de vacinas e compreensão de como os vírus funcionam.

Agricultura

A agricultura tem sido uma das áreas mais beneficiadas pela Biotecnologia. É por meio dela que conseguimos atender à crescente demanda por alimentos, mantendo processos sustentáveis. As vantagens, entretanto, podem ir além se considerarmos o potencial da nanotecnologia e da biologia sintética.

Quais as possibilidades de atuação desse profissional?

A Biotecnologia é uma carreira relativamente recente no Brasil e os primeiros especialistas nesse campo ingressaram no mercado de trabalho do país já nesse século. As possibilidades de atuação para os profissionais com essa formação são bastante amplas, como falaremos a seguir. Veja.

Indústria

O profissional em Biotecnologia desempenha diversas funções, incluindo supervisionar a fabricação de alimentos e bebidas que incorporem microrganismos em sua composição — como cervejas e queijos.

Além disso, ele se dedica ao estudo de novas matérias-primas para otimizar a produção de biocombustíveis e até incluir o estudo de genética no seu trabalho com o propósito de tornar o cultivo mais eficiente.

Saúde

Na saúde, o especialista em Biotecnologia lida com o uso de microrganismos na elaboração e no aperfeiçoamento de vacinas e fármacos.

Também é papel desse profissional identificar micro-organismos patogênicos em institutos de pesquisa e laboratórios de análises clínicas, além de desempenhar um papel na prevenção, no controle e no enfrentamento de infecções hospitalares.

Agricultura

Na agricultura, esse profissional vai atuar na melhoria das abordagens destinadas a controlar pragas e doenças em rebanhos ou plantações. Além disso, é possível trabalhar na pesquisa e no desenvolvimento de processos baseados na Biotecnologia direcionados para a reabilitação de água, do solo ou do ar.

Como é o mercado de trabalho?

Existem inúmeras empresas atuando em diversas áreas da Biotecnologia, abrangendo desde indústrias até centros de pesquisa e laboratórios. Além disso, tanto universidades quanto instituições públicas oferecem oportunidades de emprego para esse profissional. A perspectiva de crescimento do mercado também é promissora, considerando os avanços científicos mais recentes.

Os salários podem variar conforme a área de atuação do profissional e se a sua atuação será em rede pública ou privada. Ainda assim, seja em empresas de pesquisa e desenvolvimento, em indústrias químicas, farmacêuticas, cosméticas e alimentícias, o especialista em Biotecnologia tende a encontrar o seu espaço, além de planos de carreira bem definidos na rede pública.

O que a área de Biotecnologia estuda?

A Biotecnologia surge como uma área que desenvolve produtos a partir de organismos vivos, encontrando aplicações em agricultura, indústria, medicina, meio ambiente e outros setores.

Isso implica em uma área de múltiplas facetas e que evolui constantemente, incluindo conhecimentos das ciências biológicas, química e de engenharia, enquanto emprega técnicas modernas em biologia molecular, genética e, também, bioinformática.

Além disso, o avanço contínuo da Biotecnologia e sua exploração de organismos vivos para a concepção de novas soluções insere aspectos de bioética, legislação e economia como componentes fundamentais no estudo dessa área.

Como se especializar nessa área?

Há dois caminhos possíveis para quem deseja cursar uma graduação em Biotecnologia: um bacharelado, que tem uma duração de 4 anos, ou o curso tecnológico, que dura 2 anos.

Durante o curso de Biotecnologia, os alunos se aprofundam no estudo de temas, como a biologia celular e molecular, genética, engenharia e química. Durante esse processo, os alunos estudam sobre processos biológicos essenciais e também são instruídos em técnicas de modificação genética.

Tópicos como microbiologia e bioquímica também são explorados, acompanhados da aplicação concreta da Biotecnologia nos setores de alimentos, agricultura, farmácia e meio ambiente. Os estudantes também são familiarizados com a bioinformática, que engloba a análise de dados biológicos.

Quais são os benefícios de uma pós-graduação na área?

Uma pós-graduação em Biotecnologia oferece uma série de benefícios que podem influenciar positivamente a carreira e o desenvolvimento profissional de um indivíduo. Falamos sobre alguns deles a seguir.

Especialização

A pós-graduação permite aprofundar o conhecimento em determinadas áreas da Biotecnologia, ajudando o profissional a se tornar um especialista altamente qualificado em um campo específico.

Atualização de conhecimento

A Biotecnologia é uma área em constante evolução, o que faz da pós-graduação a oportunidade perfeita de se manter atualizado com os mais recentes avanços científicos e tecnológicos.

Competitividade profissional

Com um título de pós-graduação, o especialista ganha uma vantagem competitiva no mercado de trabalho, destacando-se entre outros candidatos que possuem apenas graduação.

Acesso a oportunidades

Muitas posições de alto nível — como cargos de pesquisa, desenvolvimento e liderança em empresas, instituições de pesquisa e universidades — exigem uma pós-graduação. Logo, trata-se também de um requisito para conseguir alcançar determinados patamares na área.

Nesse cenário, a Unyleya se destaca como a escolha certa para quem quer cursar uma pós-graduação em Biotecnologia. Com professores altamente qualificados, flexibilidade de horário e cursos alinhados com as tendências de mercado, oferecemos o que há de mais moderno na educação para o estudo dessa área em constante evolução.

Ficou a fim de entender melhor sobre essa especialização tão promissora? Então conheça agora mesmo a nossa pós-graduação em Biotecnologia e tire todas as suas dúvidas! 

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD