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Liderança positiva: quais os benefícios e como exercer na empresa?

liderança positiva

Existem vários modelos de liderança eficientes no mercado. Um exemplo é a autocrática, na qual as tomadas de decisão são centralizadas em um só comando. Já a liberal é o oposto, pois há algo mais próximo da horizontalidade. Enquanto isso, a democrática é aquela que ouve todos os envolvidos e percebe o que é melhor para o grupo. Por fim, temos a liderança positiva, tema deste conteúdo.

A liderança positiva tem uma particularidade muito interessante porque ela pode ser adaptada e aplicada nos outros tipos, pois ela é focada no desenvolvimento dos colaboradores. Essa estratégia é uma grande promessa no mercado. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é liderança positiva?

É uma estratégia influenciada pela psicologia organizacional, ou seja, a sua idealização parte não só de experiências, como também de uma fundamentação de uma área da ciência que estuda a mente e o comportamento humano.

A base dessa estratégia é o investimento nos colaboradores, buscando estimular e potencializar os resultados de cada profissional que faz parte da empresa. Sendo assim, um líder positivo para ter sucesso nessa prática precisa conhecer bem os seus colegas de serviço e o talento que tem cada indivíduo, dando destaque para essas características no cotidiano do trabalho.

Um ponto a se destacar nesse perfil de liderança é sua capacidade de gerar sentimentos positivos em torno do clima organizacional, fazendo com que todos trabalhem em um ambiente ameno e, ao mesmo tempo, responsável. Assim, construindo uma base sólida para obter resultados cada vez melhores.

Essa liderança, portanto, foca na individualidade, que deseja florescer o que há de melhor em cada colaborador, de forma que todo o grupo funcione buscando bons resultados para a empresa.

Quais os pilares?

Existem alguns pilares que sustentam a liderança positiva, os quais veremos a seguir!

Relacionamentos positivos

Eles são construídos a partir do destaque positivo que cada colaborador tem a apresentar. Assim, é possível demonstrar que todos são importantes para a construção do todo e, dessa forma, diminuir as possíveis fofocas ou comentários negativos. A prática do diálogo positivo é algo construído — e o líder é o maior exemplo na construção desse tipo de ambiente.

Comunicação assertiva

É aquela que diz o que é necessário, sem ofender o outro ou diminuí-lo, ou seja, a intenção é expressar sentimentos, opiniões e pensamentos de maneira clara, mas sem desrespeito. Porém, como construir essa comunicação assertiva?

Ela é baseada na comunicação não violenta, portanto, durante um diálogo difícil, fale mais sobre si e como você se sente diante das atitudes da outra pessoa. Evite fazer qualquer tipo de acusação e, por fim, ofereça uma proposta ou peça a outra pessoa que pense e apresente uma solução.

Valorização profissional

Valorizar um profissional é uma atitude extremamente importante para que ele sinta que vale a pena estar ali e que esse emprego é uma oportunidade não só de crescimento financeiro, mas também de reconhecimento. Essa valorização pode vir por meio de bonificações ou brindes, os quais podem surpreender o colaborador.

Quais os benefícios da aplicação?

É muito importante reconhecer quais são os benefícios da aplicação da liderança positiva.

Elevação da performance

Se a liderança positiva é focada no desenvolvimento individual de cada colaborador, a elevação da performance da equipe será um resultado a ser colhido pela empresa. Isso porque o profissional será estimulado a procurar por atualizações e cursos que vão aperfeiçoar o seu talento e demonstrar o quão potente ele pode ser em sua função.

Retenção de talentos

Muitas empresas conseguem contratar grandes talentos, mas quando o clima organizacional não colabora, não adianta — mesmo com um bom salário, esse profissional procura por outra organização que traga qualidade de vida e reconhecimento.

Porém, uma liderança positiva é capaz de reter o talento justamente pelo clima organizacional positivo que a empresa terá. E há de convir, o que muitos profissionais desejam é se sentir realizados no ambiente de trabalho.

Boa comunicação

Quando uma empresa falha na comunicação, ela falha em muitos outros aspectos que são caros para ela, levando uma organização a afundar. Quando o ambiente positivo é estabelecido, é possível criar bons valores na empresa e colocar a comunicação positiva e propositiva como pontos primordiais para a boa execução do trabalho.

Alcance dos objetivos organizacionais

Se os colaboradores têm os seus talentos reconhecidos, se eles são valorizados e o clima organizacional é positivo, possivelmente todos os objetivos serão atingidos. Dessa forma, o destaque será bom para a equipe e para o líder que exercerá o seu papel com maestria.

Como preparar o time para uma gestão positiva?

Antes de iniciar uma gestão positiva, é preciso preparar o time. Nosso, a maioria das ações partirá do líder. Veja quais são:

  • desenvolva relações agradáveis com os colaboradores;
  • incentive o olhar positivo entre os grupos;
  • foque no engajamento do seu time;
  • trabalhe a empatia entre os profissionais;
  • busque reconhecer os bons resultados.

Como exercer a liderança positiva?

Para exercer esse conceito e ter uma liderança transformacional na área onde você atua, é possível aprender com os melhores especialistas no assunto e compreender como aplicar suas estratégias da maneira mais certeira possível.

Para isso, o curso de Liderança Positiva e Felicidade 5.0 da Unyleya tem muito a contribuir e oferecer um diferencial no seu perfil de liderança. Afinal, é preciso se adaptar às demandas das empresas modernas e buscar resultados com performances extraordinárias.

Com esse curso, é possível conhecer de forma profunda o conceito de liderança positiva e suas bases na psicologia positiva. Você vai aprender a encarar as emoções como base para a felicidade, treinando o cérebro para criar um padrão de pensamento positivo e, por consequência, propositivo e criativo.

Assim, o profissional poderá trabalhar:

  • autoconhecimento;
  • autodesenvolvimento entre os colaboradores;
  • transparência relacional;
  • comportamento ético;
  • escuta ativa;
  • confiabilidade e segurança;
  • apoio entre os colegas;
  • capacitação.

A liderança positiva provavelmente terá uma busca maior entre as empresas, já que os resultados têm sido otimistas nesse campo. Ter um curso na área já demonstra o interesse do profissional em se tornar um líder capacitado com intenções construtivas na empresa.

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