Saiba o que é Gestão de Negócios e por que ela é tão importante

  • 08/nov/2019

Saiba o que é Gestão de Negócios e por que ela é tão importante

Qual é o segredo para uma empresa se destacar na concorrência acirrada do mercado? De nada adianta ter um produto ou serviço inovador se não houver foco na Gestão de Negócios. Mais do que simplesmente administrar, um gestor precisa orquestrar todos os processos e setores em busca de bons resultados.

E, diante de um cenário econômico em que as organizações precisam se reinventar e encontrar fórmulas para manter a qualidade sem aumentar os custos, há uma alta demanda pelo profissional com esse conhecimento.

Se você quer saber em detalhes o que é Gestão de Negócios e a sua importância, veio ao lugar certo. Continue a leitura e descubra também as atribuições do gestor e as vantagens de realizar uma pós-graduação na área!

O que é Gestão de Negócios e qual é a sua importância?

A Gestão de Negócios é uma função estratégica nas empresas, de qualquer setor ou porte, em que o intuito é extrair o máximo das equipes visando o crescimento da organização no mercado.

Exige, portanto, uma visão sistêmica da instituição, para entender o papel de todos os departamentos nos resultados do negócio, e um relacionamento mais próximo não só com os colaboradores, mas também com clientes e fornecedores.

Por que essa competência é essencial para administrar as organizações ou para empreender? Porque ela entende o negócio como um todo (cenário interno e externo) e, a partir disso, traça metas para o sucesso da empresa, sempre envolvendo e motivando as equipes. Em outras palavras: a gestão tem a liderança como característica principal.

Qual é a diferença entre Gestão de Negócios e Administração?

Muita gente utiliza os termos Gestão de Negócios e Administração como sinônimos no meio corporativo. Mas é preciso entender que o primeiro conceito é mais amplo e, portanto, engloba o segundo.

Administrar é trabalhar no planejamento, organização e controle de todos os recursos que envolvem o negócio. É algo matemático e lógico, que visa atingir as metas traçadas, por isso nenhuma empresa sobrevive sem uma boa administração. O processo administrativo é essencialmente técnico.

Já quando se trata da gestão, está envolvido também o gerenciamento de pessoas, focado na valorização do capital humano e das relações. Assim, o gestor busca o sucesso da organização por meio da liderança e inspiração da sua equipe para que todos trabalhem em sinergia. É, desse modo, um processo político-administrativo.

O que faz um gestor de negócios?

O gestor tem diversas responsabilidades, sendo comparado, muitas vezes, como uma bússola para a organização. Isso pode acontecer porque ele tem os conhecimentos e competências para analisar a conjuntura interna e externa e, dessa forma, antever e traçar caminhos para a ascensão do negócio.

Esse profissional trabalha em diversas frentes, como o gerenciamento administrativo e financeiro, de pessoas, do relacionamento com fornecedores e também voltado para o foco no cliente. Para fazer um bom trabalho deve, em primeiro lugar, ser um bom líder.

Além da liderança, o perfil do gestor de negócios inclui outras características, como:

  • flexibilidade — para trabalhar em diferentes cenários;
  • visão estratégica;
  • organização;
  • boa comunicação — principalmente com a equipe, para dar e receber feedbacks;
  • habilidade de negociação;
  • capacidade de delegar tarefas;
  • criatividade;
  • proatividade — para antever situações e identificar oportunidades;
  • bom relacionamento interpessoal;
  • resiliência — para conseguir realizar um bom trabalho mesmo em um ambiente de pressão.

É necessário ainda que ele esteja sempre atualizado, acompanhando livros, revistas e eventos da sua área.

Quais são as vantagens da pós-graduação em Gestão de Negócios?

Ter os conhecimentos e competências para trabalhar na área exige uma pós-graduação em Gestão de Negócios. Afinal, é um ramo de muitas responsabilidades. Quer conhecer os benefícios de se investir nessa qualificação? Confira a seguir:

Diálogo com o mercado

Você adquire uma formação que dialoga com os desafios do mercado e, assim, encontra boas oportunidades de emprego ou tem mais chances de ser promovido. As disciplinas ensinam o profissional a agir com estratégia, identificando oportunidades e ameaças, como tendências e movimentos da concorrência.

Aprendizado prático

Em uma pós-graduação, o aluno encontra uma grade curricular com disciplinas teóricas e práticas. Dessa forma, é um curso que prepara o profissional com os conhecimentos e ferramentas para a tomada de decisões e, consequentemente, para o crescimento do negócio.

Vantagem competitiva

As empresas buscam profissionais que possam entender as necessidades do seu negócio e oferecer soluções para a melhoria dos processos e redução de custos. Nesse contexto, o profissional que tem uma pós em Gestão de Negócios sai na frente da concorrência.

Seu currículo passa a ser valorizado, e você adquire uma vantagem competitiva para disputar as melhores vagas do mercado. 

Oportunidade de trabalhar com consultoria

Para quem quer trabalhar de forma autônoma, a pós também traz uma vantagem, pois é possível atuar como consultor na área para outras empresas.

Salários mais atrativos

Se você busca uma remuneração melhor, saiba que se especializar em Gestão de Negócios é uma ótima opção. De acordo com as informações do site Vagas, o salário inicial do gestor de negócios de é de R$ 3.279,00, mas pode chegar até R$ 7.535,00. 

Formação para liderança

Um ponto muito importante nos candidatos que se especializam nessa área é o aprendizado de técnicas voltadas para a liderança — competência bastante valorizada no mercado. Dessa maneira, sabem como conduzir suas equipes, extraindo o melhor de cada um para aumentar a produtividade.

Qualificação para empreender

Não é novidade para ninguém o quanto é difícil abrir o próprio negócio e garantir sua sustentabilidade financeira a longo prazo. Por isso, quem quer empreender com segurança, realizando um plano de negócios eficiente e traçando metas de crescimento da empresa, precisa ter a formação voltada para a gestão. Desse modo, consegue gerenciar sua equipe, negociar, identificar as tendências do mercado, alcançando o sucesso.

Portanto, para se preparar para os desafios do mercado, é imprescindível fazer uma pós em Gestão de Negócios. Dessa maneira, profissionais que se especializam nessa área podem construir uma carreira ascendente. Então, se você está em busca de um bom emprego ou quer empreender, não perca tempo e invista nos estudos para se tornar um gestor de negócios.

Gostou das nossas dicas para alavancar sua vida profissional? Então confira outros conteúdos que vão mostrar as áreas que são tendência no mercado: é só assinar a nossa newsletter para receber posts atualizados!

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você