Connect with us

Carreiras na Pós

Medicina legal: 7 coisas que você deve saber sobre essa carreira

medicina legal
Tempo de Leitura: 4 minutos

Estamos habituados com a figura de médicos trabalhando em consultórios, hospitais e postos de saúde, mas, na verdade, esses profissionais podem expandir sua atuação para outros ambientes. É o caso do especialista em Medicina Legal. 

Mas do que se trata essa especialidade médica, afinal?

Essa é uma área voltada para a perícia, incluindo realização de exames de corpo de delito e inspeção e análise de cadáveres. Portanto, ela difere das demais áreas da Medicina, que trabalham com diagnóstico, tratamento de pacientes e promoção de saúde.

Neste artigo, reunimos informações interessantes para quem tem a Medicina Legal entre os planos de carreira. Então confira agora 7 coisas que você precisa saber sobre essa área!

1. Quem pode fazer a pós-graduação em Medicina Legal? 

Para atuar como médico legista, o profissional precisa de uma extensa formação, que começa, é claro, com a graduação em Medicina. Depois, é preciso realizar o programa de residência ou fazer uma pós-graduação.

O curso de pós lato sensu em Medicina Legal é restrito a médicos, com diploma reconhecido pelo MEC, que tenham interesse em adquirir um conhecimento aprofundado na área e se especializar como legistas.

Importante esclarecer que a pós-graduação não tem o intuito de substituir a residência médica. O objetivo é oferecer uma formação de qualidade para quem tem vontade de trabalhar com Medicina Legal, mas não tem acesso ou intenção de passar pela jornada de residentes.

2. Quanto tempo dura o curso? 

A especialização em Medicina Legal tem duração total de 480 horas, o que equivale a aproximadamente 12 meses de estudos, tempo necessário para cumprir as 12 disciplinas ministradas no curso.

A pós-graduação é encontrada na modalidade EAD — Educação a Distância — o que facilita os estudos para esses profissionais que, geralmente, já têm uma rotina de trabalho bem cheia. 

O curso é realizado 100% online, permitindo que os alunos tenham acesso aos materiais de aula na hora que puderem e do local que estiverem. Assim, por meio da plataforma digital, você pode estudar com conteúdos integrados e disponibilizados em multiformatos. 

3. O que é estudado? 

No curso de pós em Medicina Legal o aluno tem acesso a um conteúdo aprofundado que o prepara para exercer as suas atividades de legista com excelência. 

Divididos em 12 disciplinas, são estudados os seguintes temas:

  • Análise e Investigação de Morte na Cena do Crime; 
  • Criminalística e Polícia Científica; 
  • Direito Médico e Deontologia; 
  • Genética e Antropologia Forense;
  • Leitura e Análise de Artigos e Trabalhos Científicos em Medicina;
  • Medicina Legal em Desastres e Incidentes com Múltiplas Vítimas Fatais;
  • Perícias e Documentos em Medicina Legal;
  • Psiquiatria Forense;
  • Sexologia Forense;
  • Tanatologia Forense;
  • Toxicologia Forense;
  • Traumatologia Forense. 

4. Como trabalhar com Medicina Legal?

O trabalho dos médicos legistas é essencial em várias situações, como para esclarecer as causas de mortes violentas, examinar as condições das vítimas diante de suspeitas de crimes e confirmar a identidade da pessoa. Portanto, são atribuições fundamentais no campo da investigação criminal. 

De modo geral, a Medicina Legal se divide em dois tipos de atividades: exames de corpo de delito e inspeção e análise de cadáveres

A realização de exames de corpo de delito é importante para avaliar lesões corporais, verificar indícios de agressão física e sexual, comprovar intoxicação, entre outros laudos. Já a inspeção de cadáveres é feita para determinar as causas de morte (natural ou homicídio), assim como apontar o dia e a hora provável do ocorrido.

Entre as atividades envolvidas na análise de corpos, também está a identificação humana. O médico legista pode identificar características como idade, sexo e raça, mesmo que o cadáver não esteja preservado. Por vezes, apenas parte dos restos mortais é utilizada para se obter essas informações. 

Diante dessas importantes atribuições, os especialistas em Medicina Legal são solicitados para ajudar em processos de investigação criminal e de verificação de integridade física, envolvendo vítimas fatais ou não. Os laudos feitos pelos médicos legistas são usados como instrumentos legais por advogados de defesa e promotores em julgamentos. 

5. Quais são as áreas de atuação?

Profissionais especializados, como legistas, têm à sua frente boas possibilidades de atuação. O principal local de trabalho é o Instituto Médico Legal (IML), que requer aprovação em concurso público, nas esferas municipal, estadual ou federal. 

O mercado de trabalho abrange ainda oportunidades em centros de perícia forense e criminalística de diferentes categorias policiais. Outras opções estão nas universidades, para atuar na área de pesquisa e docência, assim como no ramo de assessoria e consultoria particular, participando de processos judiciais, como assistente técnico. 

6. Qual é a remuneração média?

Médicos de todas as especialidades estão entre os profissionais mais bem remunerados no Brasil. Na Medicina Legal não é diferente. Quem segue carreira nessa área tem ótimos ganhos, principalmente se atuar no setor público.

Dados recentes mostram que a profissão de legista tem média salarial de R$ 9.602,22. Esse valor é muito superior, se considerarmos o teto salarial dos profissionais que trabalham na área pública, chegando a ultrapassar os R$ 24.000,00. 

7. Quais são as vantagens de fazer a pós-graduação na UnyleyaMed? 

A Unyleya é uma instituição de ensino pioneira em cursos de graduação e de pós-graduação a distância. A UnyleyaMED é voltada exclusivamente para profissionais das mais diversas especialidades da Medicina que querem aprofundar o seu conhecimento em áreas específicas de atuação. 

O curso de Medicina Legal da UnyleyaMED tem vários diferenciais para formar especialistas aptos a trabalhar como legistas. As aulas são acompanhadas por plataforma virtual e ministradas por professores altamente qualificados que utilizam ferramentas de ensino modernas. 

Ao longo do curso, são discutidos temas importantes sobre o trabalho pericial e a atuação em Criminalística, permitindo a aquisição de conhecimentos avançados a partir do compartilhamento dos professores, que já são profissionais experientes na área.

Além da qualidade do corpo docente, os cursos de pós-graduação da UnyleyaMED têm como vantagens: 

  • portal e app exclusivos para ter acesso 100% digital, quando quiser e de onde estiver;  
  • otimização do tempo e melhor aproveitamento dos temas apresentados, com apenas uma disciplina por mês; 
  • plataforma inédita para simulação de casos clínicos; 
  • interações humanizadas, quando há atendimento a pacientes; 
  • conteúdos em multiformatos; 
  • cursos que trazem temas contemporâneos, formando especialistas inovadores.

Se você tinha dúvidas sobre a atuação em Medicina Legal, agora já sabe que vale a pena se especializar nessa área. Então não espere mais, comece a sua pós-graduação e construa uma carreira bem-sucedida.

Visite a página do curso de Medicina Legal da UnyleyaMED e veja mais informações! 


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br
Guia completo para escolher o curso e a faculdade ideais sidebar

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.