Connect with us

Especialize-se

Como funciona o MBA? Veja se esse tipo de pós é para você!

Você sabia que existem vários tipos de pós, como o MBA? A seguir, saiba como ele funciona e descubra as suas vantagens!

como funciona o mba

Com tantas opções de pós-graduação, é importante entender as diferenças entre elas a fim de escolher a melhor. Nesse contexto, vale a pena saber como funciona o MBA, já que ele é diferente de outros tipos de pós. Isso porque essa é uma especialização lato sensu, voltada para a prática. 

Neste post, entenda melhor como é o MBA e para quem é indicado. Veja também as suas vantagens e saiba dicas para escolher entre os diferentes tipos de pós. Boa leitura! 

Afinal, como funciona o MBA? 

MBA significa Master of Business Administration em inglês. Ou seja, ele forma uma pessoa “Mestre em Administração de Negócios”. 

Então, ele funciona como um mestrado? Não. Segundo a página de dúvidas do Portal do MEC, “Qual a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu?”, com base na Lei nº 9.394/1996, a definição é a seguinte: 

“As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma (…) as pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado (…) ao final do curso o aluno obterá diploma.”

O que há em comum é que as duas só podem ser feitas por pessoas diplomadas em cursos superiores de graduação. 

Porém, o MBA costuma ser mais rápido — geralmente, cerca de 500 horas — e especializa a pessoa com conhecimentos voltados para a prática da profissão. Já um mestrado ou doutorado pode durar de 2 a 5 anos e costuma ser voltado para teoria e carreira acadêmica. 

Para quem ele é indicado? 

Além de saber como funciona o MBA, é importante entender para quem ele é voltado. Nesse caso, ele é indicado para profissionais que querem crescer na carreira, mas que já contam com alguma experiência. 

Porém, nada impede que uma pessoa recém-formada comece um MBA para se especializar em determinada área. 

O MBA é necessário? 

Muito! E isso tem a ver com as mudanças nas profissões que estão acontecendo e vão continuar no futuro. Segundo a matéria “Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2023“, publicada em maio de 2023, “Espera-se que até um quarto dos empregos mude nos próximos cinco anos”. Aponta-se também a mudança de “23% dos empregos até 2027”, sendo “69 milhões criados” e “83 milhões eliminados”.

Porém, em entrevista, segundo Saadia Zahid, diretora administrativa do Fórum Econômico Mundial, empresa autora do estudo, a expectativa é a seguinte: 

“Os governos e as empresas devem investir no apoio à mudança para os empregos do futuro por meio da educação, da requalificação e de estruturas de apoio social que possam garantir que os indivíduos estejam no centro do futuro do trabalho.”

Ainda segundo a reportagem: 

“As empresas relatam que as lacunas de habilidades e a incapacidade de atrair talentos são as principais barreiras à transformação, mostrando uma clara necessidade de treinamento e requalificação em todos os setores.”

Ou seja, desenvolver habilidades e procurar formação constante, a fim de atender às necessidades do mercado, será essencial para se adequar às melhores oportunidades. Nesse sentido, o MBA pode fazer toda a diferença na progressão da carreira. 

Quais as vantagens de fazer um MBA? 

Depois de saber como funciona o MBA, além de compreender um pouco do mercado de trabalho no futuro, também é importante analisar as vantagens da formação em si. A seguir, confira algumas das principais! 

Duração menor 

Um dos maiores desafios para quem se forma é continuar estudando e começar a trabalhar na área. Depois, a questão gira em torno de uma rotina corrida. Por isso, a duração do MBA, mais curta em relação a outras modalidades, é uma grande vantagem. 

Afinal, você leva menos tempo para obter o seu certificado e pode começar logo a buscar boas oportunidades. Isso sem falar no aumento das chances de conseguir uma promoção. 

Flexibilidade 

Além de o curso levar menos tempo, você também consegue ter mais flexibilidade. Afinal, hoje em dia há muitas opções de MBA na modalidade EAD. 

Dessa forma, você estuda online, no horário em que for mais conveniente e sem gastar tempo se deslocando. Com isso, consegue até se concentrar melhor. Afinal, basta chegar em casa, descansar, comer e participar da sua aula. 

Economia 

Os cursos de MBA também contam com preços acessíveis, o que é ótimo para quem quer se especializar, mas não tem um cargo com salário alto. Além disso, mais que tempo, você economiza dinheiro quando não precisa pegar o transporte público ou o carro para ir estudar. 

Tipos 

Embora tenha “Administração” no nome, o MBA conta com várias áreas. Por exemplo, você pode encontrar opções em: 

  • Marketing; 
  • Liderança; 
  • Gestão
  • Tecnologia; 
  • Saúde
  • Educação. 

Como escolher entre os diversos tipos de pós? 

Não basta saber como funciona o MBA e entender as suas diferenças de outros tipos de pós, para conseguir escolher. É preciso considerar alguns aspectos pessoais. Veja abaixo:

  • pense em sua situação profissional agora e aonde quer chegar;
  • defina se quer mudar de área ou se especializar na que se formou;
  • planeje os próximos anos e o salário que você quer alcançar;
  • saiba se quer seguir uma carreira profissional ou acadêmica, já que esta última alternativa exige mestrado e/ou doutorado;
  • considere o tempo de curso, a modalidade e a faculdade que oferece a especialização;
  • pesquise como a pós-graduação pode ser aplicada de forma prática no seu trabalho atual;
  • analise a sua rotina, como pode e gosta de estudar.

Entender como funciona o MBA é importante para saber se este tipo de pós-graduação atende às suas necessidades. Afinal, cada uma delas é diferente e pode levar a diversos objetivos de carreira.

Além disso, também é essencial considerar a modalidade de ensino, como a EAD da Unyleya, que é flexível e garante uma formação de qualidade, facilitando a sua rotina. Assim, você escolhe o curso e a área que mais podem trazer vantagens e preparar você para o futuro. 

Gostou de entender melhor sobre o MBA? Então, confira na nossa página todas as opções que a Unyleya tem para você! 

Avalie post

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD